Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Advogado de Wagner é apontado como sócio indireto no consignado do Master
Participação ocorre por meio de fundos na PKL One, empresa do cartão Credcesta alvo de investigações da Polícia Federal
PF investiga Lulinha como sócio oculto em esquema de ocultação
Polícia Federal apura se filho do presidente atuou como sócio oculto do Careca do INSS por meio de intermediária
Flávio Bolsonaro diz que teve duas filhas para cuidarem dele na velhice
Declaração foi feita durante o anúncio de Alfredo Gaspar como vice em sua chapa
Flávio Bolsonaro escolhe Alfredo Gaspar como vice
Chapa do PL fica pura após neutralidade de outras legendas e anúncio ocorre no último dia de convenções
Lobista quita R$ 249 mil em contas de Marcola, ex-assessor de Lula
Pagamentos pessoais feitos por Roberta Luchsinger ao ex-chefe de gabinete são alvo do terceiro inquérito sobre Lulinha no STF
Lula diz que ligará para Trump e pedirá reunião do Conselho de Segurança da ONU
Petista afirma que já fez o mesmo pedido a Putin e Xi Jinping e critica o funcionamento do órgão
Carregando..