Tulsi Gabbard, atual diretora de Inteligência Nacional dos Estados Unidos e filiada ao Partido Republicano, anunciou na sexta-feira (18.jul.2025) que busca a responsabilização judicial do ex-presidente Barack Obama (Partido Democrata) e de ex-altos funcionários de segurança nacional. Gabbard acusa Obama de liderar uma “conspiração traiçoeira” para forjar evidências de interferência russa na vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016.
Em um comunicado oficial, Gabbard afirmou: “Evidências avassaladoras demonstram como, depois que o presidente Trump venceu a eleição de 2016 contra Hillary Clinton, o presidente Obama e os integrantes de seu gabinete de segurança nacional fabricaram e politizaram a inteligência para preparar o terreno para o que foi essencialmente um golpe de anos contra o presidente Trump”. Ela destacou o uso de um dossiê elaborado pelo analista britânico Christopher Steele, que, segundo ela, era conhecido por sua falta de credibilidade.
A chefe de inteligência declarou ainda: “O uso criminoso e abusivo do poder, bem como a rejeição descarada da nossa Constituição, ameaçam os próprios alicerces e a integridade de nossa república democrática. Não importa o quão poderosas sejam, todas as pessoas envolvidas nessa conspiração devem ser investigadas e processadas com todo o rigor da lei, para garantir que nada parecido volte a acontecer. A fé e a confiança do povo norte-americano em nossa república democrática – e, portanto, o futuro da nossa nação – dependem disso. Sendo assim, estou entregando todos os documentos ao Departamento de Justiça, para que se faça justiça e se preste contas ao presidente Trump, à sua família e ao povo norte-americano”.
No domingo (20.jul), o presidente Donald Trump reagiu às acusações de Gabbard com publicações na rede social Truth Social. Em um vídeo gerado por inteligência artificial, ao som de “Y.M.C.A.”, do grupo Village People, Obama é retratado sendo conduzido por agentes do FBI na Casa Branca e, posteriormente, aparece em uma cela.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...