Wallace é suspenso pelo COB

Jogador está proibido de participar de campeonatos organizados pelo COB, pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) ou treinar com a seleção brasileira
Por: Brado Jornal 03.fev.2023 às 16h43 - Atualizado: 03.fev.2023 às 16h44
Wallace é suspenso pelo COB

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) suspendeu o jogador de vôlei Wallace, do Cruzeiro, preventivamente até o fim do processo aberto depois de uma postagem em rede social. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 3, pelo relator do caso, Ney Bello.

Com isso, Wallace fica proibido de participar de qualquer atividade relacionada ao COB e às suas afiliadas. Na prática, está impedido de jogar, já que a Confederação Brasileira de Vôlei é subordinada ao COB.

“No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças — ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem — foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito”, diz trecho da decisão de Ney Bello, publicada nesta sexta-feira pelo COB.

Segundo o relator, a liberdade de expressão de atletas “não se confunde com ofensas, ameaças, violência ou inconformidade com as instituições do Estado Democrático de Direito”. “Sugerir, perguntar, incitar o uso de armas e, pior, a detonação no rosto da autoridade máxima do país — por nenhuma razão e sob nenhum critério — se amolda ao comportamento esperado, exigido e aguardado de um campeão olímpico”, escreveu o relator, para justificar a suspensão.

A investigação no Conselho de Ética foi aberta a pedido do próprio COB e da Advocacia-Geral da União. Em uma publicação em uma rede social, o jogador perguntou aos seus seguidores quem atiraria no presidente Lula.

Os advogados da União afirmam que o atleta violou o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o código de ética do COB. Segundo a AGU, houve incitação pública ao ódio ou à violência, uso indevido de expressões discriminatórias e incitação à prática de ato de violência por meio de redes sociais. A AGU também solicitou aplicação das penalidades máximas previstas em ambos os códigos, com multa no valor de R$ 100 mil e banimento do esporte olímpico.

A defesa de Wallace tem cinco dias para se manifestar no processo. O jogador ganhou medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e de ouro, no Rio de Janeiro, em 2016. Ele também ganhou três medalhas em mundiais e é considerado um dos jogadores mais importantes do país nas últimas décadas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nome do principal pré-candidato da direita em Salvador é lançado na noite deste sábado (27)
Alexandre Moreira, pré-candidato a vereador de Salvador pelo PL, mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro
Carregando..