Deputada Carla Zambelli sai do Brasil após condenação, afirma defesa

Parlamentar está na Europa para tratamento médico e planeja pedir afastamento do mandato
Por: Brado Jornal 03.jun.2025 às 10h20
Deputada Carla Zambelli sai do Brasil após condenação, afirma defesa
Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deixou o Brasil e está na Europa, segundo informou seu advogado. Condenada em 18 de maio a dez anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli comunicou, por meio de uma live, que saiu do país para realizar um tratamento médico que já vinha fazendo no exterior. Ela também anunciou que solicitará licença do cargo de deputada.

“Estou fora do Brasil há alguns dias, inicialmente para um tratamento médico. Agora, pretendo pedir afastamento do meu mandato”, declarou Zambelli durante a transmissão. A defesa, no entanto, afirmou desconhecer o destino exato da parlamentar.

Condenação e perda de mandato

A sentença contra Zambelli, proferida pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a perda automática de seu mandato, com a decisão a ser chancelada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Contudo, parlamentares argumentam que a cassação do mandato depende de votação no plenário da Casa, e não apenas da Mesa Diretora.

Relação com o PL e Bolsonaro

Apesar de ser vista como um entrave pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que a aponta como uma das responsáveis pelo resultado desfavorável nas eleições de 2022, Zambelli deve contar com o apoio da bancada do PL na Câmara. A deputada, conhecida por sua atuação combativa, segue sendo uma figura polarizadora dentro do partido.

O caso levanta debates sobre os desdobramentos jurídicos e políticos da condenação, enquanto a ausência de Zambelli do país e o pedido de licença abrem espaço para discussões sobre o futuro de seu mandato.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo eleva percentual de etanol na gasolina para 32%
Medida do Conselho Nacional de Política Energética vale por 180 dias e pode ser prorrogada
Engenheiros revelam a deputado que obra da ponte Salvador-Itaparica ainda não saiu do papel
Estrutura montada no local seria apenas para evento de propaganda, segundo profissionais que atuam no canteiro
EUA finalizam recomendação de novas tarifas contra o Brasil e abrem espaço para mais exceções
De acordo com fontes presentes na reunião virtual realizada na terça-feira (14), Greer considerou encerradas as negociações e criticou a postura brasileira, alegando falta de empenho nas conversas.
EUA confirmam aplicação de tarifa de 25% sobre produtos brasileiros
Decisão conclui investigação do Escritório do Representante Comercial norte-americano, que acusa o Brasil de práticas desleais
Federação Alemã nega apoio à reeleição de Infantino após controvérsia na Copa
Entidade europeia se distancia do presidente da Fifa em meio a desgaste provocado por interferência política e suspensão revertida de jogador americano
Carregando..