Após 5 meses fechado, aeroporto de Porto Alegre reabre nesta segunda-feira

Principal terminal aéreo do Rio Grande do Sul esteve fechado desde maio por causa das fortes chuvas que atingiram o Estado
Por: Brado Jornal 21.out.2024 às 08h27
Após 5 meses fechado, aeroporto de Porto Alegre reabre nesta segunda-feira

Após mais de cinco meses, o Aeroporto Salgado Filho volta a receber voos comerciais nesta segunda-feira (21). Com embarques e desembarques de aeronaves cancelados desde 3 de maio no local, a estimativa é de que 71 operações passem pelo terminal no primeiro dia de retomada, com previsão de movimentação de 9 mil passageiros, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos.

A retomada dos embarques e desembarques de aeronaves é possível com a finalização de mais uma fase da recuperação da pista e do terminal do Salgado Filho. As obras envolveram, segundo a Fraport, a limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1,4 mil metros da pista de pousos e decolagens e de faixas de taxiamento.

Também foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia, além de concluída a recuperação dos sistemas de elevadores, escadas rolantes e de restituição de bagagem do aeroporto.

De acordo com a Fraport, concessionária do terminal aeroportuário, a capacidade total atual é de receber até 128 frequências domésticas diariamente, com cerca de 12 operações por hora, entre 8h e 22h.

Desde 27 de maio, a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, passou a ser uma rota alternativa na Grande Porto Alegre ao receber o primeiro voo comercial da história da unidade. O local passou a ser um dos nove aeródromos do estado escolhidos para absorver as operações anteriormente realizadas em Porto Alegre.

As operações comerciais na unidade foram realizadas pelas companhias Azul, Gol e Latam e, com a instalação de novos equipamentos na Base Aérea, voos noturnos passaram a ser realizados apenas a partir de 30 de junho.

O primeiro voo comercial a desembarcar na pista do Salgado Filho é uma aeronave da companhia Azul vinda do aeroporto de Viracopos, em Campinas. A previsão é de que o voo aterrisse em solo gaúcho às 8h10. O primeiro embarque está previsto para as 8h50 e terá como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na sexta-feira (18), aeronave trazendo membros do governo federal desembarcou no trecho liberado da pista.

A retomada dos voos será realizada de forma gradual e cumprirá todos os critérios internacionais de segurança, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. Durante a primeira fase, as aeronaves utilizarão 1.730 metros de pista, o que torna o terminal apto a receber voos do mercado nacional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Silas Malafaia alvo de busca e indiciamento em investigação com Jair e Eduardo Bolsonaro
A investigação revelou intensa atividade de Jair Bolsonaro na criação e disseminação de conteúdos em redes sociais, desrespeitando medidas cautelares previamente estabelecidas.
Estados Unidos intensificam pressão contra Maduro com envio de navios de guerra à Venezuela
Operação militar no Caribe visa combater narcotráfico e reforça acusações contra o presidente venezuelano
Estados Unidos aceitam diálogo com Brasil na OMC sobre tarifas, mas mantêm exclusão por segurança nacional
Resposta dos EUA sinaliza abertura limitada para negociações
Aeronave não identificada dos EUA aterrissa no Brasil com permissão da Defesa
Boeing 757 do governo americano realiza operação em Porto Alegre e Guarulhos sem detalhes sobre a missão
Crise Magnitsky impacta bancos brasileiros com perda de R$ 41,9 bilhões
Desvalorização na bolsa reflete incertezas sobre aplicação da Lei Magnitsky e decisão do STF
Carregando..