Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”

Líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile disse em entrevista que a crise que o Brasil enfrenta atualmente ‘não é do Bolsonaro, é do capitalismo’
Por: Brado Jornal 12.mai.2022 às 17h07 - Atualizado: 12.mai.2022 às 17h37
Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”
Foto: Divulgação

A declaração do tradicional aliado do Partido dos Trabalhadores (PT), que contraria discurso único da esquerda sobre o presidente Jair Bolsonaro, aconteceu durante participação no programa da R3Cast, de Sergipe.

“Temos que organizar o povo, para, então, num governo de mudanças, garantir um programa que de fato enfrente a crise”, declarou Stédile. “Porque a crise não é do Bolsonaro, a crise é do capitalismo.”

Durante a entrevista, o líder do MST também deu a entender que o movimento espera exercer papel relevante em um eventual governo do PT, caso Bolsonaro seja derrotado nas eleições de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou o mesmo em declarações recentes envolvendo sua pré-candidatura à Presidência.


Crítica ao agronegócio

Na mesma entrevista, o líder do MST ainda disse que ‘o governo namora o agronegócio’ e criticou o modelo de produção atualmente em vigência nas plantações brasileiras.

“Tem o modelo do agronegócio, cantado em verso e prosa como moderno. De fato, ele utiliza alta tecnologia, muito veneno, agrotóxico, semente transgênica, mas só produz commodities para exportação”, disse Stédile.

“E há o terceiro modelo que é o nosso, da agricultura familiar para produzir alimentos para o mercado interno e local. É um modelo que emprega muita gente porque é familiar, então quanto mais pessoas trabalhando na agricultura, melhor, e respeita o equilíbrio com a natureza com a agroecologia. Porque o camponês sabe que se derrubar a árvore vai faltar água. Sem água, se foi a agricultura.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MPE apoia candidatura de Deltan Dallagnol em 2026
Parecer considera que saída do MPF não impede disputa eleitoral
Ivan Leite abre mão de candidatura e declara apoio à reeleição de Capitão Alden
Sargento da PM decide priorizar união de forças na disputa pela Câmara dos Deputados
PF não confirma pagamento a jornalista por reportagens contra Dino
Relatório enviado a Alexandre de Moraes analisa material de Luís Pablo e sugere necessidade de mais investigações
TSE deve barrar candidatura de Pablo Marçal
Ministros enxergam inelegibilidade evidente e tentativa de tumultuar o pleito
ACM Neto critica Jerônimo e diz que governará com qualquer presidente
Pré-candidato ao governo da Bahia afirmou que promessas feitas pelo atual governador ficaram pelo caminho e defendeu diálogo com o presidente eleito, independentemente de partido
Foto de evento com prefeitos na Bahia registra 168 pessoas após divulgação de reunião com mais de 300
Governador Jerônimo Rodrigues anunciou encontro com gestores municipais de todo o estado em Salvador; imagem divulgada mostra grupo posando para registro coletivo.
Carregando..