STF adia julgamento de deputados do PL por propina em emendas

Primeira Turma interrompe sessão por falta de tempo; defesas foram ouvidas e mérito deve ser analisado na próxima terça-feira (17)
Por: Brado Jornal 11.mar.2026 às 05h56
STF adia julgamento de deputados do PL por propina em emendas
Foto: Gustavo Moreno/STF
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar o prosseguimento do julgamento de três parlamentares do PL acusados de corrupção passiva e organização criminosa em esquema envolvendo emendas parlamentares. A sessão, iniciada nesta terça-feira (10), foi interrompida por questões de tempo, já que o voto do relator seria longo e impediria a conclusão antes do início da sessão plenária da tarde.

O adiamento foi anunciado pelo presidente da turma, ministro Flávio Dino. Com isso, o colegiado prosseguiu ouvindo as sustentações orais das defesas dos réus. A expectativa é que a análise de mérito, com a leitura dos votos dos ministros, ocorra na próxima terça-feira, 17 de março.

Os acusados são os deputados federais Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE). A Procuradoria-Geral da República (PGR) os denuncia por exigir propina de cerca de R$ 1,6 milhão (equivalente a 25% do valor) em troca da liberação de aproximadamente R$ 6,6 milhões em emendas destinadas ao município de São José de Ribamar (MA), entre janeiro e agosto de 2020. A denúncia aponta que o então prefeito José Eudes teria sido pressionado a pagar a quantia como contrapartida.

As defesas negam as irregularidades e contestam as acusações. O processo tramita sob relatoria do ministro Cristiano Zanin.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fux será relator no STF das ações contra a proibição das bets
ANJL e IBJR pedem a suspensão da medida provisória de Lula. A AGU quer 72 horas para o governo se manifestar
Em protesto contra o STF, Cury estuda pedir adiamento das eleições
O candidato do Avante criticou a exclusão do debate da Globo e chamou Lula de “pai dos ricos”. A sigla fez um minuto de silêncio de preto
“Delivery de playboy”: suspeito de entregar drogas em bairros nobres é preso em Salvador
A abordagem foi de madrugada no Alto de Ondina. A PM diz que os pedidos iam para Barra, Ondina, Vitória e Graça
STF cria filtro para evitar que pedidos caiam em ministro específico
Fachin exige análise técnica e da Presidência antes de vincular petição a processo já aberto. A regra vem depois da guerra de liminares
Carregando..