Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente do TSE rejeita ação contra filme sobre Bolsonaro
Aliados de Lula tentam impedir exibição de longa-metragem durante o pleito de 2026, mas decisão ocorre por falta de legitimidade dos autores
Geddel Vieira Lima critica auxiliares do governo que “enrolam”
Ex-ministro do MDB publica mensagem enigmática nas redes sociais e promete revelar nome de “banhista” que prejudica credibilidade da gestão Jerônimo Rodrigues
Lula anuncia cura definitiva de câncer de pele após fim da radioterapia
Presidente de 80 anos conclui tratamento preventivo e demonstra recuperação em evento no Planalto, enquanto se prepara para disputa eleitoral de outubro
Cerimônia homenageia heróis do Riachuelo
Evento na Praça Riachuelo, em Salvador, celebra 161 anos da Batalha Naval e reforça laços entre ACB e Marinha do Brasil
Baiano condenado por massacre em cinema vira escritor de true crime
Homem de Salvador, que cumpriu pena por atentado a tiros em cinema de São Paulo há mais de 25 anos, agora escreve livros sobre casos criminais e publica relato detalhado de sua própria história
Lula acusa Estados Unidos de usar dados falsos para justificar tarifas
Presidente brasileiro rebate proposta de Donald Trump e destaca redução no desmatamento da Amazônia como prova de compromisso ambiental
Carregando..