O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (22) que uma “grande frota” de navios de guerra americanos está sendo enviada em direção ao Irã. As declarações foram feitas a jornalistas a bordo do Air Force One, durante o voo de retorno de Davos (Suíça), onde Trump participou do Fórum Econômico Mundial.“Temos muitos navios indo naquela direção, por precaução. Temos uma grande frota a caminho, e veremos o que acontece”, disse Trump. Ele acrescentou: “Eu preferiria que nada acontecesse, mas estamos monitorando a situação de perto. Temos uma enorme frota a caminho daquela região e talvez nem precisemos usá-la”.
O envio ocorre em meio à escalada de tensões com o Irã, relacionado à repressão violenta do regime contra protestos recentes que já deixaram milhares de mortos. Trump havia ameaçado “ações muito fortes” caso o Irã executasse manifestantes detidos, mas indicou suspensão das medidas após Teerã informar que não havia planos de execuções. Na sexta-feira (16), ele negou ter sido convencido por aliados no Oriente Médio a não bombardear o país, declarando: “Ninguém me convenceu. Eu convenci a mim mesmo”.Especialistas e fontes militares relataram movimentações concretas da Marinha dos EUA. O porta-aviões nuclear USS Abraham Lincoln e seu grupo de ataque foram vistos deixando o Mar da China Meridional, com rota aparente para o Oceano Índico, em direção à região próxima ao Irã. A viagem pode durar cerca de uma semana.
Trump evitou detalhes sobre objetivos específicos, como renúncia ou exílio do líder supremo iraniano Ali Khamenei, afirmando: “Não quero entrar em detalhes. O fato é que eles sabem o que queremos. Muitos assassinatos estão sendo cometidos”. Ele mencionou ter impedido 837 execuções na quinta-feira anterior (15), dizendo: “Caso contrário, teriam morrido. Todos teriam sido enforcados”.O contexto inclui protestos intensos no Irã desde o final de 2025, motivados por crise econômica, falta de liberdades e repressão do regime teocrático. A ONU recebeu relatos de 60 mil a 80 mil mortes de manifestantes, com estimativas iniciais de 20 mil baseadas em médicos usando Starlink para relatar casos.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...