Maduro convoca venezuelanos para referendo sobre anexação da Guiana

A região de Essequibo é disputada entre os 2 países há mais de 1 século
Por: Brado Jornal 01.dez.2023 às 14h13 - Atualizado: 01.dez.2023 às 13h14
Maduro convoca venezuelanos para referendo sobre anexação da Guiana

A Venezuela se prepara para realizar no domingo (3) um referendo para anexar parte do território da Guiana. Pelas redes sociais, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou os cidadãos do país a votar e criar “um novo marco na história” da Venezuela.

“Neste domingo, quando votarmos, pensaremos na pátria, na família, na juventude e no futuro. A Venezuela toda por amor, pela paz e por Essequibo [região da Guiana em disputa] se prepara para marcar um novo marco na história do nosso país. Unidos, nós podemos nos recuperar e pintar o mapa inteiro. Vamos deixar nossa marca!”, escreveu Maduro em seu perfil no X.

A região de Essequibo ou Guiana Essequiba é disputada entre os 2 países há mais de 1 século. O local tem 160 mil quilômetros quadrados e é administrado pela Guiana, que tem como chefe de Estado Irfaan Ali. A Venezuela deseja anexar uma área que representa 74% do território do país vizinho.

A Guiana tem 214.969 quilômetros quadrados, com uma população de 800 mil habitantes. As línguas oficiais são inglês e idiomas regionais. A moeda é o dólar da guiana.

O referendo está marcado desde 10 de novembro. Na ocasião, o governo da Guiana classificou a medida como provocativa, ilegal, nula e sem efeito jurídico internacional, além de acusar Maduro de crime internacional ao tentar enfraquecer a integridade territorial do Estado soberano da Guiana. 

O país defende que o tratado assinado em Washington em 2 de fevereiro de 1897, que determinou a linha divisória entre a colônia da Guiana Britânica e os Estados Unidos da Venezuela em 1899.

“Durante mais de 6 décadas, a fronteira foi internacionalmente reconhecida, aceita e respeitada pela Venezuela, pela Guiana e pela comunidade internacional como sendo a fronteira terrestre entre os 2 Estados”, disse o governo guianense.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polêmica em declaração de ministro sobre Bolsa Família e emprego formal
Lapso em discurso gera mal-entendidos durante evento em Minas Gerais
Câmara e Hugo Motta silenciam sobre bloqueio a sessões remotas de Eduardo Bolsonaro
Residente nos Estados Unidos desde março, o parlamentar alega impossibilidade de registrar presença e votos pelo aplicativo oficial
Reunião Trump-Xi na Coreia do Sul avança em corte de tarifas e pactos sobre fentanil e minerais estratégicos
Acordo bilateral alivia tensões comerciais entre as superpotências
Nikolas Ferreira critica Lula por silêncio sobre mortes de policiais no Rio
“Ele não falou das famílias, desses homens que saíram de casa sem saber se iam voltar para poder defender a vida de gente que ele nem conhece. É inacreditável”,
Carregando..