Ministra do TSE nega direito de resposta a Alckmin por falas antigas contra Lula

Vídeo eleitoral da campanha de Bolsonaro mostra uma declaração, de 2017, do ex-governador
Por: Brado Jornal 14.set.2022 às 16h43
Ministra do TSE nega direito de resposta a Alckmin por falas antigas contra Lula
Foto: Divulgação

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um direito de resposta ao candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), da chapa de Lula (PT). Elaborada pela coligação petista, a solicitação se tratava de uma resposta à campanha eleitoral do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PT), que usou falas de Alckmin, ditas em 2017, contra Lula.

“Eventuais mudanças de posicionamento político, seja quanto a temas de interesse coletivo, seja quanto à formação de alianças, são legítimas e inerentes à própria dinâmica da política”, escreveu Maria em sua decisão. “Assim, é direito do eleitor, com liberdade de informação, ter amplo conhecimento dessas movimentações e ponderar sobre os motivos que as justificaram.”

Segundo a campanha de Lula, Bolsonaro usou falas de Alckmin que, atualmente, são “temporalmente incompatíveis” com os processos judiciais do petista e que induzem o eleitor a acreditar que Alckmin não apoia Lula neste pleito.

O vídeo eleitoral da campanha de Bolsonaro mostra uma declaração de Alckmin de cinco anos atrás. “Depois de ter quebrado o Brasil, Lula diz que quer voltar ao poder”, disse o candidato a vice de Lula. “Ele quer voltar à cena do crime. Está também em suas mãos evitar que a corrupção e a roubalheira voltem a comandar o país.”

Em sua decisão, a magistrada acrescenta que “não é atípico que lideranças políticas, outrora contrárias a determinados projetos, passem a defendê-los, e vice-versa. Também não foge ao corriqueiro que antigos aliados políticos se tornem adversários e que antigos concorrentes se tornem parceiros”.

Assim, o conteúdo veiculado pelo presidente não possui fatos “sabidamente inverídicos”, um pressuposto necessário para o uso do direito de resposta. A decisão da ministra ainda vai ser analisada por outros ministros da Corte Eleitoral.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador Amin aceita emenda para limitar benefícios do PL da Dosimetria aos condenados do 8 de janeiro
Relator ajusta projeto para esclarecer aplicação exclusiva aos atos de 2023 e evitar extensão a outros crimes
CCJ aprova PL da Dosimetria, e plenário pode votar nesta quarta
Projeto reduz penas de Bolsonaro e outros condenados por atos golpistas, gerando polêmica
Senado deve rejeitar integralmente o PL da Dosimetria, defende Alessandro Vieira
Relator do PL Antifacção considera insuficientes emendas ao texto vindo da Câmara e alerta para riscos de impunidade em crimes graves
Polícia Federal realiza buscas contra deputado por suspeita de corrupção
Operação Igapó investiga organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos
Ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido a exame pericial na quarta-feira
Moraes determinará autorização para procedimento cirúrgico após análise de peritos da PF
Jerônimo Rodrigues Fica Fora do Top 10 de Governadores Mais Bem Avaliados
Pesquisa AtlasIntel destaca desempenho de outros mandatários, enquanto governador da Bahia não figura na lista
Carregando..