Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Renato Freitas assume ser maconheiro e critica criminalização racista da maconha
“Eu fumo maconha, não fumo cannabis. A planta é maravilhosa e a criminalização dela no nosso país sempre foi de caráter absolutamente racista”
Trump sugere fechamento do espaço aéreo venezuelano e rotas comerciais mudam drasticamente
A recomendação, feita pelo líder republicano, levou aeronaves comerciais a desviarem centenas de quilômetros para evitar o território venezuelano, com receio de uma possível crise entre Washington e Caracas.
Flamengo conquista a Libertadores 2025 com gol de Danilo e bate Palmeiras na final brasileira
O primeiro tempo foi truncado e de poucas oportunidades claras.
Zara lidera fechamento de lojas na Inditex em nova fase digital do grupo
A Zara foi a marca mais afetada, com 52 fechamentos só no mercado espanhol.
Vitória bate Mirassol por 2 a 0 no Barradão e respira na luta contra o Z-4
O placar foi aberto aos 25 minutos do primeiro tempo: Erick cruzou da direita, o goleiro Walter deu rebote e Lucas Halter, livre na pequena área, completou para o gol.
Papa Leão 14 visita Mesquita Azul em Istambul e reforça diálogo inter-religioso
Com esse gesto, Leão 14 se tornou o quarto papa da era contemporânea a visitar uma mesquita, seguindo o exemplo de João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco
Carregando..