Obra de Luis Tourinho tem pré-venda iniciada

A pré-venda está sendo realizada exclusivamente, com condições especiais, no site da editora até o dia 20 de junho
Por: Brado Jornal 15.jun.2024 às 19h48
Obra de Luis Tourinho tem pré-venda iniciada






Nesta semana iniciou a pré-venda online do livro de Luis Tourinho: "Velhos Bahianos: Mãos & mentes que moldaram o Brasil - do Visconde de Cayrú a Luiz Vianna Filho (1808-1990)".

A pré-venda está sendo realizada exclusivamente, com condições especiais, no site da editora até o dia 20 de junho.

É uma síntese da história do Brasil e da Bahia na perspectiva de homens e mulheres que moldaram a nossa pátria, sendo fonte de inspiração até hoje. Muitas dessas figuras foram injustamente esquecidas, especialmente por motivos ideológicos. 

A obra contém mais de 200 imagens, muitas delas raras.


Sinopse 

"A Bahia é reconhecida nacional e internacionalmente por suas belezas naturais, ricos conjuntos arquitetônicos, festas populares, gastronomia e musicalidade. No entanto, o que a fez ser a “Terra Mãe do Brasil” foram os velhos bahianos da antiga Bahia de Todos os Santos, também conhecida por “Bahia com H”. Essas pessoas de carne e osso que, por meio de suas mãos e mentes, transformaram a força da personalidade num legado imperecível. Não por acaso, notáveis da história pátria — como Machado de Assis e José de Alencar — se referiram à Bahia como a “Atenas Brasileira”.

Velhos bahianos — mãos & mentes que moldaram o Brasil — do Visconde de Cayrú a Luiz Vianna Filho (1808–1990), de Luís Tourinho, membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, é uma tentativa de retomar o “Brasil brasileiro”, de que nos falava Joaquim Nabuco, aponta para a certeza de que a restauração da brasilidade consiste em resgatar o bahianismo. Que a Rainha Destronada retome o seu Trono. Esta edição é composta por mais de 200 ilustrações, muitas das quais inéditas.

A Coleção Ensaios Brasileiros— dirigida pelo editor José Lorêdo Filho — se destina a publicar o melhor de nossa “brasiliana”, os estudos nacionais que honram os cinco séculos de epopeia brasileira.


Ficha técnica

Formato: 16 x 23 cm

Número de Páginas: 630

Acabamento: Capa dura

ISBN: 9788566418422

Edição: 1ª

Ano: 2024

https://bahiaja.com.br/cultura/noticia/2024/06/15/iniciada-pre-venda-do-livro-de-luis-tourinho-velhos-bahianos,151586,0.html



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
João Roma confirma apoio a ACM Neto na disputa pelo governo da Bahia em 2026
Líder do PL baiano destaca aval nacional da legenda em evento com Valdemar Costa Neto
Presidente Lula determina processo para expulsar servidor da CGU envolvido em agressão
Vídeo de violência contra ex-companheira e filho de 4 anos viraliza nas redes
Autor do crime contra mulher arrastada na Marginal Tietê responderá por feminicídio consumado
Douglas Alves da Silva, de 26 anos, agora réu por feminicídio consumado após morte de Tainara Souza Santos
Nigéria confirma parceria com Estados Unidos em operação contra o Estado Islâmico
Governo nigeriano forneceu inteligência para bombardeios ordenados por Trump no Natal
EUA realizam ataques aéreos contra o Estado Islâmico no noroeste da Nigéria
Trump justifica ação pela proteção a cristãos, mas Nigéria classifica operação como conjunta e sem ligação religiosa
STF rejeita solicitação da PGR e preserva confronto de depoimentos no inquérito do Banco Master
Audiência por videoconferência ocorre na terça-feira, 30 de dezembro
Carregando..