PF conclui que não houve mandante nem pagamento a hackers que acessaram mensagens da Lava Jato

Relatório diz que a investigação "não identificou um possível agente que tenha solicitado ou determinado aos investigados a invasão dos dispositivos eletrônicos de autoridades públicas"
Por: Brado Jornal 12.mai.2022 às 18h44
PF conclui que não houve mandante nem pagamento a hackers que acessaram mensagens da Lava Jato
Mensagens vazadas de integrantes da Lava Jato foram trocadas pelo aplicativo Telegram. Foto: Thomas Trutschel/Photothek via Getty Images

O inquérito da chamada Operação Spoofing foi aberto no final de 2019. Durante dois anos e meio, a Polícia Federal conduziu uma investigação sigilosa para apurar a existência de mandantes e pagamentos aos hackers acusados de invadir o Telegram do ex-procurador Deltan Dallagnol e, em seguida, divulgar as mensagens para o site “The Intercept Brasil”. Moro e Dallagnol foram procurados pela reportagem, mas ainda não se manifestaram.

Walter Delgatti Neto, um dos integrantes do grupo, foi o responsável por capturar as conversas privadas dos integrantes da força-tarefa de Curitiba. Durante a investigação, a Polícia Federal analisou uma série de depósitos suspeitos nas contas dos hackers entre 2018 e 2019, quando eles foram presos, e concluiu que foram oriundos de fraudes bancárias praticadas anteriormente por alguns deles.

A PF fez uma perícia em todo o material apreendido pela Operação Spoofing. Nas contas de Delgatti, por exemplo, havia depósitos que totalizavam R$ 83.430, de novembro de 2018 a abril de 2019, mas não ficou estabelecido “qualquer vínculo com possíveis mandantes das invasões aos dispositivos eletrônicos de autoridades públicas”.

“Analisadas, nos e-mails e demais materiais apreendidos, bem como nas movimentações financeiras realizadas, e confrontando essas transações com o conteúdo examinado, não foi possível identificar um agente que tenha requerido aos réus que iniciassem ou continuassem as invasões aos dispositivos sob o fornecimento de qualquer tipo de vantagem ou promessa de fornecê-la”, diz o relatório da PF.


De acordo com o parecer, assinado pelo delegado Fábio Shor, os elementos obtidos pela PF “não permitem concluir a existência de uma terceira pessoa que teria selecionado os alvos e determinado a invasão de seus dispositivos” e que as provas colhidas indicam que os alvos foram selecionados pelo próprio Walter Delgatti Neto.


Procurado pela CNN, o advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira, disse que não se surpreende com o desfecho do inquérito porque a “defesa sustenta desde o início que Walter agiu sem motivação política, financeira ou a mando de terceiros. Simplesmente, na qualidade de cidadão, divulgou atitudes que considerou ilícitas cometidas pelos operadores da Lava Jato”.

Em dezembro de 2020, em entrevista exclusiva ao analista de política da CNN Caio Junqueira, Delgatti afirmou que não havia recebido para capturar as mensagens.

“Não, ninguém pagou. No começo, eu até pensei [em ganhar dinheiro com as mensagens], para ser bem sincero. Mas comecei a entender o que eu estava fazendo. A Manuela [d’Ávila, ex-deputada federal], assim que eu comecei a conversa com ela, ela perguntou: ‘o que você quer por isso? Quanto você quer por isso?’ Eu disse que não queria nada em troca e que ia enviar, e queria apenas justiça. Foi quando ela me passou o contato do Glenn [Greenwald, jornalista americano fundador do site The Intercept, que divulgou trechos das conversas hackeadas].”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Liberação da maconha não deve ser feita pelo STF, diz Pacheco
Presidente do Senado pautou o tema na Casa depois de a Corte retomar julgamento que pode liberar o porte da droga
Presidente da CPI das apostas defende paralisar Brasileirão após suspeitas contra o VAR
Kajuru apoiou posicionamento da associação de árbitros depois de declarações do dono do Botafogo
PT não lançará candidatos para “preparar terreno” de 2026, diz Gleisi
Presidente da sigla diz que estratégia de apoiar nomes de fora do partido nas eleições municipais busca criar “campo amplo” nos municípios
Supremas Cortes não podem vencer o extremismo sozinhas, diz Barroso
O ministro Roberto Barroso disse que agora o Brasil pode "seguir a viagem institucional"
Bolsonaro na embaixada: Moraes não vê indícios de tentativa de asilo
Ministro diz que manterá as medidas cautelares
Oportunidade de fazer o “L”, diz Alckmin sobre Dia da Libras
Vice-presidente afirma que brasileiros elegeram Lula para terem um país mais justo e inclusivo para os filhos e netos
Carregando..