O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que receberá a líder opositora venezuelana María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, na Casa Branca na semana que vem. O objetivo da reunião será discutir o futuro político da Venezuela.Em entrevista à Fox News na noite de quinta-feira (8/1), Trump declarou: “Sei que ela virá em algum momento da próxima semana. Estou ansioso para recebê-la e cumprimentá-la pessoalmente”.
O mandatário americano também comentou sobre a declaração recente de Machado, que afirmou estar disposta a entregar seu Nobel da Paz a Trump, em reconhecimento à captura do presidente Nicolás Maduro pelas forças dos Estados Unidos. “Ouvi falar que ela pretende fazer isso. Seria uma honra enorme para mim”, respondeu Trump.
Apesar do anúncio positivo, a relação entre os dois passou por momentos de tensão nos últimos meses. Desde o anúncio do Nobel, em outubro de 2025, Machado revelou que não manteve contato com Trump. “A última conversa foi no dia 10 de outubro, exatamente quando o prêmio foi divulgado. Depois disso, não falamos mais”, disse ela em entrevista recente.
Poucos dias atrás, no sábado (3/1), logo após a prisão de Maduro, Trump minimizou o prestígio político da opositora durante uma coletiva de imprensa. “É complicado ela se tornar líder, porque não tem apoio nem respeito de todo o país. É uma mulher muito agradável, mas falta respeito”, afirmou o presidente americano na ocasião.
María Corina Machado foi agraciada com o Nobel da Paz em outubro de 2025, em reconhecimento à sua persistente luta pela defesa dos direitos democráticos na Venezuela e pelo esforço em promover uma transição pacífica e justa do regime autoritário para a democracia.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...