Kim Jong-un participa da reunião de fim de ano do Partido dos Trabalhadores

Durante o encontro, foram revisadas as políticas estaduais deste ano e discutidas as diretrizes para 2024
Por: Brado Jornal 27.dez.2023 às 13h22
Kim Jong-un participa da reunião de fim de ano do Partido dos Trabalhadores

A Coreia do Norte iniciou na terça-feira (26) a 9ª Reunião Plenária do 8º Comitê Central da União do Partido dos Trabalhadores, presidida pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un. Em discurso de abertura, ele falou sobre os avanços nas capacidades defensivas do país neste ano, como o lançamento de seu 1º satélite militar em novembro e a introdução de armas sofisticadas.

Segundo a emissora estatal norte-coreana KCNA, Kim descreveu 2023 como um “ano de grandes reviravoltas e mudanças significativas” em que a Coreia do Norte deixou uma marca “notável” no desenvolvimento do país, “melhorando seu poder nacional e aumentando seu prestígio”.

Kim também disse que o ano teve conquistas significativas em todos os campos para a construção socialista e o fortalecimento do poder nacional.

O norte-coreano também citou o sucesso da agricultura, graças à conclusão da construção de novas instalações de irrigação. Além disso, segundo o líder da Coreia do Norte, foram feitas melhorias na capital, Pyongyang, e outras partes do país, com a “construção de ruas modernas, casas dignas e diversos edifícios”.


A reunião do Partido dos Trabalhadores visa revisar os projetos estatais deste ano e estabelecer novos objetivos para 2024. Também serão discutidos:

  • revisão da implementação das políticas do Partido e do Estado em 2023;
  • orientação da política em 2024;
  • orçamento do Estado em 2023; e
  • orçamento do Estado para 2024.


O encontro partidário é realizado logo depois de o governo norte-coreano realizar o 5º teste nuclear em 2023, em 18 de dezembro. Segundo a emissora estatal japonesa NHK, o país testou um míssil balístico intercontinental. Autoridades do Japão disseram que o foguete tem um alcance de mais de 15.000 km, sendo capaz de atingir qualquer região dos Estados Unidos.

O projétil caiu no mar a oeste de Hokkaido (Japão). Coreia do Sul, Japão e EUA condenaram o teste por violar resoluções da ONU e ameaçar a segurança na península coreana. É estimado que a Coreia do Norte pode ter entre 31 e 96 ogivas nucleares.

Segundo monitoramento da AIEA (Agência Internacional de Energia Nuclear), o governo norte-coreano estaria operando um novo reator no complexo nuclear de Yongbyon. Isso indicaria uma potencial fonte adicional de plutônio para armas nucleares.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vaticano rejeita convite para integrar Conselho da Paz criado por Trump
Cardeal Pietro Parolin defende papel central da ONU na resolução de crises e cita natureza peculiar da Santa Sé como motivo da recusa
PF investiga servidores suspeitos de acessar ilegalmente dados fiscais de familiares de ministros do STF
Quatro funcionários da Receita e Serpro tiveram buscas cumpridas em SP, RJ e BA; medidas incluem tornozeleira eletrônica e afastamento imediato
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Marco Rubio mantém diálogos reservados com neto de Raúl Castro sobre Cuba
Secretário de Estado dos EUA discute futuro da ilha em contatos discretos, segundo Axios; governo nega negociações formais
PF deflagra operação para investigar acesso irregular a dados fiscais de familiares de ministros do STF
Quatro mandados de busca e apreensão cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia; servidor do Serpro é suspeito principal
Carregando..