Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Acidente fatal em academia: barra de supino cai sobre peito de presidente de agremiação de bonecos gigantes em Olinda
Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, morreu na segunda-feira após usar “pegada suicida” em exercício de alto risco
Jogo entre Mirassol e Flamengo é adiantado para sábado após conquista do Brasileirão 2025
Decisão da CBF atende pedido dos clubes após conquista do eneacampeonato rubro-negro
Supremo suspende loterias e apostas esportivas criadas por municípios em todo o país
Decisão liminar de Nunes Marques paralisa imediatamente atividades locais e impõe multas pesadas
Visita de Michelle e Laura Bolsonaro ao ex-presidente ocorre em meio a tensões familiares no PL
Na terça-feira (2), o vereador participou de evento em Chapecó (SC) com a deputada federal Carol de Toni (PL-SC), com quem disputa internamente a indicação do PL para o Senado em 2026.
Congresso prepara retaliação após Gilmar Mendes restringir impeachment de ministros do STF
Lideranças do Senado e da Câmara avaliam pacote de projetos para reafirmar prerrogativas do Legislativo diante de decisão vista como invasão de competência
Toffoli transfere para o STF investigação sobre Banco Master por conexão com deputado Bacelar
Decisão atende defesa de Daniel Vorcaro e determina que todos os atos futuros da PF no caso passem pelo crivo do Supremo
Carregando..