Polícia Civil de SP cumpre mandados na investigação do assassinato de delator do PCC

Mandante do crime é alvo de prisão; operação envolve 116 policiais e investiga corrupção policial e vínculos com o PCC
Por: Brado Jornal 13.fev.2025 às 08h44 - Atualizado: 13.fev.2025 às 09h06
Polícia Civil de SP cumpre mandados na investigação do assassinato de delator do PCC
Reprodução

A Polícia Civil de São Paulo cumpre, nesta quinta-feira (13), um mandado de prisão e 21 mandados de busca e apreensão contra o suspeito de ser o mandante do assassinato do empresário Vinicius Gritzbach, delator do PCC (Primeiro Comando da Capital). A operação, que conta com a participação de 116 policiais, visa aprofundar a investigação sobre o crime ocorrido no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em novembro do ano passado.

Gritzbach, que foi executado a tiros na área de desembarque do aeroporto, havia sido acusado de envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro para a facção criminosa. Em sua delação premiada com o Ministério Público, ele entregou o nome de pessoas ligadas ao PCC e denunciou policiais militares por corrupção.

O principal alvo da operação é João Cigarreiro, identificado como o mandante do assassinato. Além dele, outras três pessoas ligadas a Cigarreiro também serão conduzidas ao Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) para prestarem depoimento.

A força-tarefa formada para investigar a morte de Gritzbach já prendeu 26 pessoas, incluindo 22 policiais civis e militares. Três desses policiais são suspeitos de envolvimento direto na execução do empresário.

A investigação foi iniciada após uma denúncia anônima recebida em março do ano passado, que revelou vazamentos de informações sigilosas a favor de criminosos ligados ao PCC. O esquema envolvia a venda de dados estratégicos por policiais militares, tanto da ativa quanto da reserva, com o objetivo de evitar prisões e prejuízos financeiros à facção. Gritzbach foi um dos beneficiados pelo esquema, utilizando PMs em sua escolta privada, o que indicaria a integração de agentes policiais ao grupo criminoso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump anuncia suspensão permanente da imigração vinda de países do Terceiro Mundo
Medida marca endurecimento ainda maior da política migratória no segundo governo do presidente eleito
Carregando..