Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A China intensifica censura contra conteúdos que criticam o casamento e a maternidade.
A Administração do Ciberespaço da China determinou a remoção de postagens nas redes sociais que se opõem à formação de família, como parte de uma campanha para promover o casamento e a natalidade.
Bolsa Família atinge 18,9 milhões de famílias em abril
Pagamento começa nesta quinta-feira (16) com investimento de R$ 12,79 bilhões e valor médio de R$ 678,22.
Morre último pracinha da FEB em Fortaleza
Sargento José Barbosa Sobrinho faleceu aos 108 anos, sendo um dos dois últimos brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial.
Padre Elmo Andrade de Souza, de 62 anos, morre em hospital de Salvador um dia após desaparecimento
Sacerdote que atuava na Igreja de São Pedro, na capital baiana, foi encontrado no Hospital Teresa de Lisieux com infecção generalizada decorrente de erisipela bolhosa.
Alexandre Ramagem critica a Polícia Federal após ser liberado nos Estados Unidos
O ex-parlamentar Alexandre Ramagem (PL-RJ) rebateu duramente o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e defendeu a legalidade de sua permanência em solo americano, após passar dois dias detido pelas autoridades migratórias.
Justiça interdita Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente é colocado sob curatela provisória do filho devido ao agravamento de Alzheimer.
Carregando..