Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bitcoin despenca abaixo de US$ 60 mil pela primeira vez desde outubro de 2024
Criptomoeda registra forte queda após recorde pós-eleição de Trump e perde mais de 6% em um dia
Suspeito de matar nutricionista em Guarajuba é preso em Sergipe
Marlon Ribeiro dos Santos, conhecido como “Nove de Ouro”, foi capturado no litoral sul sergipano após um ano foragido
Chuva persiste em Salvador, mas melhora no fim de semana
Frente fria mantém instabilidade nesta sexta, com sol ganhando força a partir de sábado
Suspensão no ferry-boat afeta veículos pesados e motos por causa do tempo ruim
Mar agitado e ventos fortes obrigam operadora a priorizar segurança e interromper parte das travessia
Lula sanciona lei para renovação automática da CNH de bons motoristas
Medida facilita processo para condutores sem infrações, mas mantém exame médico obrigatório
Marcha para Jesus 2026 em São Paulo registra o menor público dos últimos anos, com cerca de 34 mil participantes segundo estimativas
A prefeitura de São Paulo também se referiu ao evento como reunindo “milhares”, sem citar a casa dos milhões.
Carregando..