A Alemanha avalia o envio de fragatas e caças Eurofighter para a Groenlândia, conforme anúncio do Ministério da Defesa nesta sexta-feira (16 de janeiro de 2026).
A medida visa aumentar a contribuição militar para a proteção do Ártico, incluindo exercícios conjuntos, uso de aeronaves de patrulha marítima P-8 Poseidon, unidades navais para vigilância e potencial estação de jatos de combate.
O porta-voz do ministério destacou que a iniciativa foca em avaliar a segurança da região e como a Alemanha pode colaborar com aliados da Otan.
A Groenlândia, território autônomo da Dinamarca, tem sido foco de interesses estratégicos globais devido a recursos minerais, rotas marítimas emergentes pelo derretimento do gelo e posição geopolítica.
Reações variam entre apoio à seriedade alemã em relação à Rússia e questionamentos sobre o foco no Ártico enquanto questões como a Ucrânia persistem.
Alguns veem a ação como contraponto a interesses americanos ou chineses na região, enquanto outros ironizam que a Alemanha está mais preocupada com o Ártico do que com conflitos na Europa Oriental.
Há especulações de que a medida poderia thwartar avanços estrangeiros no Ártico, com piadas sobre Trump usar o interesse para "comprar" territórios como Taiwan.
Críticos apontam que a Alemanha, invadida por imigrantes, prioriza tropas distantes em vez de questões internas.
A iniciativa ainda é em fase de planejamento, sem datas ou números confirmados de equipamentos envolvidos.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...