Os presidentes Jair Bolsonaro (sem partido) e Iván Duque Márquez, da Colômbia, fizeram uma declaração conjunta, após visita oficial do chefe de Estado colombiano no Palácio do Planalto nesta terça-feira (19).
Após assinaram acordos de cooperação em diversas áreas, Bolsonaro afirmou que Brasil e Colômbia estão unidos pela Amazônia.
Ao final de seu discurso, Bolsonaro agradeceu a visita de Duque e afirmou que os países chegarão “unidos em Glasgow [sede da COP26] para tratarmos de um assunto muito importante e caro para todos nós: a nossa querida, rica e desejada Amazônia.”
A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) será realizada entre os dias 1 e 12 de novembro. A COP é o principal evento da ONU responsável por debater questões climáticas.
Em sua declaração, Duque afirmou que a relação bilateral com o Brasil está “no ponto mais alto” e ressaltou pontos que julga serem comuns entre as nações vizinhas como a relação comercial crescente e a defesa da iniciativa privada, além da preservação da Amazônia.
“A Amazônia, para nós, é um território muito valioso (…), mas é também importante que essa defesa traga consigo uma luta eficaz contra delitos ambientais. A Colômbia avançou nessa frente e o Brasil também. Os esforços já apresentam resultados notáveis neste ano”, disse.
Segundo Duque, um dos pontos de deverão ser abordados na COP26, em Glasgow, “será também alcançar a neutralidade de carbono”, além de passar a mensagem “inequívoca de proteger este território [Amazônia]”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...