Jornalistas da “EBC” entram em greve

Ação é resposta a plano que cria uma tabela salarial 12% menor para os profissionais da categoria na estatal
Por: Brado Jornal 25.set.2024 às 09h05
 Jornalistas da “EBC” entram em greve

Jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (25) e na quinta-feira (26). A greve deve afetar a TV Brasil, a Agência Brasil, a Rádio Nacional e a Rádio MEC. Ainda, veículos como Canal Gov, Agência Gov, a Voz do Brasil, entre outros.

Conforme os sindicatos de jornalistas do Distrito Federal, de São Paulo e do Rio de Janeiro, o movimento é uma resposta à imposição de um novo PCR (Plano de Cargos e Remunerações). Esse plano, disseram as organizações, cria uma tabela salarial 12% menor para jornalistas, em relação a outros cargos de nível superior da estatal, “desfazendo a isonomia atualmente existente”. 

Os jornalistas da EBC pedem que as tabelas salariais de nível superior sejam unificadas.

“Concebida de forma discriminatória, a nova tabela salarial proposta pela direção da ‘EBC’ se baseia na mentalidade de salário-hora, inexistente em outras empresas públicas e privadas, como forma de burlar a legislação que define a jornada específica de jornalistas”, disseram os sindicatos.

Essa é a 2ª greve dos jornalistas da EBC neste mês. “Na 1ª semana de setembro, 95% dos jornalistas da ‘EBC’ aderiram à histórica paralisação de 48 horas, nos dias 3 e 4, em resposta à intransigência direção da empresa, que não quis sequer discutir cenários alternativos para a proposta, tornada pública há apenas cerca de 2 meses”, declararam as organizações.

Segundo os sindicatos, a situação foi discutida com representantes da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais), vinculada ao MGI (Ministério da Gestão e Inovação).

“Em todas as ocasiões, foi colocado que não é interesse dos jornalistas enterrar o PCR ou protelar indefinidamente sua aplicação, mas corrigir as distorções e a burla à CLT presentes na proposta”, disseram os sindicatos.

Eles completaram: “Defendemos a isonomia salarial e a extensão dos direitos já conquistados pelas outras categorias a todas aquelas que ficaram para trás, não só os jornalistas, incluindo, por exemplo, categorias de nível superior como produtores executivos, entre outras, que reúnem centenas de empregados e também estão sendo prejudicadas”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Henri Castelli relata susto com figurino em chamas na Paixão de Cristo
Ator viveu momento de tensão durante encenação ao ar livre e minimizou o incidente
Gigante chinesa de sorvetes abre primeiras lojas no Brasil e mira mil unidades
Maior rede de fast-food do mundo em número de lojas, a Mixue chega a São Paulo neste sábado com plano de R$ 3,2 bilhões em investimentos
Influenciador Bruno Diferente anuncia filiação ao PL e pré-candidatura a deputado estadual no Pará
Artista, conhecido por gravações de vídeos pornográficos com Andressa Urach, confirma entrada no partido
Augusto Lima estrutura fundo para manter operação do Credcesta na Bahia
Ex-sócio do Banco Master busca captar recursos para preservar o cartão consignado exclusivo no estado até 2033
Salvador terá fim de semana quente com chance de chuva
Previsão indica temperaturas altas e pancadas isoladas a partir desta sexta-feira
Deputado André Fernandes é flagrado deixando sacos de lixo em frente à Prefeitura de Fortaleza
Imagens mostram parlamentar e outros políticos descarregando resíduos na calçada do Paço Municipal durante gravação de vídeo
Carregando..