‘Ninguém melhor para conduzir as eleições de modo firme e imparcial’, diz Mauro Campbell sobre Moraes

Ministro também elogiou legado de Ricardo Lewandowski, novo vice-presidente do TSE, e disse que o povo brasileiro ‘confia e acredita’ na liderança conjunta para as eleições 2022
Por: Brado Jornal 17.ago.2022 às 06h35
‘Ninguém melhor para conduzir as eleições de modo firme e imparcial’, diz Mauro Campbell sobre Moraes
Divulgação/STJ

O corregedor-geral eleitoral, ministro Mauro Campbell Marques, exaltou o ministro Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse à presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira, 16. Segundo ele, não poderia existir “ninguém melhor” para conduzir as eleições de outubro de maneira firme e imparcial. “Ter Alexandre de Moraes na Presidência do TSE é uma forma muito peculiar de benigna interferência do destino em nossa história recente. Ninguém melhor do que o nosso novo presidente está talhado para conduzir as eleições de modo firme, imparcial, técnico, previsível e democraticamente”, afirmou Campbell em seu discurso, que também falou em defesa da autonomia e do papel da Justiça Eleitoral para a democracia brasileira. “Este Tribunal está em cada urna eletrônica. Está em cada mesário, em cada juíza ou juiz eleitoral, em cada promotora ou promotor eleitoral. E, ao seu lado [ministro Alexandre], estaremos todos nós que integramos esta Corte Superior de Sufrágios [apoiando o seu trabalho]”, ressaltou. Em longo discurso, Mauro Campbell também citou qualidades e fatos marcantes da história de Alexandre de Moraes, assim como do novo vice-presidente da Corte Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, que já presidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) e o TSE, além de ocupar interinamente a Presidência da República em 2016. 

“É um daqueles ministros que marcam a história do Supremo e, por extensão, do Brasil. Sua serenidade, seu cavalheirismo e a sua grande cultura jurídica serão grandes aliados à Presidência que se inicia. Todos nós, ministros do Tribunal Superior Eleitoral, sentimos orgulho e enorme sentimento de conforto com a chegada da Vossa Excelência”, disse o corregedor eleitoral, que deu boas-vindas, em nome dos brasileiros, aos novos presidentes. “O povo brasileiro confia e acredita em suas capacidades de liderar as eleições de 2022”, concluiu. A cerimônia de posse de Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski contou com a presença de ministros da Suprema Corte, do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo Partido Liberal, assim como de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Os ex-presidentes Dilma Rousseff, José Sarney e Michel Temer também também estavam presentes, assim como 22 governadores, autoridades, ministros do STF e do atual governo, além dos presidentes da Câmara e do Senado Federal, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. O procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, também participou da solenidade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alexandre de Moraes exige esclarecimentos sobre condições de Daniel Silveira em presídio
Ministro do STF cobra informações sobre tratamento pós-cirúrgico do ex-deputado
Paulo Gonet solicita continuidade de investigações sobre possível envolvimento de Rui Costa em compra de respiradores
Iniciada pela Polícia Civil da Bahia e atualmente sob responsabilidade da Polícia Federal, a investigação apura possíveis crimes, como dispensa irregular de licitação.
Trump sinaliza abertura para diálogo com Lula sobre tarifas comerciais
Presidente dos EUA critica liderança brasileira, mas diz que Lula pode contatá-lo a qualquer momento
Urgente: Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro; PF faz buscas na casa do ex-presidente
Ministro do STF impõe tornozeleira eletrônica e proibição de visitas após ex-presidente descumprir restrição ao uso de redes sociais por meio de aliados.
Carregando..