Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira

Pedido de vista coletivo foi acatado
Por: Brado Jornal 24.nov.2022 às 13h32
Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira
Divulgação

Com pedido de vista coletiva acatado, a votação do projeto de lei que flexibiliza regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, marcada para hoje (24) na Comissão de Agricultura (CRA), foi adiada para a próxima terça-feira (29).

O PL 1.459/2022 trata da pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação, exportação, destinação final e fiscalização de agrotóxicos. Desde o início da tramitação na comissão, a matéria é fruto de ampla divergência entre os senadores.

O relator do projeto e presidente do colegiado, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), já havia lido seu relatório, mas, após pedidos para ampliação do debate, apresentou novamente seu parecer hoje.

Entre as medidas previstas no substitutivo estão a concentração do poder decisório sobre os agrotóxicos no Ministério da Agricultura e a alteração da nomenclatura agrotóxico, que passaria a ser chamada, na legislação, de pesticida.

O texto prevê ainda a fixação de prazo para a obtenção de registros desse tipo de produto no Brasil — com possibilidade de licenças temporárias quando não cumpridos prazos pelos órgãos competentes — e a suavização da classificação explícita de produtos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.

“Hoje demora-se, em média, oito ou até dez anos para a autorização de um novo princípio ativo. É um tempo muito longo para produtos mais modernos, seguros e eficazes entrarem no mercado. A nova lei prevê um prazo máximo de dois anos para que um novo produto seja analisado”, destacou Gurgacz.

Durante a reunião de hoje, o senador lembrou que estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de usuários de pesticidas, ficando atrás de países como Japão, Coréia do Sul, Alemanha, França, Itália e o Reino Unido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TSE analisa nesta quarta-feira ordem sobre posts da padroeira
Plenário virtual examina decisão de André Mendonça que mandou retirar conteúdos ligando Flávio Bolsonaro a Nossa Senhora Aparecida
X pede análise individual de posts sobre Nossa Senhora
Empresa diz que lista misturou notícias, opiniões e perguntas e que juiz deve apontar o que é ilícito
Fotos e mensagens revelam almoço de Vorcaro para Moraes
Banqueiro escolheu caviar, vieiras, wagyu e vinhos raros em hotel de Campos do Jordão e pediu para não ter o nome citado
Lula informa que não vai participar do debate da Globo nesta quinta
Confirmados Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Augusto Cury e Romeu Zema; encontro começa às 21h30, após o Jornal Nacional
Empresário doa R$ 10 trilhões para campanha de candidato a deputado em Santa Catarina
Valor foi registrado no TSE como doação via Pix único; candidato é ex-prefeito de Camboriú e sofreu acidente recente
Carregando..