Secretário de Cultura de Santos paga multa para encerrar caso de ameaça contra deputada

Rafael Leal aceitou acordo com o Ministério Público e quitou R$ 3 mil após denúncia de Rosana Valle
Por: Brado Jornal 07.abr.2025 às 10h06
Secretário de Cultura de Santos paga multa para encerrar caso de ameaça contra deputada
Reprodução/Instagram @rafaelleal1980

O secretário de Cultura de Santos (SP), Rafael Leal, aceitou um acordo de transação penal e pagou uma multa de dois salários mínimos para evitar um processo por ameaça contra a deputada federal Rosana Valle (PL). O valor de R$ 3 mil foi definido em acordo com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e homologado pelo Juizado Especial Criminal.

O caso ocorreu no Carnaval de 2024, quando Rosana Valle havia anunciado sua pré-candidatura à Prefeitura de Santos. Segundo a deputada, Leal a abordou dentro de um camarote na Passarela Drauzio da Cruz, onde ocorriam os desfiles das escolas de samba.

De acordo com o boletim de ocorrência, o secretário teria segurado a deputada pelo braço e dito:

“Ô, folgadinha, nós vamos te amassar. Vamos te destruir. Vamos passar por cima de você com um trator. Toma cuidado!”

Rosana Valle entendeu a declaração como uma ameaça política e questionou se Leal se referia à sua candidatura, mas ele se afastou sem responder. A parlamentar então registrou queixa no 3º Distrito Policial de Santos e apresentou uma notícia-crime contra o secretário.

Na audiência preliminar, Leal inicialmente recusou o acordo, mas, após a formalização da denúncia, seus advogados solicitaram a revisão da proposta e aceitaram a transação penal. O pagamento foi realizado no dia 21 de março, e os recursos serão destinados a uma instituição credenciada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Para Rosana Valle, a aceitação do acordo reforça a responsabilidade do secretário:

“Essa transação penal mostra que o secretário de Cultura da Prefeitura de Santos assumiu a culpa. E, para evitar uma condenação criminal, aceitou pagar dois salários mínimos. Só lamento que alguém que claramente quis me intimidar ainda tenha a opção de encerrar o caso com uma multa”, declarou.

A transação penal é um mecanismo jurídico que permite ao acusado evitar um processo formal, desde que aceite cumprir determinadas condições, como o pagamento de multas ou a prestação de serviços comunitários. Ela se aplica apenas a delitos de menor potencial ofensivo, com penas inferiores a dois anos.

Caso tenha cumprido integralmente o acordo, o réu não recebe antecedentes criminais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa no Rio apoia medidas rigorosas contra crime organizado
Após operação que matou 121, maioria defende penas mais duras e enquadramento de grupos como terroristas
Tse inicia análise que ameaça mandato de Cláudio Castro nesta terça
Investigação aponta irregularidades em contratações para campanha de 2022 no Rio de Janeiro
Justiça apura contratações diretas da Prefeitura de Santo Estêvão em festas juninas
Prefeito Tiago da Central enfrenta inquérito civil e denúncias na Câmara Municipal
Carregando..