Pix já é usado por 71% dos brasileiros, revela Febraban

Os entrevistados com 60 anos ou mais são os menos interessados na ferramenta, com aprovação de 65% e reprovação de 22%. A validação é menor também em pessoas com escolaridade até o ensino fundamental (53%) e com renda até dois salários mínimos (64%).
Por: Brado Jornal 31.dez.2021 às 08h08
Pix já é usado por 71% dos brasileiros, revela Febraban

O Pix já é usado por 71% dos brasileiros pouco mais de um ano após sua estreia, de acordo com o Radar Febraban, pesquisa feita pela Federação Brasileira de Bancos. Apenas 28% afirmaram não usar o Pix e 1% não souberam ou não responderam. O levantamento ouviu 3.000 pessoas das cinco regiões brasileiras, com cotas de sexo, idade, localidade, e controle de instrução e renda, no período de 19 a 27 de novembro de 2021.

De dezembro de 2020 até agora, a aprovação ao Pix subiu de 76% para 85%. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a aprovação é quase total, de 99%. Na faixa de 25 a 44 anos, fica em 96%. Também há entusiasmo entre pessoas com ensino médio (90%), ensino superior (92%) e na faixa de renda de mais de cinco salários mínimos (90%).

Os entrevistados com 60 anos ou mais são os menos interessados na ferramenta, com aprovação de 65% e reprovação de 22%. A validação é menor também em pessoas com escolaridade até o ensino fundamental (53%) e com renda até dois salários mínimos (64%).

A confiança do público na segurança do serviço é maior quando ele é realizado em bancos tradicionais: 32%, quase o dobro do que no caso das fintechs (18%). Mas o perfil mudou ao longo do ano: em dezembro de 2020, o percentual entre os que confiavam nos Pix dos bancos era bem maior, de 48%. Na mesma época, o das fintechs era de apenas 7%.

Além disso, o público da faixa etária de 18 a 24 anos já confia mais nas fintechs (30%) do que nos bancos (27%) para realizar suas transações Pix. Entre os mais velhos, a situação se inverte: 32% para bancos e 9% para fintechs. Os com mais renda também optam por bancos tradicionais, com preferência de 37%.

Há ainda um terço de entrevistados (32%) que considera que tanto bancos quanto fintechs oferecem um Pix igualmente seguro. Este índice vai a 40% na faixa de 25 a 44 anos, e 41% entre os que têm nível superior.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lira reajusta em 60% valor de diárias para deputados em viagens
A Câmara afirma que o percentual de 60,62% corresponde à variação acumulada do IPCA de junho de 2015 a março de 2024
Capitão Alden promove Seminário Valorização dos profissionais de Segurança Pública
Deputado é membro da Comissão de Direitos Humanos
UFBA anuncia greve dos professores
Apesar do parecer favorável do sindicato dos professores, muitos alunos se mostraram insatisfeitos com a decisão
PGR pede que Bolsonaro continue inelegível no caso dos embaixadores
Órgão entendeu que decisão do TSE comprovou desvio de finalidade em reunião realizada pelo então presidente com embaixadores
CCJ aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre armas de fogo
Projeto descentraliza a responsabilidade pela regulação do porte e da posse de armas de fogo
Carregando..