Fux recebe Pacheco em meio à crise institucional entre os Poderes

Reunião acontece na esteira do caso Daniel Silveira e das novas críticas de Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao TSE; magistrado também se encontrará nesta quarta-feira com o ministro da Defesa
Por: Brado Jornal 03.mai.2022 às 15h13
Fux recebe Pacheco em meio à crise institucional entre os Poderes
O presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux Foto: Moreira Mariz / Agência O Globo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, receberá nesta terça-feira, 3, o seu homólogo no Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir a relação entre os Poderes, afetada pelo caso do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pela Suprema Corte. A decisão, que também determinou a perda de mandato e a inelegibilidade do parlamentar, aprofundou a tensão entre o Judiciário e Executivo, principalmente depois de o presidente Jair Bolsonaro  (PL) conceder um indulto e anular a condenação de Silveira. O clima piorou ainda mais com a participação do chefe do Executivo federal nos atos de 1º de Maio, que tiveram como pauta a defesa da liberdade de expressão.

Além da troca de farpas entre o STF e o mandatário do país, há, ainda, um mal-estar entre o Judiciário e o Legislativo. Isso porque o Congresso entende que a decisão sobre a cassação de Silveira não cabe ao Poder Judiciário, mas, sim, à Câmara dos Deputados. Do outro lado, a indicação de Silveira pelo PTB para integrar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, foi interpretada como uma afronta aos ministros do Supremo – apesar da pressão da cúpula da Câmara, a liderança do PTB afirma que não recuará da indicação.

Para esclarecer essas questões e acalmar os ânimos entre os Poderes, Fux e Pacheco irão se encontrar às 15 horas desta terça-feira, na sede do STF. Outro assunto que deve entrar na pauta da reunião é o processo eleitoral, questionado frequentemente por Bolsonaro. Na última semana, o presidente da República sugeriu que um dos “dutos” que enviam os dados da votação para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja “ramificado” para um computador das Forças Armadas, em uma espécie de “apuração paralela”. Para tratar do assunto, Fux se reunirá às 17 horas desta terça-feira com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-comandante do Exército.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro em prisão domiciliar exige controle sobre visitantes
Ex-presidente reclama de visitas indesejadas e planeja filtrar autorizações
Jânio Natal enfrenta risco de cassação no STF após derrota unânime no TSE
Decisão pode levar Porto Seguro a realizar novas eleições
Crise na cultura baiana: manifesto critica gestão de Bruno Monteiro
Artistas denunciam desmonte cultural e cobram políticas públicas estruturadas
Bolsonaro contesta acusações de golpe e solicita absolvição no STF
Defesa apresenta alegações finais e questiona delação de Mauro Cid
Alexandre de Moraes faz piada com influenciador sobre sanção dos EUA
Encontro no STF durante evento “Leis e Likes” gera momento descontraído
Contas de marido de Carla Zambelli são congeladas pelo STF em Israel
Medida de Alexandre de Moraes atinge finanças de Antônio Aginaldo enquanto deputada segue detida em Roma
Carregando..