Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”

Líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile disse em entrevista que a crise que o Brasil enfrenta atualmente ‘não é do Bolsonaro, é do capitalismo’
Por: Brado Jornal 12.mai.2022 às 17h07 - Atualizado: 12.mai.2022 às 17h37
Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”
Foto: Divulgação

A declaração do tradicional aliado do Partido dos Trabalhadores (PT), que contraria discurso único da esquerda sobre o presidente Jair Bolsonaro, aconteceu durante participação no programa da R3Cast, de Sergipe.

“Temos que organizar o povo, para, então, num governo de mudanças, garantir um programa que de fato enfrente a crise”, declarou Stédile. “Porque a crise não é do Bolsonaro, a crise é do capitalismo.”

Durante a entrevista, o líder do MST também deu a entender que o movimento espera exercer papel relevante em um eventual governo do PT, caso Bolsonaro seja derrotado nas eleições de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou o mesmo em declarações recentes envolvendo sua pré-candidatura à Presidência.


Crítica ao agronegócio

Na mesma entrevista, o líder do MST ainda disse que ‘o governo namora o agronegócio’ e criticou o modelo de produção atualmente em vigência nas plantações brasileiras.

“Tem o modelo do agronegócio, cantado em verso e prosa como moderno. De fato, ele utiliza alta tecnologia, muito veneno, agrotóxico, semente transgênica, mas só produz commodities para exportação”, disse Stédile.

“E há o terceiro modelo que é o nosso, da agricultura familiar para produzir alimentos para o mercado interno e local. É um modelo que emprega muita gente porque é familiar, então quanto mais pessoas trabalhando na agricultura, melhor, e respeita o equilíbrio com a natureza com a agroecologia. Porque o camponês sabe que se derrubar a árvore vai faltar água. Sem água, se foi a agricultura.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
Ministro do STF autoriza mudança do ex-presidente para presídio de segurança máxima no interior do país
O Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Reag, ligada a fraudes no caso Master
Gestora investigada por operações irregulares com o Banco Master tem bens de controladores bloqueados; fundos seguem ativos
Michelle Bolsonaro se reúne com Gilmar Mendes para pedir prisão domiciliar a Bolsonaro
Ex-primeira-dama tenta negociar benefício para o ex-presidente preso preventivamente; encontro ocorreu em Brasília
Pesquisa Quaest revela divisão na opinião brasileira sobre intervenção dos EUA na Venezuela
Aprovação da operação militar americana chega a 46%, com forte variação por espectro político; maioria teme repetição no Brasil
Malafaia acusa Damares de oportunismo político
Pastor critica senadora por requerimentos sobre igrejas e pastores em CMPI
Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
Medida ocorre por grave comprometimento financeiro e violações às regras do sistema financeiro nacional; corretora tem baixa relevância no mercado
Carregando..