Chefe da comunicação do Planalto detalha preparação para celebrações do 7 de setembro

André Costa declarou que as comemorações não terão abordagem política e ficarão restritas ao espírito patriótico
Por: Brado Jornal 06.set.2022 às 15h38
Chefe da comunicação do Planalto detalha preparação para celebrações do 7 de setembro
Foto: Divulgação

No ano passado, devido á pandemia da Covid-19, o desfile de 7 de setembro não foi realizado, mas o presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu apoiadores em um ato político na Esplanada dos Ministérios e na Avenida Paulista, em São Paulo. O secretário de comunicação da presidência, André Costa, declarou que neste ano as comemorações não terão abordagem política e ficarão restritas ao espírito patriótico: “O governo tem tomado bastante cuidado com relação à observância da legislação eleitoral. Tanto que não há contestação das atividades realizadas pelo governo. Muitos tem falado que é um ato político. Não tem nada a ver. O presidente desde sempre demonstra que é um patriota. Chamar a população para celebrar os 200 anos da pátria não é mais do que a obrigação de qualquer chefe de Estado. Elevar o sentimento patriótico, em uma data tão especial, coincide com o ano eleitoral. Ainda bem que esse ano pudemos ter desfile para comemorar essa data tão significativa para nós”.

A celebração do 7 de setembro neste ano é especial pelo Bicentenário da Independência do Brasil. As festividades já começaram há algumas semanas, com a chegada do coração de Dom Pedro I ao Brasil. Exposto no Palácio do Itamaraty, o órgão do imperador que declarou a independência em 1822 é conservado em formol e guardado pela igreja portuguesa. A relíquia saiu de Portugal pela primeira vez em 187 anos. Junto com o coração, chegou em Brasília a Exposição do Bicentenário, que está no Palácio do Planalto. A partitura original do hino do Brasil é um dos objetos do império que fazem parte da coleção. A cerimônia do 7 de setembro é realizada todo ano na Esplanada dos Ministérios. Como parte da celebração, o presidente da República é reverenciado pelas Forças Armadas em um desfile. Estudantes representam os civis. A comemoração atrai turistas de vários lugares do Brasil e cerca de 30 mil pessoas devem acompanhar o evento das arquibancadas. Entre elas, representantes do legislativo e judiciário, profissionais da imprensa e embaixadores. No total, 250 mil pessoas devem acompanhar o desfile, a maioria no gramado do Congresso Nacional, onde a Polícia Militar reforçou a segurança. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis informou que há dois dias do evento 70% das ocupações foram reservadas.

De acordo com o secretário de comunicação da presidência, os protocolos de segurança do presidente da República permanecem os mesmos e não há motivos para preocupações: “O esquema de segurança para o evento de 7 de setembro já é tradicional, então o planejamento não difere muito. Temos forças da Polícia Militar do DF, do Corpo de Bombeiros, Detran e Defesa Civil empregados, como é nos outros anos. Para garantir a segurança de todos, os órgãos de inteligência do governo trabalham com pelo menos sete mecanismos de segurança: o fechamento do trânsito na esplanada, a partir desta terça-feira, 6; snipers no alto de prédios, equipe anti-bombas no local; monitoramento de redes sociais; monitoramento de rodovias; restrição a drones e a revista aos participantes do evento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pastor Silas Malafaia sugere que Flávio Bolsonaro desista da Presidência em favor de Tarcísio
Líder evangélico defende chapa com Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro para enfrentar Lula em 2026
Pesquisa Quaest indica Flávio Bolsonaro como principal nome da direita para 2026
Senador do PL supera rivais conservadores em simulações, mas Lula mantém liderança em todos os cenários
Cantor Zezé Di Camargo se retrata após críticas ao SBT e filhas de Silvio Santos
Especial de Natal é cancelado pela emissora após polêmica envolvendo lançamento do SBT News
CCJ aprova PL da Dosimetria, e plenário pode votar nesta quarta
Projeto reduz penas de Bolsonaro e outros condenados por atos golpistas, gerando polêmica
Senador Amin aceita emenda para limitar benefícios do PL da Dosimetria aos condenados do 8 de janeiro
Relator ajusta projeto para esclarecer aplicação exclusiva aos atos de 2023 e evitar extensão a outros crimes
Senado deve rejeitar integralmente o PL da Dosimetria, defende Alessandro Vieira
Relator do PL Antifacção considera insuficientes emendas ao texto vindo da Câmara e alerta para riscos de impunidade em crimes graves
Carregando..