Fábrica de energéticos em Salvador tem furto de energia flagrado pela Coelba e Polícia Civil

Operação conjunta recupera volume equivalente ao consumo de milhares de residências
Por: Brado Jornal 06.mar.2026 às 09h47
Fábrica de energéticos em Salvador tem furto de energia flagrado pela Coelba e Polícia Civil
Foto: Reprodução
Na manhã da última quinta-feira (5 de março), uma ação integrada entre a Neoenergia Coelba e a Polícia Civil da Bahia descobriu uma ligação clandestina de energia em uma fábrica de bebidas energéticas localizada no bairro de Valéria, em Salvador.

Técnicos da distribuidora, agentes policiais e peritos técnicos atuaram no local, onde constataram que os cabos de medição haviam sido manipulados para impedir a correta leitura do consumo elétrico. A irregularidade foi detectada previamente pela equipe de inteligência da concessionária, que identificou incompatibilidade entre o volume de energia utilizado e a operação da unidade industrial.

De acordo com a Neoenergia Coelba, a energia recuperada na operação soma cerca de 200 mil quilowatts-hora, quantidade capaz de suprir o consumo de aproximadamente 3.200 residências durante 15 dias.

Um funcionário da fábrica foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos. O proprietário do estabelecimento deve responder a inquérito policial pelo crime.

A distribuidora alerta que práticas como os chamados “gatos” geram perigos graves à segurança das pessoas envolvidas e da comunidade, além de comprometerem a estabilidade da rede elétrica na região, o que pode provocar falhas no fornecimento para outros consumidores.

O furto de energia configura crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão.

A Neoenergia Coelba incentiva a população a denunciar irregularidades de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site da concessionária, na seção de Serviços > Denúncia de Irregularidade. A participação da comunidade é fundamental para combater esse tipo de delito.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Servidor do Detran é alvo de operação por suspeita de corrupção em Salvador
Polícia Civil cumpre buscas para investigar cobrança de propina para agilizar serviços como primeira habilitação
Câmara de Salvador defende título de cidadão a Flávio Bolsonaro
Presidente da Casa diz que atuação nacional do senador beneficia indiretamente a Bahia e a capital
Adolpho Loyola publica imagem chinesa como se fosse da ponte Salvador-Itaparica
Secretário de Relações Institucionais da Bahia compartilha foto de plataforma de obras da China para ilustrar avanço do projeto baiano
Trabalhador morre após caminhão desgovernado atingir veículo de coleta de entulho em Salvador
Colisão ocorreu na noite de quarta-feira na Avenida Garibaldi
Gilmar Mendes diz que caso Master tem endereço na Faria Lima e não nos Três Poderes
Decano do STF defende Corte em meio à crise e critica cobertura da imprensa sobre relações com banqueiro
Salvador registra alagamentos após forte chuva
Defesa Civil atende mais de 140 ocorrências com risco de deslizamentos em várias regiões da capital baiana
Carregando..