Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira

Pedido de vista coletivo foi acatado
Por: Brado Jornal 24.nov.2022 às 13h32
Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira
Divulgação

Com pedido de vista coletiva acatado, a votação do projeto de lei que flexibiliza regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, marcada para hoje (24) na Comissão de Agricultura (CRA), foi adiada para a próxima terça-feira (29).

O PL 1.459/2022 trata da pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação, exportação, destinação final e fiscalização de agrotóxicos. Desde o início da tramitação na comissão, a matéria é fruto de ampla divergência entre os senadores.

O relator do projeto e presidente do colegiado, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), já havia lido seu relatório, mas, após pedidos para ampliação do debate, apresentou novamente seu parecer hoje.

Entre as medidas previstas no substitutivo estão a concentração do poder decisório sobre os agrotóxicos no Ministério da Agricultura e a alteração da nomenclatura agrotóxico, que passaria a ser chamada, na legislação, de pesticida.

O texto prevê ainda a fixação de prazo para a obtenção de registros desse tipo de produto no Brasil — com possibilidade de licenças temporárias quando não cumpridos prazos pelos órgãos competentes — e a suavização da classificação explícita de produtos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.

“Hoje demora-se, em média, oito ou até dez anos para a autorização de um novo princípio ativo. É um tempo muito longo para produtos mais modernos, seguros e eficazes entrarem no mercado. A nova lei prevê um prazo máximo de dois anos para que um novo produto seja analisado”, destacou Gurgacz.

Durante a reunião de hoje, o senador lembrou que estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de usuários de pesticidas, ficando atrás de países como Japão, Coréia do Sul, Alemanha, França, Itália e o Reino Unido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PGR apoia fim do sigilo sobre pagamentos de Vorcaro
André Mendonça libera nova frente do caso Master após parecer da procuradoria e pedido de Alexandre de Moraes às vésperas de julgamento no STF
PF pediu a Mendonça dados de Vorcaro a quem tem foro
Ofício de março pede autorização para o Coaf enviar relatórios com pagamentos a autoridades; ministro ainda não respondeu no processo
Zanin recebe conteúdo do celular de Vorcaro
Polícia Federal entrega cópia integral do aparelho apreendido na Compliance Zero um dia antes do julgamento no plenário
Aliado de Jerônimo apoia Angelo Coronel
Prefeito de Guanambi, Nal Azevedo, grava vídeo pela reeleição do senador da chapa de ACM Neto, mas mantém nomes do governador em outras disputas
Dino vê Cezinha vendendo influência sobre cortes
Ministro do STF autoriza buscas da PF contra o deputado do PL e a advogada Valéria Linhares e afirma que o mandato era usado para criar a ideia de acesso a tribunais superiores
STF discute presença de Moraes e Mendonça na sessão
Quórum, possível pedido de vista e eventual adiamento entram no debate às vésperas do julgamento sobre o relatório da Polícia Federal
Carregando..