Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”

Líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile disse em entrevista que a crise que o Brasil enfrenta atualmente ‘não é do Bolsonaro, é do capitalismo’
Por: Brado Jornal 12.mai.2022 às 17h07 - Atualizado: 12.mai.2022 às 17h37
Líder do MST diz que “crise não é do Bolsonaro, é do capitalismo”
Foto: Divulgação

A declaração do tradicional aliado do Partido dos Trabalhadores (PT), que contraria discurso único da esquerda sobre o presidente Jair Bolsonaro, aconteceu durante participação no programa da R3Cast, de Sergipe.

“Temos que organizar o povo, para, então, num governo de mudanças, garantir um programa que de fato enfrente a crise”, declarou Stédile. “Porque a crise não é do Bolsonaro, a crise é do capitalismo.”

Durante a entrevista, o líder do MST também deu a entender que o movimento espera exercer papel relevante em um eventual governo do PT, caso Bolsonaro seja derrotado nas eleições de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou o mesmo em declarações recentes envolvendo sua pré-candidatura à Presidência.


Crítica ao agronegócio

Na mesma entrevista, o líder do MST ainda disse que ‘o governo namora o agronegócio’ e criticou o modelo de produção atualmente em vigência nas plantações brasileiras.

“Tem o modelo do agronegócio, cantado em verso e prosa como moderno. De fato, ele utiliza alta tecnologia, muito veneno, agrotóxico, semente transgênica, mas só produz commodities para exportação”, disse Stédile.

“E há o terceiro modelo que é o nosso, da agricultura familiar para produzir alimentos para o mercado interno e local. É um modelo que emprega muita gente porque é familiar, então quanto mais pessoas trabalhando na agricultura, melhor, e respeita o equilíbrio com a natureza com a agroecologia. Porque o camponês sabe que se derrubar a árvore vai faltar água. Sem água, se foi a agricultura.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kim Kataguiri propõe liberdade para atendimentos gratuitos
Projeto altera Lei da Liberdade Econômica para proteger profissionais que atendem pacientes de baixa renda sem cobrança ou a preços simbólicos.
Flávio Bolsonaro promete relação saudável com Israel a partir de 2027
Senador critica Lula por postura antissemita, defende aproximação com o país e lança Frente Parlamentar Brasil-Israel durante evento em Brasília
Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula em pesquisa
Senador do PL lidera por pequena margem em cenário de segundo turno, mas empate técnico persiste segundo levantamento Genial/Quaest
Flávio Bolsonaro é alvo de inquérito por calúnia contra Lula
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) passou a ser investigado pela Polícia Federal sob suspeita de ter caluniado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Mensagens revelam propina em imóveis entre Vorcaro e ex-presidente do BRB
Conversas trocadas por WhatsApp mostram combinação de pagamento de R$ 146,5 milhões em imóveis de luxo para facilitar negócios irregulares entre Banco Master e BRB.
STF derruba lei de Santa Catarina contra cotas raciais
Maioria da Corte declara inconstitucional norma que proibia ações afirmativas em universidades estaduais e instituições que recebem recursos públicos.
Carregando..