Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PEC da Segurança Pública será o primeiro teste de Lula no Congresso após reeleição
Planalto tenta aprovação em dois turnos no Senado, enquanto oposição articula obstrução ou redução da maioridade penal
Ministério da Justiça reclassifica desenhos bíblicos da Record de livre para 12 anos
Portaria publicada no Diário Oficial da União altera indicação etária do programa Record Kids e recomenda exibição a partir das 20h por atos criminosos, violência e outros descritores
PRF pede que motoristas usem BR-324 só em extrema necessidade
Cratera em Simões Filho provoca engarrafamento e bloqueio total está previsto para os próximos dias
STF pode reduzir condenação de Bolsonaro para dois anos e quatro meses se dosimetria for validada
A decisão do Supremo sobre a nova lei abriria espaço para o recálculo individual das penas e uma possível saída do regime fechado ainda em 2027 ou 2028
Ataque russo a escola na Ucrânia mata 31 pessoas
Bombardeio duplo em um ponto de distribuição de ajuda humanitária em Zaporizhzhia deixa dezenas de desaparecidos. Ofensiva noturna atinge várias regiões e provoca cortes de energia
PT apoia Motta e tende a apoiar Alcolumbre contra o radicalismo
O presidente da legenda defende a formação de um amplo arco de forças democráticas para impedir que a ultradireita assuma o comando da Câmara e do Senado em 2027
Carregando..