Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Glauber Braga critica explicação de Jaques Wagner como “inconcebível”
Deputado do Psol reage à entrevista do senador petista após operação da PF que encontrou dinheiro e tratativas sobre imóvel ligado a ex-sócio do Banco Master
Lula ironiza Neymar e o chama de “primeiro convocado home office do mundo”
Em evento em Belo Horizonte, presidente faz brincadeira sobre a situação do jogador na Copa do Mundo
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
MPDFT deflagra operação contra BRB e PicPay por fraudes na folha de pagamento do GDF
Ação mira suposto esquema de descontos irregulares em salários de servidores, aposentados e pensionistas; buscas atingem Brasília, São Paulo e Curitiba
Brasil cai para 65º lugar em ranking mundial de competitividade
País perde seis posições em lista com 70 economias; nota geral recua e fica abaixo da média global
Lula pressiona Jaques Wagner a renunciar à liderança no Senado
Presidente considera insustentável a permanência do senador baiano no cargo e articula saída voluntária para evitar desgaste no governo
Carregando..