Professor da UFRJ pede desculpas por comentário sobre família Justus

Marcos Dantas, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), emitiu na segunda-feira (7.jul.2025) uma nota de esclarecimento direcionada ao empresário Roberto Justus
Por: Brado Jornal 09.jul.2025 às 08h36
Professor da UFRJ pede desculpas por comentário sobre família Justus
Foto: Reprodução Instagram
Marcos Dantas, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), emitiu na segunda-feira (7.jul.2025) uma nota de esclarecimento direcionada ao empresário Roberto Justus. Ele afirmou que sua referência à “guilhotina”, feita em uma postagem no X sobre a filha de 5 anos de Justus, era apenas uma “simples metáfora” e não uma ameaça.

O comentário de Dantas foi uma reação a uma publicação do perfil
@PopOnze
, que exibia imagens de Roberto Justus, sua esposa Ana Paula Siebert e a filha do casal, que usava uma bolsa avaliada em R$ 14.000. Em sua resposta, o professor usou a metáfora inspirada na Revolução Francesa para comentar desigualdades sociais.

Na nota, Dantas esclareceu: “Nem de longe, em momento algum, passou pela minha cabeça fazer qualquer ameaça pessoal ao senhor, sua esposa ou sua filha. Isso seria um absurdo”. Ele reforçou que a intenção era simbólica, alertando para os riscos de desigualdades sociais extremas.

Segue a íntegra da nota de Marcos Dantas:

“Uma metáfora tornou-se ameaça de crime. Era para ser, e continua sendo, uma simples metáfora, aliás volta e meia empregada por alguém no X (ex-Twitter). Uma referência simbólica a um evento dramático, mesmo trágico, que marcou para sempre a história da humanidade: a Revolução Francesa. Qual a causa dessa revolução? Uma realidade de profunda desigualdade social, alimentando o radicalismo politico.

Uma imagem –repito imagem, ‘print’ – chegou-me, do jeito aleatório que chega no X, acompanhada de um comentário de pessoa com a qual volta e meia troco mensagens pelo X, fazendo referência a outro fato histórico, pelos mesmos motivos igualmente violento e dramático. Eu, inspirado na famosa frase de Maria Antonieta –’se não tem pão, comam biscoitos’– respondi com a dita metáfora. Entendo ser um símbolo dramático que nos alerta a todos da tragédia que se pode seguir a tanta insensibilidade social.

Sr. Justus,

Nem de longe, em momento algum, passou pela minha cabeça fazer qualquer ameaça pessoal ao senhor, sua esposa ou sua filha. Isso seria um absurdo! Aos 77 anos de idade e vida realizada, felizmente sem motivos para complexos ou ressentimentos, sei muito bem, política e eticamente, que não resolveremos nossos graves problemas sociais, que o senhor certamente não ignora, através de violência social, muito menos individual. Porém temo que se concretize o vaticínio cantado por Wilson das Neves em seu samba ‘No dia em que o morro descer e não for carnaval/ Ninguém [inclusive eu] vai ficar pro desfile final’… Lembrar aquelas tragédias históricas, pode servir (gostaria que servisse) para alertar a todos quanto a situações que só estimulam, nas mentes mais simplórias, explosões de raiva. Repito: não tive, não tenho, não passou pela minha cabeça ameaçar sua família. Mas se por obra desses incontroláveis fatores próprios da internet, o post the chegou a conhecimento e causou-lhe tantas e compreensíveis preocupações, peço sinceramente que me desculpe”.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
China orienta cidadãos a não viajarem ao Irã e pede que residentes deixem o país imediatamente
Alerta foi emitido pelo Ministério das Relações Exteriores e pelas embaixadas chinesas em meio a aumento de riscos de segurança na região
Quatro condenados no caso Marielle Franco acumulam mais de R$ 3,8 milhões em salários públicos desde as prisões
Levantamento da CBN revela que Domingos Brazão, Chiquinho Brazão, Rivaldo Barbosa e Ronald Pereira seguem recebendo vencimentos mesmo após condenação pelo STF; pagamentos continuam por vínculo funcional não rompido definitivamente
Apresentador propõe blindagem a investigação sobre filho de Lula em troca de anistia a Bolsonaro
Gustavo Segré classifica ideia de reduzir pressão por CPI do Banco Master como jogada interessante, apesar de soar ruim, para possibilitar pena menor ao ex-presidente.
Advogado-geral da União Jorge Messias orientou a AGU a suspender processos sobre descontos indevidos no INSS
Diretrizes internas de 2023 buscavam blindar a autarquia previdenciária e afastar sua responsabilidade principal; documentos foram excluídos do sistema após operação da PF em 2025 e não foram entregues integralmente ao Congresso
Ex-dirigentes do INSS citam Carlos Lupi em delações premiadas sobre esquema de descontos ilegais
André Fidelis e Virgílio de Oliveira Filho mencionam ex-ministro da Previdência em acordos de colaboração; relatos apontam proteção a investigados e demora em ações durante gestão no governo Lula
Paraná Pesquisas mostra empate técnico entre Lula e Flávio no 1º turno
Levantamento indica que petista perde liderança isolada; no 2º turno, senador do PL aparece numericamente à frente do presidente pela primeira vez
Carregando..