Chega ao Brasil novo voo com 96 brasileiros deportados dos EUA; um é preso ao desembarcar

Repatriados foram recebidos com atendimento humanizado; operação faz parte da política migratória dos EUA e envolve apoio logístico e social no Brasil
Por: Brado Jornal 11.abr.2025 às 16h18
Chega ao Brasil novo voo com 96 brasileiros deportados dos EUA; um é preso ao desembarcar
Cristina Indio/Agência Brasil

Chegou na manhã desta sexta-feira (11), ao Aeroporto de Fortaleza (CE), mais um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos, como parte da política migratória mais rígida implantada ainda durante o governo Donald Trump. A aeronave transportava 96 pessoas e aterrissou por volta das 9h10.

Segundo informações da Superintendência da Polícia Federal no Ceará, um dos repatriados foi preso logo ao desembarcar por ter um mandado de prisão em aberto no Brasil.

Ainda de acordo com autoridades, os deportados chegaram algemados pelas autoridades norte-americanas, mas foram acolhidos em um posto avançado de atendimento humanizado, com suporte social e psicológico.

Deslocamento e acolhimento

Após o desembarque em Fortaleza, os repatriados foram transferidos em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Aeroporto Internacional de Confins (MG), com chegada prevista para às 15h. A operação é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que confirmou ser este o 5º voo recebido em Fortaleza e o 6º em Confins.

No aeroporto mineiro, os repatriados são recebidos em salas exclusivas e adaptadas para prestar apoio integral aos passageiros.

Logística e assistência

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizou 50 passagens terrestres gratuitas para que os deportados possam chegar aos seus estados de origem:

  • 30 destinadas a passageiros que chegaram por Fortaleza e seguem para o Norte e Nordeste;

  • 20 para os que desembarcaram em Confins e seguirão para o Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Entre os serviços oferecidos estão:

  • Alimentação e itens de higiene;

  • Atendimento médico e psicossocial;

  • Apoio jurídico e orientações sobre direitos;

  • Encaminhamentos para serviços públicos;

  • Contato com familiares e, se necessário, acolhimento temporário.

Contexto

Desde 2023, o Brasil tem recebido voos regulares com cidadãos deportados dos EUA, após intensificação da fiscalização de imigração ilegal. O primeiro voo com 88 repatriados chegou via Manaus, marcando o início dessa operação humanitária e diplomática.

O governo brasileiro afirma que o objetivo é garantir uma reintegração digna e segura aos cidadãos que retornam ao país, ainda que em situação delicada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STJ recusa novo pedido de prisão de Nardoni e Jatobá
Decisão unânime da Quinta Turma rejeita recurso de entidade que questionava o regime aberto dos condenados pela morte de Isabella Nardoni
Vorcaro questionou pastor Valadão sobre alinhamento de Nikolas Ferreira após críticas a evento em Londres
Banqueiro pediu ao líder da Igreja Batista da Lagoinha que cobrasse do deputado se estavam “do mesmo lado” ou “um contra o outro”; mensagens também registram que Vorcaro afirmou ter bancado voos do parlamentar
Renan Santos protocola pedidos de impeachment de Moraes e Toffoli
Pedidos chegam ao Senado um dia após relatório da Polícia Federal sobre o Banco Master; Alcolumbre já classificou o volume de denúncias como anormal
Gilmar Mendes pede afastamento de delegados da PF dos gabinetes do STF
Decano quer reforçar a ideia com Fachin e alerta para risco de interferência em meio ao impasse entre Mendonça, Moraes e a cúpula da corporação
Carregando..