Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”

Líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile disse em entrevista que a crise que o Brasil enfrenta atualmente ‘não é do Bolsonaro, é do capitalismo’
Por: Brado Jornal 12.mai.2022 às 17h07 - Atualizado: 12.mai.2022 às 17h37
Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”
Foto: Divulgação

A declaração do tradicional aliado do Partido dos Trabalhadores (PT), que contraria discurso único da esquerda sobre o presidente Jair Bolsonaro, aconteceu durante participação no programa da R3Cast, de Sergipe.

“Temos que organizar o povo, para, então, num governo de mudanças, garantir um programa que de fato enfrente a crise”, declarou Stédile. “Porque a crise não é do Bolsonaro, a crise é do capitalismo.”

Durante a entrevista, o líder do MST também deu a entender que o movimento espera exercer papel relevante em um eventual governo do PT, caso Bolsonaro seja derrotado nas eleições de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou o mesmo em declarações recentes envolvendo sua pré-candidatura à Presidência.


Crítica ao agronegócio

Na mesma entrevista, o líder do MST ainda disse que ‘o governo namora o agronegócio’ e criticou o modelo de produção atualmente em vigência nas plantações brasileiras.

“Tem o modelo do agronegócio, cantado em verso e prosa como moderno. De fato, ele utiliza alta tecnologia, muito veneno, agrotóxico, semente transgênica, mas só produz commodities para exportação”, disse Stédile.

“E há o terceiro modelo que é o nosso, da agricultura familiar para produzir alimentos para o mercado interno e local. É um modelo que emprega muita gente porque é familiar, então quanto mais pessoas trabalhando na agricultura, melhor, e respeita o equilíbrio com a natureza com a agroecologia. Porque o camponês sabe que se derrubar a árvore vai faltar água. Sem água, se foi a agricultura.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
André Mendonça paralisa julgamento no TSE sobre vídeo de Lula contra Flávio Bolsonaro
Ministro pediu destaque após placar de 4 a 3 no plenário virtual pela derrubada de sua decisão que barrou propaganda sobre o tesouraço
Datafolha aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula no segundo turno
Senador tem 47% dos votos totais e 51% dos válidos; presidente registra 45% e 49%; diferença cai de quatro para dois pontos em uma semana
Senado aprova PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz jornada para 40 horas
Texto foi aprovado em dois turnos por 75 votos a 1 e segue para promulgação; transição de 14 meses e garantia de dois dias de descanso semanal sem redução de salário
Carregando..