Testes das urnas eletrônicas demonstraram ‘maturidade’ do sistema eleitoral, diz comissão avaliadora

Presidente do TSE, Edson Fachin recebeu relatório sobre segurança dos equipamentos de comissão formada por integrantes de entidades como PF, OAB e Sociedade Brasileira de Computação
Por: Brado Jornal 31.mai.2022 às 06h29
Testes das urnas eletrônicas demonstraram ‘maturidade’ do sistema eleitoral, diz comissão avaliadora
LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDO - 04/11/2020

A Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança (TPS) entregou nesta segunda, 30, o relatório final ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin. No documento, a comissão afirma que os testes provaram a ‘maturidade’ do sistema eleitoral. O TPS é conduzido pelo TSE para identificar possíveis vulnerabilidades nas urnas eletrônicas por meio de ataques simulados, e nenhum foi capaz de identificar uma falha que permita o resultado das eleições ou alterar o resultado de qualquer voto. O relatório é assinado pelos dez membros da Comissão, composta por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Congresso Nacional, Polícia Federal (PF), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de três especialistas da área acadêmica e/ou científica.

“Observa-se ao longo dos eventos do TPS realizados de 2009 até o momento, que os resultados apresentados demonstram a maturidade dos sistemas eleitorais”, diz trecho do relatório. O documento, contudo, ainda traz sugestões ao TSE, como abrir um canal para divulgação dos boletins de urna, que são impressos nas seções eleitorais após o fim da votação; o TSE já havia informado que passará a disponibilizar o boletim na internet. Outra sugestão pede ao TSE que considere participar de eventos como o hackathon, um evento legalizado no qual hackers explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, para a busca de “novas abordagens e desafios existentes no processo eleitoral”. A corte já participa do Defcon, evento nos Estados Unidos em que hackers tentam atacar sistemas de forma simulada para testar vulnerabilidades de sistemas de segurança.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Investigação revela rede de corrupção ligada a empresas conhecidas
Embora mencionadas nos documentos da operação, nenhuma delas foi alvo de mandados de busca e apreensão executados naquela terça-feira.
Rede Almacen Pepe busca recuperação judicial em Salvador com dívidas de R$ 78 milhões
Reestruturação financeira visa manter operações e empregos na capital baiana
Câmara pode demorar meses para punir deputados por protesto no plenário
Análise individual e prazos prolongados para sanções
Zema critica Lula por tarifaço e defende diálogo com os EUA
Governador de Minas Gerais aponta falhas na condução de Lula frente às sanções americanas e sugere impacto negativo nos negócios bilaterais
Lula é pressionado por empresários a dialogar diretamente com Trump
Setor privado insiste em ligação presidencial para resolver crise tarifária
Sorteio da Copa do Brasil define confrontos das quartas e aponta favorito para 2025
Previsão destaca Botafogo como principal candidato ao título
Carregando..