Jornalistas da “EBC” entram em greve

Ação é resposta a plano que cria uma tabela salarial 12% menor para os profissionais da categoria na estatal
Por: Brado Jornal 25.set.2024 às 09h05
 Jornalistas da “EBC” entram em greve

Jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (25) e na quinta-feira (26). A greve deve afetar a TV Brasil, a Agência Brasil, a Rádio Nacional e a Rádio MEC. Ainda, veículos como Canal Gov, Agência Gov, a Voz do Brasil, entre outros.

Conforme os sindicatos de jornalistas do Distrito Federal, de São Paulo e do Rio de Janeiro, o movimento é uma resposta à imposição de um novo PCR (Plano de Cargos e Remunerações). Esse plano, disseram as organizações, cria uma tabela salarial 12% menor para jornalistas, em relação a outros cargos de nível superior da estatal, “desfazendo a isonomia atualmente existente”. 

Os jornalistas da EBC pedem que as tabelas salariais de nível superior sejam unificadas.

“Concebida de forma discriminatória, a nova tabela salarial proposta pela direção da ‘EBC’ se baseia na mentalidade de salário-hora, inexistente em outras empresas públicas e privadas, como forma de burlar a legislação que define a jornada específica de jornalistas”, disseram os sindicatos.

Essa é a 2ª greve dos jornalistas da EBC neste mês. “Na 1ª semana de setembro, 95% dos jornalistas da ‘EBC’ aderiram à histórica paralisação de 48 horas, nos dias 3 e 4, em resposta à intransigência direção da empresa, que não quis sequer discutir cenários alternativos para a proposta, tornada pública há apenas cerca de 2 meses”, declararam as organizações.

Segundo os sindicatos, a situação foi discutida com representantes da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais), vinculada ao MGI (Ministério da Gestão e Inovação).

“Em todas as ocasiões, foi colocado que não é interesse dos jornalistas enterrar o PCR ou protelar indefinidamente sua aplicação, mas corrigir as distorções e a burla à CLT presentes na proposta”, disseram os sindicatos.

Eles completaram: “Defendemos a isonomia salarial e a extensão dos direitos já conquistados pelas outras categorias a todas aquelas que ficaram para trás, não só os jornalistas, incluindo, por exemplo, categorias de nível superior como produtores executivos, entre outras, que reúnem centenas de empregados e também estão sendo prejudicadas”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio acusa Dino em Boa Vista
Candidato do PL cumpre agenda em Roraima e classifica operação da PF sobre o filme “Dark Horse” como interferência nas eleições.
Documentário de Gibney sobre Musk cita Moraes e Bolsonaro, diz cineasta que estreou o filme em Veneza
Josias Teófilo assistiu a Musk na Mostra e afirma que os dois brasileiros aparecem com destaque na obra de quase quatro horas
Fachin assume inquérito de Eduardo Bolsonaro
Presidência do STF recebe procedimento que apurou articulações nos Estados Unidos e originou condenação por coação no processo.
Caixa inicia greve nesta quinta
Paralisação é nacional e por tempo indeterminado; no Banco do Brasil, apenas as bases que rejeitaram o acordo cruzam os braços.
Avião cai em fazenda de Água Boa e mata três pessoas
Cessna de prefixo N401NA pegou fogo em área isolada a 20 km da cidade; origem, destino e identidades das vítimas ainda não foram confirmados
PF vê coincidência entre gastos de Dark Horse e emendas de Mario Frias
Relatório aponta que R$ 2 milhões enviados ao Instituto Conhecer Brasil podem ter bancado hotel, refeições e a produtora Go Up; Dino autorizou buscas da Operação Make Up
Carregando..