Escândalo: “Existem provas da participação de agentes públicos baianos no esquema dos respiradores”, diz Capitão Alden

O rombo aos cofres públicos alcança quase R$49 milhões.
Por: Brado Jornal 07.dez.2021 às 05h56
Escândalo: “Existem provas da participação de agentes públicos baianos no esquema dos respiradores”, diz Capitão Alden

“Não é invenção, não é teoria, não é conspiração”. Com esta frase o deputado estadual Capitão Alden voltou a falar sobre os desdobramentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que acontece no Rio Grande do Norte e que investiga ações do Consórcio Nordeste durante a pandemia. 

Alden revelou que documentos, quebras de sigilos e outras provas já apontam para um escândalo que envolve agentes baianos na compra de respiradores e insumos que nunca chegaram. O rombo aos cofres públicos alcança quase R$49 milhões. 

“Não é invenção, não é teoria, não é conspiração. Foi comprovada, há delações, existem uma série de documentos que comprovam a participação de agentes públicos do estado da Bahia no desvio de recursos utilizados na compra e aquisição de respiradores e outros insumos”, disse o parlamentar, que esteve no Rio Grande do Norte para acompanhar o andamento da Comissão que tem como presidente o deputado potiguar Kelps Lima, que também já afirmou que o caso se trata de um escândalo. 

As compras na Hempcare, empresa que não comprovou sequer aporte financeiro para a demanda, foram realizadas na gestão do governador da Bahia, Rui Costa, no Consórcio Nordeste. 

A expectativa é de que o relatório final da CPI seja apresentado no próximo dia 16 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Além de Capitão Alden, outros deputados da oposição baiana acompanham o andamento das investigações que podem abrir na Bahia uma outra comissão parlamentar de inquérito.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula acumula 117 dias fora do Brasil após viagem à Argentina
Durante o evento do Mercosul, Lula defendeu a importância do bloco como proteção contra guerras comerciais
Curupira, mascote da COP30, gera polêmica entre Nikolas Ferreira e Helder Barbalho
Nikolas Ferreira usou a rede X para criticar a escolha do personagem, descrito como um menino com cabelo de fogo, pés virados para trás e uma lança
Nikolas exige afastamento de assessor ligado a protesto no Itaú
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta quinta-feira (3.jul.2025), que solicitará a exoneração de Felipe Vono, assessor da deputada estadual Ediane Maria (Psol-SP), por suposto “desvio de função ou improbidade”
Moraes interrompe medidas do governo e Congresso e agenda conciliação sobre IOF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta sexta-feira (4), a suspensão de atos do governo federal e do Congresso Nacional relacionados ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Oposição critica acordo do STF que exclui ressarcimento do INSS do teto fiscal
A AGU justificou a necessidade de abrir crédito extraordinário por Medida Provisória, “dada a urgência e a imprevisibilidade do cenário que se revelou a partir das investigações policiais”
Piauí: prefeitura do PT oferece incentivos fiscais à empresa do ‘jogo do tigrinho’
A CPI das Bets, concluída no último mês, pediu o indiciamento de 16 pessoas por atividades ilegais no setor de apostas, incluindo Fernando Oliveira
Carregando..