Senador Esperidião Amin (PP-SC) confirma pré-candidatura ao Senado apesar de exclusão da chapa do PL

Após reunião que definiu Carlos Bolsonaro e Caroline de Toni como indicados do partido em Santa Catarina, Amin anuncia que segue na disputa por reeleição com foco no estado e respeito à decisão alheia
Por: Brado Jornal 26.fev.2026 às 10h20
Senador Esperidião Amin (PP-SC) confirma pré-candidatura ao Senado apesar de exclusão da chapa do PL
Reprodução / Instagram
Na quarta-feira (25), o senador Esperidião Amin (PP-SC) divulgou um vídeo em suas redes sociais reafirmando sua intenção de disputar a reeleição ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. A declaração veio no mesmo dia em que o Partido Liberal (PL) anunciou oficialmente sua chapa para o Senado no estado, optando por nomes internos: o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que mudou domicílio eleitoral, e a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC).

Amin expressou humildade e determinação ao declarar: "Com muita humildade, com muita determinação e com respeito a essa decisão, eu quero dizer: eu pertenço a Santa Catarina. Por isso, sou pré-candidato a senador de Santa Catarina, por Santa Catarina e para Santa Catarina, para ajudar o Brasil a conhecer cada vez mais e adotar o modelo da nossa gente. Com isso, o nosso país vai melhorar". Ele enfatizou seu compromisso com o estado e o desejo de contribuir para o avanço nacional a partir das experiências catarinenses.

A escolha do PL ocorreu durante encontro em Brasília com o governador Jorginho Mello (PL-SC), o presidente nacional do partido Valdemar Costa Neto e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência. Caroline de Toni confirmou a indicação em vídeo, destacando alívio pela definição após discussões internas e agradecendo o apoio do pré-candidato presidencial, do presidente do PL e do governador.

O acordo inicial entre PL e PP, via federação União Progressista, previa composição com um nome de cada sigla — inicialmente Caroline de Toni e Esperidião Amin —, mas foi alterado pela prioridade dada a Carlos Bolsonaro, a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pelo bom desempenho de Caroline nas pesquisas. Valdemar Costa Neto defendia manter Amin na chapa, mas a decisão final priorizou a dupla do PL, deixando o senador do PP de fora da aliança majoritária.

A exclusão pode fragmentar o campo conservador em Santa Catarina, com Amin agora cotado para disputar votos de direita de forma independente ou em outras composições. Não há esclarecimentos oficiais sobre apoio futuro à chapa de Jorginho Mello ou à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. O senador Amin indicou que respeita as escolhas partidárias e da federação, mas não detalhou próximos passos ou alianças alternativas. 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Real Time Big Data mostra Renan Santos em alta na corrida presidencial
Candidato do Partido Missão registra 9% das intenções de voto em levantamento nacional, com alta de três pontos percentuais
Missão oficializa Renan Santos como candidato a presidente
Partido avança homologação para permitir pedido de segurança da PF ao pré-candidato; lançamento da campanha segue mantido para 1º de agosto
Governo afrouxa regras e libera R$ 536 milhões ao estado de Alcolumbre
Medida destrava empréstimo para o Amapá
Flávio conversa com Ciro Nogueira e marca encontro em última tentativa de aliança
Senador bolsonarista busca apoio da federação PP-União Brasil para sua pré-candidatura à Presidência e oferece vice
Wagner confirma chance de Lula na convenção estadual do PT
Senador baiano diz que presidente ainda não tem decisão final sobre presença no evento
Sugestão de Michelle como vice de Zema irrita PL e aprofunda crise no Bolsonarismo
Declaração de romeu Zema gera mal-estar entre aliados
Carregando..