Exercícios militares na Guiana são “provocação”, diz Venezuela

Embaixada dos EUA em Georgetown anunciou, na 5ª feira (7.dez), que fará “operações aéreas” no país sul-americano
Por: Brado Jornal 08.dez.2023 às 10h21
Exercícios militares na Guiana são “provocação”, diz Venezuela

A Venezuela classificou os exercícios militares anunciados pelos EUA na Guiana como uma “infeliz provocação”. Na quinta-feira (7), a embaixada norte-americana em Georgetown, capital guianesa, anunciou que o Comando Militar Sul dos EUA realizará “operações aéreas” no país sul-americano.

“Esta infeliz provocação dos Estados Unidos em favor da ExxonMobil na Guiana é mais um passo na direção errada. Alertamos que não seremos desviados de nossas ações futuras para a recuperação de Essequibo”, disse o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, em post no X.

Em comunicado, a embaixada informou que os exercícios militares são “operações de rotina para melhorar a parceria de segurança” entre os países. 

Também na quinta-feira (7), o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ligou para o presidente da Guiana, Irfaan Ali, “para reafirmar o apoio inabalável dos Estados Unidos à soberania da Guiana”.


ENTENDA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reivindica a região de Essequibo, que corresponde a 74% do território da Guiana e é alvo de disputa há mais de 1 século.

Na 3ª feira (5.dez), Maduro anunciou medidas para a criação de uma província venezuelana em Essequibo e divulgou um novo mapa do país que inclui a região. A medida foi realizada depois que a população venezuelana aprovou a anexação do território em referendo realizado em 3 de dezembro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula defende regulamentação das Big Techs em cúpula sobre IA na Índia
Presidente alerta para riscos da inteligência artificial em processos eleitorais e defende governança global da tecnologia
Carnaval de Salvador 2026 registra recordes em inclusão, limpeza e atendimentos
Prefeito Bruno Reis apresenta balanço positivo com destaque para segurança infantil, refeições gratuitas e coleta histórica de resíduos
Ex-presidente Yoon Suk Yeol recebe prisão perpétua por insurreição na Coreia do Sul
Tribunal considerou o ex-líder culpado de liderar tentativa de golpe via lei marcial em 2024; promotoria pedia pena de morte, mas país não executa ninguém desde 1997
Carregando..