Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Itália cita falta de imparcialidade de Moraes ao negar extradição de Carla Zambelli
Corte de Cassação italiana anulou pedido de repatriação e questionou dupla função do ministro do STF no caso
Presidente do TSE rejeita ação contra filme sobre Bolsonaro
Aliados de Lula tentam impedir exibição de longa-metragem durante o pleito de 2026, mas decisão ocorre por falta de legitimidade dos autores
Ex-delegado é achado morto em cova rasa após 22 dias desaparecido
Corpo de Walter de Oliveira Santos, conhecido como João de Nilo, foi localizado durante buscas na Paraíba, com dois suspeitos já presos
Forest Futsal Clube demite atleta suspeito de importunação sexual no metrô de Salvador
Time baiano anunciou desligamento imediato após prisão em flagrante; clube reforça repúdio a qualquer forma de violência contra a mulher
Michelle Bolsonaro causa desconforto na pré-campanha de Flávio
Ex-primeira-dama adia oficialização de candidatura ao Senado e adota tom cauteloso sobre apoio à disputa presidencial
Show de Anitta na abertura da Copa do Mundo divide opiniões e gera críticas nas redes
Cantora se apresentou em Los Angeles ao lado de LISA, Rema e Future, mas performance não agradou parte do público
Carregando..