Jornalistas da “EBC” entram em greve

Ação é resposta a plano que cria uma tabela salarial 12% menor para os profissionais da categoria na estatal
Por: Brado Jornal 25.set.2024 às 09h05
 Jornalistas da “EBC” entram em greve

Jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (25) e na quinta-feira (26). A greve deve afetar a TV Brasil, a Agência Brasil, a Rádio Nacional e a Rádio MEC. Ainda, veículos como Canal Gov, Agência Gov, a Voz do Brasil, entre outros.

Conforme os sindicatos de jornalistas do Distrito Federal, de São Paulo e do Rio de Janeiro, o movimento é uma resposta à imposição de um novo PCR (Plano de Cargos e Remunerações). Esse plano, disseram as organizações, cria uma tabela salarial 12% menor para jornalistas, em relação a outros cargos de nível superior da estatal, “desfazendo a isonomia atualmente existente”. 

Os jornalistas da EBC pedem que as tabelas salariais de nível superior sejam unificadas.

“Concebida de forma discriminatória, a nova tabela salarial proposta pela direção da ‘EBC’ se baseia na mentalidade de salário-hora, inexistente em outras empresas públicas e privadas, como forma de burlar a legislação que define a jornada específica de jornalistas”, disseram os sindicatos.

Essa é a 2ª greve dos jornalistas da EBC neste mês. “Na 1ª semana de setembro, 95% dos jornalistas da ‘EBC’ aderiram à histórica paralisação de 48 horas, nos dias 3 e 4, em resposta à intransigência direção da empresa, que não quis sequer discutir cenários alternativos para a proposta, tornada pública há apenas cerca de 2 meses”, declararam as organizações.

Segundo os sindicatos, a situação foi discutida com representantes da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais), vinculada ao MGI (Ministério da Gestão e Inovação).

“Em todas as ocasiões, foi colocado que não é interesse dos jornalistas enterrar o PCR ou protelar indefinidamente sua aplicação, mas corrigir as distorções e a burla à CLT presentes na proposta”, disseram os sindicatos.

Eles completaram: “Defendemos a isonomia salarial e a extensão dos direitos já conquistados pelas outras categorias a todas aquelas que ficaram para trás, não só os jornalistas, incluindo, por exemplo, categorias de nível superior como produtores executivos, entre outras, que reúnem centenas de empregados e também estão sendo prejudicadas”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Quaest divulga penúltima pesquisa presidencial nesta quarta-feira
Levantamento anterior mostrou empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula; Datafolha apresenta novos resultados na quinta-feira
Nos EUA, brasileiro é preso acusado de vender green cards e documentos falsos a imigrantes
Homem de 39 anos foi detido em Massachusetts e pode pegar até 15 anos de prisão; governo americano aponta esquema ilegal
Após denúncia de Sandro Filho, MP Eleitoral abre apuração sobre possível showmício de Daniela Mercury em Salvador
O Ministério Público Eleitoral (MPE) instaurou, nesta terça-feira (20), um procedimento administrativo para apurar a realização de um possível showmício durante o ato “Artistas pela Democracia”, realizado no último domingo (18), em Salvador
Capitão Alden distribui cartilha de Flávio Bolsonaro em Salvador
Militar do PL mantém mobilização nas ruas da capital baiana, com foco em eleitores indecisos e pessoas que não votaram no primeiro turno
Meta confirma isonomia ao TSE
Empresa afirma ter cumprido as determinações judiciais e garante tratamento igualitário às candidaturas na distribuição de conteúdos políticos e na veiculação de anúncios
Membros da equipe Lula ficam animados com declaração de Marçal que chama Renan de nazista
O empresário Pablo Marçal, cotado para ocupar um ministério em eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL), afirmou ontem em entrevista ao podcast Iron Talks que Renan Santos, do Missão, tem “perfil absurdo de Hitler”
Carregando..