Custos com transporte sobem até 56% em 2025 e pesam no orçamento das famílias brasileiras

Transporte por aplicativo dispara 56% e encarece deslocamentos em todo o Brasil em 2025
Por: Brado Jornal 13.jan.2026 às 09h58
Custos com transporte sobem até 56% em 2025 e pesam no orçamento das famílias brasileiras
Carolina Dantas/G1
Os custos com mobilidade urbana no Brasil registraram elevações expressivas ao longo de 2025, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE.

O segmento que mais pressionou o orçamento das famílias foi o transporte por aplicativo, com reajuste médio nacional de 56,08%.
Em algumas capitais e regiões metropolitanas, os aumentos foram ainda maiores: Porto Alegre liderou com 83,4%, seguida por Brasília (67,75%) e região metropolitana de Vitória (63,20%).

Outras modalidades também ficaram mais caras: as corridas de táxi subiram 9,46% em média; o transporte público coletivo avançou 9,18%, com picos em Campo Grande (18,08%) e São Paulo (12,31%), enquanto Curitiba teve variação mínima de 0,19%; as tarifas de metrô aumentaram 2,83%; e o transporte escolar registrou alta de 4,23%.

Já as passagens aéreas encareceram 7,85% no ano, com variações acima de 20% em cidades como Campo Grande, Rio Branco e Belo Horizonte, mas quedas em Porto Alegre (-7,89%) e Rio de Janeiro (-7,77%).

Apesar dessas altas pontuais, o grupo Transportes como um todo fechou 2025 com inflação de 3,07%, impactado negativamente por reduções em itens como automóveis usados, pedágios, gás veicular e seguros de veículos.
A inflação geral do país foi de 4,26%, puxada principalmente por habitação (6,79%), educação (6,22%), despesas pessoais (5,87%) e saúde e cuidados pessoais (5,59%), enquanto alimentação e bebidas desacelerou para 2,95%.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cara de pau: Jaques Wagner diz que Ponte Salvador-Itaparica deve operar até 2030
Senador atribui atraso à pandemia, alta de custos e aprovações do TCE e MP; novo decreto autoriza desapropriação em Vera Cruz para acessos viários
Prefeitura e Câmara de Salvador recorrem ao STF contra suspensão da lei das sacolas gratuitas
Após decisão de Gilmar Mendes que permitiu cobrança em supermercados desde 10 de janeiro, município busca reverter liminar e manter gratuidade na capital baiana
A prefeitura de Salvador avança na renovação da parceria com a Ambev para patrocinar o Carnaval até 2031
Acordo de cinco anos prevê reajuste no valor anual, inclusão de novos eventos e suporte ampliado à folia e aos trabalhadores envolvidos
Superávit de US$ 2,8 bilhões com Irã coloca Brasil no radar de novas tarifas anunciadas por Trump
Comércio bilateral com Irã gera superávit de US$ 2,8 bi ao Brasil e atrai atenção de nova tarifa imposta por Trump
Carregando..