Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”

Líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile disse em entrevista que a crise que o Brasil enfrenta atualmente ‘não é do Bolsonaro, é do capitalismo’
Por: Brado Jornal 12.mai.2022 às 17h07 - Atualizado: 12.mai.2022 às 17h37
Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”
Foto: Divulgação

A declaração do tradicional aliado do Partido dos Trabalhadores (PT), que contraria discurso único da esquerda sobre o presidente Jair Bolsonaro, aconteceu durante participação no programa da R3Cast, de Sergipe.

“Temos que organizar o povo, para, então, num governo de mudanças, garantir um programa que de fato enfrente a crise”, declarou Stédile. “Porque a crise não é do Bolsonaro, a crise é do capitalismo.”

Durante a entrevista, o líder do MST também deu a entender que o movimento espera exercer papel relevante em um eventual governo do PT, caso Bolsonaro seja derrotado nas eleições de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou o mesmo em declarações recentes envolvendo sua pré-candidatura à Presidência.


Crítica ao agronegócio

Na mesma entrevista, o líder do MST ainda disse que ‘o governo namora o agronegócio’ e criticou o modelo de produção atualmente em vigência nas plantações brasileiras.

“Tem o modelo do agronegócio, cantado em verso e prosa como moderno. De fato, ele utiliza alta tecnologia, muito veneno, agrotóxico, semente transgênica, mas só produz commodities para exportação”, disse Stédile.

“E há o terceiro modelo que é o nosso, da agricultura familiar para produzir alimentos para o mercado interno e local. É um modelo que emprega muita gente porque é familiar, então quanto mais pessoas trabalhando na agricultura, melhor, e respeita o equilíbrio com a natureza com a agroecologia. Porque o camponês sabe que se derrubar a árvore vai faltar água. Sem água, se foi a agricultura.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula critica desempenho da seleção e sugere robô para próxima Copa
Presidente brincou que indicaria máquina desenvolvida em instituto paulista para defender o Brasil no Mundial
Damares Alves deixa equipe do plano de governo de Flávio Bolsonaro
Senadora se afasta da articulação da pré-candidatura presidencial do PL; saída ocorre em meio a rearranjos na ala bolsonarista
Lindbergh pede ao STF revogação da prisão domiciliar de Bolsonaro
Deputado petista aciona Supremo para retirar medida cautelar aplicada ao ex-presidente
PF informa Mendonça sobre dossiê contra Moraes e Toffoli
Ministro do STF recebe comunicado da Polícia Federal sobre suposto documento contra dois colegas da Corte
ACM Neto ganha apoio de ex-prefeita do PT no Médio São Francisco
Mara Rios deixa base de Jerônimo e declara apoio ao pré-candidato ao governo da Bahia
Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias
Ministro do STF investiga possível propaganda eleitoral antecipada após divulgação de carta nas redes sociais
Carregando..