Confusão: manifestantes invadem plenário da Câmara do Rio contra projeto que muda benefícios para professores

Por conta do tumulto, os vereadores decidiram encerrar a sessão
Por: Brado Jornal 26.nov.2024 às 21h03
Confusão: manifestantes invadem plenário da Câmara do Rio contra projeto que muda benefícios para professores
Reprodução

Servidores da Educação do Rio, que faziam uma manifestação contra um projeto de lei que pode mudar benefícios dos professores, invadiram o plenário da Câmara de Vereadores, na Cinelândia, pouco depois das 19h desta terça-feira (26). Não houve quebra-quebra.

Com cartazes e gritando "servidor na rua, Paes a culpa é sua", eles exigiam que o projeto de lei complementar do prefeito Eduardo Paes fosse retirado de votação. Os manifestantes também pediam uma audiência com o prefeito.

A sessão foi encerrada depois da confusão, e a maior parte dos vereadores deixou o local. A Polícia Militar foi acionada para reforçar a segurança no local. Às 19h50, 30 pessoas permaneciam no plenário, e outras 50 nas galerias da Câmara.

O PL só deve ser votado na próxima quinta-feira (28).

Por conta das mudanças, a categoria entrou em greve por tempo indeterminado na segunda-feira (25). Os profissionais querem o arquivamento do Projeto de Lei 186/2024, que amplia a quantidade de aulas para os professores.

A proposta pode mudar o plano de carreira da categoria, alterando benefícios como férias e a licença especial, conhecida como licença-prêmio.

Professores e funcionários das escolas do município também exigem a revogação da Lei 8666/2024, que aumenta para até 6 anos os contratos temporários na rede.

No início desta tarde, o presidente da Câmara, Carlos Caiado (PSD), apresentava o projeto para os vereadores.


Os parlamentarem contrários ao projeto tentam mudar alguns pontos polêmicos, entre eles:

  • revogação da licença especial;
  • ⁠alteração do cálculo da hora-aula;
  • ⁠ampliação da renovação dos contratos temporários;
  • suspensão da contagem do estágio probatório durante licenças e afastamentos.


Protesto em frente à Prefeitura

Na segunda-feira (25), um protesto de servidores na frente da sede da Prefeitura terminou com bombas e confronto. Pela manhã, 2 mil profissionais da categoria decidiram votar a favor de uma greve por tempo indeterminado. Houve tentativa de bloqueio na Avenida Presidente Vargas, e um professor foi detido por resistência pela PM e levado para a delegacia.

Ainda de acordo com o Sepe, está prevista para a sexta-feira (29) uma nova assembleia da categoria.

A Prefeitura do Rio informou que a Secretaria Municipal de Educação tem feito diversas reuniões, de forma constante, com o sindicato dos professores. Disse ainda que a rede municipal seguirá o planejamento normal do calendário letivo, sem alterações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Estados Unidos intensificam pressão contra Maduro com envio de navios de guerra à Venezuela
Operação militar no Caribe visa combater narcotráfico e reforça acusações contra o presidente venezuelano
Novas regras de imigração nos EUA priorizam combate ao antiamericanismo
Administração Trump intensifica triagem de vistos com foco em redes sociais e ideologias
Câmara acelera votação de projeto contra adultização infantil
Proposta busca proteger crianças em plataformas digitais, mas enfrenta críticas de censura
Lula planeja dividir regulação das redes sociais em dois projetos
Propostas focam em proteção de usuários e aspectos econômicos, com envio ao Congresso previsto para a próxima semana
Câmara aprova projeto que autoriza STJ a criar 330 cargos comissionados
Medida visa atrair servidores para gabinetes com gratificações mais altas
Tarcísio propõe concessões econômicas para amenizar tarifas de Trump contra o Brasil
Governador sugere "vitória" para Trump em meio a tensões comerciais e políticas com os EUA
Carregando..