Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Grupo Mateus inaugura nova loja no Maranhão
Rede varejista, terceira maior do país, abre unidade em São José de Ribamar após reestruturação que envolveu fechamento de 28 estabelecimentos e corte de 6,6 mil empregos
Trump suspende ataque aéreo ao Irã após progresso em diálogos
Presidente norte-americano adiou bombardeios programados para esta quinta-feira, mas mantém bloqueio naval e alerta para possível retomada caso não haja acordo imediato de paz
Baiano condenado por massacre em cinema vira escritor de true crime
Homem de Salvador, que cumpriu pena por atentado a tiros em cinema de São Paulo há mais de 25 anos, agora escreve livros sobre casos criminais e publica relato detalhado de sua própria história
Lula amplia liderança sobre Flávio Bolsonaro em pesquisa presidencial
Nova rodada do levantamento Genial/Quaest revela o presidente à frente tanto na consulta estimulada quanto nos confrontos diretos simulados para 2026
Democracia Cristã desiste de José Estêvão para o governo da Bahia
Partido avalia novo nome para a disputa ao Palácio de Ondina a menos de quatro meses das eleições
Shoppings de Salvador ajustam expediente para os jogos da Seleção na Copa
Centros comerciais da capital baiana e região alteram horários de lojas, alimentação e lazer durante a fase de grupos do Brasil, com transmissões em telões e programação especial
Carregando..