Moraes vota para rejeitar pedidos de X e Monark para desbloquear perfis do influencer na rede social

A defesa de Monark argumenta que a conduta dele não configura crime, enquanto a rede social X alega que a suspensão dos perfis fere princípios constitucionais, como a liberdade de expressão
Por: Brado Jornal 20.set.2024 às 13h19
Moraes vota para rejeitar pedidos de X e Monark para desbloquear perfis do influencer na rede social

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou nesta sexta-feira (20) para rejeitar recursos da rede social X e de Bruno Aiub, conhecido como Monark, que buscavam desbloquear os perfis do influencer na plataforma.

Alexandre de Moraes é relator dos casos em que determinou o bloqueio das contas de Monark, e os recursos começaram a ser julgados pela 1ª Turma do STF, em sessão virtual.

A defesa de Monark argumenta que a conduta dele não configura crime, enquanto a rede social X alega que a suspensão dos perfis fere princípios constitucionais, como a liberdade de expressão.

Em um dos processos, Monark questiona o bloqueio de todas as suas contas nas redes sociais, a imposição de multas por descumprimento de ordens judiciais e a suspensão de repasses de recursos de monetização.

No entanto, Alexandre de Moraes considerou que os argumentos da defesa não foram suficientes para alterar sua decisão anterior, destacando que Monark não apresentou fundamentos capazes de desconstituir os obstáculos apontados no processo.

O ministro do STF também sublinhou que a criação de novos perfis nas redes sociais configura um “artifício ilícito”, utilizado para reproduzir conteúdo que já havia sido retirado do ar por decisões judiciais anteriores, o que pode, inclusive, caracterizar crime de desobediência.

Em outro caso, a rede social X recorreu contra a decisão que determinou o bloqueio do perfil @monarkbanido. Moraes também votou contra o pedido de revisão, afirmando que a plataforma, sendo um terceiro que não faz parte da disputa judicial, não tem legitimidade para fazer requerimentos no processo.

Ele enfatizou que a rede social não pode pleitear direitos de terceiros em nome próprio, uma vez que não integra o procedimento investigativo.

A Primeira Turma do STF está analisando o caso no plenário virtual, um formato de julgamento em que os ministros registram seus votos em uma página eletrônica do tribunal. A deliberação deverá ser concluída até 27 de setembro, salvo pedido de vista ou destaque, que poderia levar o caso para o plenário presencial.

Em janeiro, a Polícia Federal concluiu que Monark cometeu o crime de desobediência de decisão judicial, e a investigação contra ele segue em tramitação no Supremo Tribunal Federal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula chama Erika Hilton de “ele” em evento e expõe hipocrisia da esquerda progressista
Presidente usa pronome masculino para se referir ao deputado trans ao falar de IA; aliados silenciam ou minimizam, enquanto casos semelhantes rendem processos e linchamentos contra opositores
Roberta Roma participa da Lavagem do Bonfim com vestido de luxo da Dolce & Gabbana avaliado em cerca de R$ 16 mil
Deputada federal marcou presença na tradicional festa baiana usando modelo da coleção Majolica
Justiça bloqueia R$ 112 milhões de Augusto Lima em fundo da Reag antes da Operação Compliance Zero
Ex-sócio do Banco Master teve valores encontrados pela 22ª Vara Cível de São Paulo em abril de 2025; bloqueio durou oito dias e ocorreu em ação de execução de dívida ligada à venda do Banco Voiter
Porto-BA x Vitória: onde assistir, horário e escalações prováveis pelo Campeonato Baiano
Caçula invicto recebe Leão que busca primeira vitória e gols; duelo ocorre em Porto Seguro com transmissão gratuita pela TVE
Débora Régis lamenta morte de Alan Sanches e destaca humanismo e compromisso social do deputado
Deputada estadual pelo União Brasil recorda parceria na Alba e elogia dedicação à saúde e ao povo baiano; manifesta solidariedade à família e amigos
Ex-ministro Raul Jungmann morre aos 73 anos após luta contra câncer de pâncreas
Político pernambucano, que ocupou pastas chave nos governos FHC e Temer, faleceu em Brasília; velório será reservado a pedido da família
Carregando..