Pela 1ª vez em 4 anos, bolsa fecha mês sem oferta de ações

O cenário atual da economia brasileira é a principal explicação
Por: Brado Jornal 27.jan.2023 às 13h09
Pela 1ª vez em 4 anos, bolsa fecha mês sem oferta de ações
Foto: Manusapon Kasosod/Getty Images

O primeiro mês de 2023 vai terminar sem nenhuma oferta de ações na Bolsa de Valores (B3), seja ela uma oferta primeira (IPO, na sigla em inglês), seja uma oferta subsequente — realizada por empresa que já tem capital aberto.

Desde 2019, essa é a primeira vez que janeiro não tem uma oferta de ações. O cenário atual da economia brasileira é a principal explicação.

Com a estagnação da taxa de juros em 13,75%, fato que se somou à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, diminuiu o apetite dos investidores, que têm migrado para o mercado de renda fixa. Isso, consequentemente, dificultou para as companhias a realização de oferta de ações na bolsa.

O mercado enxergou com ressalvas os primeiros dias do governo Lula, principalmente por conta de propostas que se chocam com o teto de gastos. Com isso, a bolsa sentiu reflexos do aumento da sensação de risco fiscal no país.

O empecilho se dá principalmente no processo de registro de demanda. Atualmente, não há interesse do mercado por renda variável, com isso, o valor da ação acaba não sendo atrativo, e as companhias suspendem o processo de abertura de capital.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Planet Internet rejeita alegações de cobranças por facção após execução de três funcionários
Empresa contesta versão de extorsão, enquanto investigações apontam para possível ligação com taxas impostas pelo Comando Vermelho
Carregando..