Podemos e PSC anunciam fusão; na Bahia, novo partido terá dois deputados

A incorporação vai ser formalizada em convenção marcada para o início de dezembro
Por: Brado Jornal 23.nov.2022 às 16h00
Podemos e PSC anunciam fusão; na Bahia, novo partido terá dois deputados
Foto: Divulgação

O Podemos e PSC anunciaram, nesta terça-feira (22), que farão uma fusão partidária. A sigla manterá o nome Podemos e adotará o número de urna do PSC: 20.

A incorporação vai ser formalizada em convenção marcada para o início de dezembro. Com a junção, Podemos e PSC terão, em 2023, uma bancada de 18 deputados federais e 7 senadores. Será a oitava maior bancada da Câmara.

Nas eleições de outubro, o PSC não atingiu a cláusula de barreira, regra que estipula a quantidade mínima de parlamentares e de votos em todo o país que um partido precisa obter para manter acesso a determinadas verbas e direitos.

Na Bahia, o partido será presidido pelo ex-deputado estadual Heber Santana. Na eleição deste ano, o PSC e o Podemos apoiaram o candidato ACM Neto (União) no primeiro turno na disputa ao governo estadual, mas o primeiro  rompeu e aderiou à campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) na segunda etapa do pleito.

Após a fusão, não se sabe como se posicionará a nova sigla, mas a tendência é que fique na base de Jerônimo Rodrigues, já que Heber Santana apoiou o petista no segundo turno das eleições estaduais.

Na Bahia, o PSC elegeu Laerte do Vando para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e o Podemos conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados com Raimundo da Costa. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes nega pedido de Zambelli para reativação de suas redes sociais
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral encaminhou caso para o Ministério Público Eleitoral e determinou multa diária caso a deputada publique novos "ataques à Justiça"
Recuperação de Lula após cirurgia está dentro da normalidade, diz boletim
Há duas semanas, Lula passou por uma cirurgia para a retirada de uma lesão na laringe
Conselheiro de segurança dos EUA se encontra com Lula, em Brasília
Jake Sullivan vai se encontrar com militar de confiança de Bolsonaro e com o presidente eleito
Rui Costa é favorito para assumir Casa Civil na gestão Lula
O nome governador da Bahia, Rui Costa (PT), ganhou força nessa reta final do governo de transição como um dos favoritos para assumir a Casa Civil no governo Lula.
Jovem tem rosto cortado durante viagem de ônibus na Bahia: ‘Violência gratuita’
Em suas redes sociais, Stefani Firmino deu detalhes sobre o ocorrido e pediu por rigor nas investigações; uma faca foi encontrada com uma passageira e enviada para a perícia
Bolsonaro chora durante evento das Forças Armadas; assista
Jair Bolsonaro chorou hoje durante evento de apresentação de oficiais das Forças Armadas recém promovidos, realizado nesta segunda-feira
Carregando..