A Polícia Federal (PF) conseguiu superar as barreiras de segurança do celular pertencente a Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, utilizando uma ferramenta especializada em quebra de criptografia. O aparelho, um modelo recente da linha iPhone com proteção adicional, foi submetido ao processo pericial depois que o banqueiro negou, durante depoimento, fornecer a senha de acesso.
De acordo com fontes consultadas pela CNN Brasil, a PF já obteve acesso integral aos dados, incluindo a possibilidade de recuperar arquivos deletados graças à capacidade técnica do software adquirido recentemente pela corporação. Esses novos programas foram projetados especificamente para contornar criptografias modernas em dispositivos de alta segurança.
Os materiais extraídos estão em fase de organização e compilação pela equipe investigativa. Em breve, serão encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise nos autos da investigação que apura supostas irregularidades no Banco Master, incluindo possíveis pressões exercidas por Vorcaro sobre autoridades para evitar a liquidação da instituição financeira.
O ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF, deverá autorizar o compartilhamento desses dados com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Vorcaro está convocado a prestar depoimento ao colegiado no dia 26 de fevereiro, após o feriado de Carnaval. A defesa do empresário planeja restringir as respostas a questões diretamente ligadas ao escopo da comissão.
A operação faz parte de desdobramentos do chamado Caso Master, que envolveu buscas em endereços ligados ao banqueiro e análise de comunicações de familiares, ex-sócios e do investidor Nelson Tanure. A perícia nos aparelhos pode influenciar a definição de foro para prosseguimento do processo, se permanecer no STF ou descer para instância inferior.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...