Lira sai em defesa do PL das Fake News

Ele disse que deputados se esconderam atrás das big techs e da liberdade de expressão para barrar o pedido de urgência ao texto
Por: Brado Jornal 12.abr.2022 às 21h39
Lira sai em defesa do PL das Fake News
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Ele disse que deputados se esconderam atrás das big techs e da liberdade de expressão para barrar o pedido de urgência ao texto

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a decisão do plenário da Casa de rejeitar, na semana passada, o pedido para que o Projeto de Lei (PL) das Fake News tramitasse em regime de urgência. Nesta terça-feira, 12, o deputado saiu em defesa da proposta.

“Eu queria esclarecer que, regimentalmente, a urgência pode vir quantas vezes forem necessárias, ou seguir o trâmite normal das comissões. Quando o plenário, por razões claras ou não, rejeita uma urgência, ela precisa ser mais detalhada”, disse, em declaração a jornalistas, na chegada ao Congresso.

“Eu acho um erro, acho que a gente não pode ficar sem uma legislação que trate do assunto com clareza. O tema vem sendo discutido só na Casa há quase três anos”, declarou Lira.

O presidente da Câmara aproveitou para elogiar o relator da proposta, Orlando Silva (PCdoB-SP). “As informações que eu tenho, e falo com muita tranquilidade, é que o relator estava assimilando propostas de textos das mais diversas áreas”, afirmou.

Lira disse que defendia a ideia de que a urgência fosse utilizada para debater o texto e “afastar as versões sobre os temas mais polêmicos”, mas, na avaliação dele, o debate sobre o tema ficou no “radicalismo das posições”.

Big techs

O presidente da Câmara disse que “teve uma turma de deputados que se escondeu” atrás das big techs e da liberdade de expressão “para defender interesses” de empresas como Google e Meta, controladora do Facebook e do Instagram.

“O que não ficou claro no debate era se era um debate pela desinformação, contra as fake news, ou se era um debate para manter as regalias das big techs“, afirmou.

Ele afirmou acreditar que as big techs “tem que ter responsabilidade civil sobre o que publica, tem que ter responsabilidade econômica sobre o que gera e o que ganha e dividir com os meios de comunicação as matérias jornalísticas, isso tinha que ter sido discutido, e esse debate passou ao largo disso”.

Judiciário

Arthur Lira defendeu a necessidade de aprovar um regramento contra as fake newsantes das eleições deste ano. “A gente tem que ter um parâmetro para que as eleições aconteçam de forma tranquila, democrática, livre, autônoma e respeitando a vontade popular”, declarou.

Segundo ele, se isso não acontecer, “todos nós vamos ficar, sem sombra de dúvidas, suscetíveis a uma vontade do Judiciário, quando a gente condena que o Judiciário se imponha ao Legislativo”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes propõe 17 anos de prisão para homem que gravou vídeo na “cadeira do Xandão”
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na sexta-feira (27.jun.2025) pela condenação de Fábio Alexandre de Oliveira, de 46 anos, a 17 anos de prisão por sua participação nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília
Aldeia Hippie de Arembepe transformada em reduto do tráfico
O que já foi um símbolo de liberdade e sustentabilidade na década de 1960, a Aldeia Hippie, localizada em Arembepe, a 30 km de Salvador, hoje é dominada pelo Comando Vermelho (CV)
Jerônimo enfrenta vaias e é aconselhado a evitar público em festa de Ipiaú
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi orientado a não se expor ao público durante o São Pedro de Ipiaú, na madrugada de domingo (29.jun.2025), após uma série de vaias em eventos juninos pelo interior do estado
Sóstenes defende Bolsonaro como principal aposta do PL para 2026
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, declarou na segunda-feira (30.jun.2025), durante o programa “Roda Viva”, da TV Cultura
Lula pode participar do Dois de Julho em Salvador, diz Jerônimo Rodrigues
Comemorando a Independência da Bahia em 1823, o Dois de Julho é um marco histórico e cultural para os baianos
Governo Lula libera R$ 474,5 milhões em emendas, com Alcolumbre recebendo maior fatia
Na última semana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a liberação de emendas parlamentares, mas ainda enfrentou reveses no Congresso
Carregando..