Kim Jong-un pede às mulheres da Coreia do Norte que tenham mais filhos

O apelo foi feito no domingo, durante o Encontro Nacional de Mães do país, o primeiro deste tipo em 11 anos.
Por: Brado Jornal 04.dez.2023 às 13h28
Kim Jong-un pede às mulheres da Coreia do Norte que tenham mais filhos

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse nesta segunda-feira (4) que é dever das mulheres parar o declínio no número de nascimentos no país para fortalecer o poder nacional. O governo norte-coreano intensifica os apelos para que as pessoas tenham mais filhos.

É extremamente difícil obter uma leitura detalhada das tendências demográficas da Coreia do Norte devido às estatísticas limitadas que o país revela. No entanto, o governo sul-coreano avalia que a taxa de fertilidade do Norte diminuiu constantemente ao longo dos últimos 10 anos. Este é um desenvolvimento preocupante para um país que depende da mão-de-obra mobilizada para ajudar a manter a sua economia falida e fortemente sancionada.

O último apelo de Kim para que as mulheres tenham mais filhos foi feito no domingo, durante o Encontro Nacional de Mães do país, o primeiro deste tipo em 11 anos.

“Parar o declínio nas taxas de natalidade e proporcionar bons cuidados e educação às crianças são questões familiares que devemos resolver juntamente com as nossas mães”, disse Kim no seu discurso principal.

De acordo com a agência de estatísticas do governo da Coreia do Sul, a taxa de fertilidade total da Coreia do Norte, ou o número médio de bebés que uma mulher deverá ter ao longo da sua vida, foi de 1,79 em 2022, em comparação com 1,88 em 2014. O declínio é ainda mais lento do que o do seu rival mais rico, a Coreia do Sul, cuja taxa de fertilidade no ano passado foi de 0,78, abaixo dos 1,20 em 2014.

Acredita-se que a taxa de fertilidade da Coreia do Sul, a mais baixa do mundo desenvolvido, se deva a um poderoso cocktail de razões que desencorajam as pessoas de terem filhos, incluindo um mercado de trabalho em declínio, um ambiente escolar brutalmente competitivo para as crianças, assistência infantil tradicionalmente fraca e uma cultura corporativa centrada no homem, onde muitas mulheres acham impossível combinar carreira e família.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Frei Gilson reúne mais de 1 milhão de fiéis em live na madrugada da Quarta-feira de Cinzas
Transmissão do Santo Rosário marca início da Quaresma 2026 com recorde de audiência simultânea
Ex-presidente Yoon Suk Yeol recebe prisão perpétua por insurreição na Coreia do Sul
Tribunal considerou o ex-líder culpado de liderar tentativa de golpe via lei marcial em 2024; promotoria pedia pena de morte, mas país não executa ninguém desde 1997
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Lula defende regulamentação das Big Techs em cúpula sobre IA na Índia
Presidente alerta para riscos da inteligência artificial em processos eleitorais e defende governança global da tecnologia
Carregando..