Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 07h49
Em um ano, MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas
Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (12) que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação Lighthouse mira grupo no Farol da Barra
Polícia Civil cumpre mandados em Salvador e Valença contra suspeitos de tráfico e extorsão a visitantes
Mendonça envia à PGR mensagem em que Vorcaro pede proteção de Gonet e da PF
Ministro do STF pede manifestação em cinco dias; suspeita é de que o texto tenha sido mandado a Moraes
Nove anos de salário mínimo por um carro novo
Preço médio de R$ 169 mil deixa o Brasil atrás apenas da Argentina no esforço para adquirir um veículo zero quilômetro
Missão convoca manifestações para hoje em São Paulo e na Bahia
Atos ocorrem após decisão do TSE que suspendeu propaganda digital, debates e repasses do Fundo Eleitoral da chapa de Renan Santos
Vorcaro preparou recepção ultra VIP para Moraes e mandou repreender chef por foto
Mensagens da PF mostram pedido de discrição, cantor e cavalos em visita a Campos do Jordão
Revelações sobre Moraes e Vorcaro geram apreensão em Brasília e deixam campanhas de Lula e Flávio em alerta
Relatório da PF com mensagens do dono do Master, tornado público nesta terça (1º), aponta encontros em Brasília, São Paulo e Campos do Jordão. Fontes dizem que os dois principais grupos da disputa presidencial avaliam o tema como de alto risco
Carregando..