Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vorcaro critica Bolsonaro e o chama de idiota por postagem sobre o Banco Master
Empresário reclamou em mensagens privadas do impacto negativo da publicação do ex-presidente, que atribuiu suposta irregularidade ao 'sistema'; aliado Ciro Nogueira teria ligado para comentar o episódio
Lula e Paulo Okamotto transferiram mais de R$ 870 mil para conta de Lulinha, revela quebra de sigilo
Documentos bancários mostram depósitos do presidente e do amigo para filho em 2022 e 2023; recursos foram aplicados em fundos do Banco do Brasil, segundo portal Metrópoles
Relatório da PF revela pagamentos de Vorcaro a jornalista e negociação para acordo com portal de esquerda
Mensagens interceptadas mostram repasses ao site O Bastidor e proposta de R$ 50 mil mensais ao DCM para evitar matérias negativas sobre o Banco Master
Líder do Hamas é morto em ataque israelense no norte do Líbano
Israel intensifica bombardeios pelo quarto dia seguido, com avanços terrestres no sul e mortes em Beirute e Trípoli
Promessas não cumpridas: fábrica da BYD em Camaçari ainda em montagem de kits importados
Governos federal e estadual do PT anunciaram produção integral e até 20 mil empregos, mas em março de 2026 unidade na Bahia segue sem fabricação local de peças e com quadro de funcionários limitado a poucos milhares
Desabamento em casa de repouso deixa vítimas soterradas em Belo Horizonte
Amiga do proprietário afirma que não havia sinais visíveis de risco no imóvel
Carregando..