Romário é banido do esporte por envolvimento na manipulação no futebol

Volante, ex-Vila Nova, foi multado em R$ 25 mil
Por: Brado Jornal 29.mai.2023 às 17h28
Romário é banido do esporte por envolvimento na manipulação no futebol

O volante Marcus Vinícius, mais conhecido como Romário, foi banido do futebol pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) durante julgamento nesta segunda-feira (29). O ex-Vila Nova também foi multado em R$ 25 mil por participar do esquema de manipulação de partidas de futebol.

O ex-companheiro de Romário no time goiano, Gabriel Domingos, também foi punido, mas com uma pena menor. Ele foi condenado a 720 dias de suspensão (cerca de dois anos), além de ter que arcar com uma multa de R$ 15 mil. A pena é baseada no artigo 243 do CBJD, que é "atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende".

Chamadas de vídeo com apostador, comprovantes de pagamento e mensagens: veja provas apontadas pelo MP que ligam jogadores a esquema de manipulação de jogos

Romário, por outro lado, foi enquadrado no artigo 242 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O texto prevê condenação a quem der ou prometer vantagem indevida a qualquer atleta para influenciar resultado da partida ou equivalente. Os dois atletas foram absorvidos de outras três acusações. A decisão cabe recurso, visto que o julgamento foi em primeira instância.

Romário participou do julgamento por videoconferência, enquanto Gabriel Domingos foi à sede do STJD, no Rio de Janeiro. O presidente do Vila Nova e responsável pela denúncia, Hugo Jorge Bravo, o lateral esquerdo Willian Formiga (ex-Vila Nova e hoje no Ceará) e o volante Jean Martim (ex-Vila Nova e hoje no Avaí) participaram como testemunhas da promotoria do STJD.

O volante Sousa (do Vila Nova) e o atacante Riquelme (ex-Vila Nova e hoje no Campinense) estiveram na videoconferência, mas foram dispensados. A sessão foi comandada pela 1ª comissão disciplinar do Tribunal, presidida por Alcino Guedes, o relator foi o goiano Miguel Ângelo.


Crimes

Segundo o Ministério Público de Goiás (MPGO), Romário atuou como intermediário para cooptar jogadores dispostos a cometer pênalti no jogo contra o Sport, pela última rodada da Série B 2022. Domingos entrou no caso porque chegou a dizer aos apostadores que cometeria um pênalti, algo que não se concretizou. Ele não entrou em campo na partida em questão, mas recebeu um adiantamento de R$ 10 mil, sendo que R$ 5 mil seriam para ele e outros R$ 5 mil para Romário.

O MP, inclusive, foi responsável pela Operação Penalidade Máxima, deflagrada em fevereiro, que originou em dois processos criminais. Em um deles, os jogadores são réus. O órgão levantou centenas de provas que apontaram o envolvimento de jogadores de futebol no esquema de manipulação de resultados de jogos. Entre os documentos estão prints de mensagens de texto, transcrições de áudios, comprovantes de pagamento e até ligações de vídeo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Desdobramentos de denúncia da TV Bahia apontam envolvimento de David Loyola em esquema de shows milionários na Bahia
Apuração revela que secretário municipal seria ligado à Usina Mixx Produções, empresa citada em contratações superfaturadas com a Sufotur
Rebeca Andrade conquista ouro no salto em retorno triunfal ao Pan-Americano de Ginástica
Brasileira volta após 20 meses afastada e vence final no Rio de Janeiro com média de 14,266 pontos
Carregando..