Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira

Pedido de vista coletivo foi acatado
Por: Brado Jornal 24.nov.2022 às 13h32
Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira
Divulgação

Com pedido de vista coletiva acatado, a votação do projeto de lei que flexibiliza regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, marcada para hoje (24) na Comissão de Agricultura (CRA), foi adiada para a próxima terça-feira (29).

O PL 1.459/2022 trata da pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação, exportação, destinação final e fiscalização de agrotóxicos. Desde o início da tramitação na comissão, a matéria é fruto de ampla divergência entre os senadores.

O relator do projeto e presidente do colegiado, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), já havia lido seu relatório, mas, após pedidos para ampliação do debate, apresentou novamente seu parecer hoje.

Entre as medidas previstas no substitutivo estão a concentração do poder decisório sobre os agrotóxicos no Ministério da Agricultura e a alteração da nomenclatura agrotóxico, que passaria a ser chamada, na legislação, de pesticida.

O texto prevê ainda a fixação de prazo para a obtenção de registros desse tipo de produto no Brasil — com possibilidade de licenças temporárias quando não cumpridos prazos pelos órgãos competentes — e a suavização da classificação explícita de produtos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.

“Hoje demora-se, em média, oito ou até dez anos para a autorização de um novo princípio ativo. É um tempo muito longo para produtos mais modernos, seguros e eficazes entrarem no mercado. A nova lei prevê um prazo máximo de dois anos para que um novo produto seja analisado”, destacou Gurgacz.

Durante a reunião de hoje, o senador lembrou que estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de usuários de pesticidas, ficando atrás de países como Japão, Coréia do Sul, Alemanha, França, Itália e o Reino Unido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Luciano Ribeiro assume vaga na Assembleia Legislativa da Bahia
Sucessor de Alan Sanches toma posse em cerimônia na ALBA e promete honrar o legado do colega falecido
Moraes arquiva inquérito contra delegados da PF em caso de blitze da PRF em 2022
Ministro do STF segue parecer da PGR e encerra apuração por falta de indícios de crime contra policiais federais envolvidos nas operações do segundo turno
Milhares nas ruas: MBL trava Faria Lima em protesto contra escândalos do Banco Master e blindagem de Toffoli
Gritos de ordem ecoaram pela região, cobrando transparência, punição aos responsáveis por supostas fraudes bilionárias e o fim da impunidade que, segundo os manifestantes, protege os envolvidos.
Lúcio Vieira Lima ironiza ACM Neto e afirma que ele “não será governador”
Presidente de honra do MDB-BA diz que oposicionista repete “a mesma ladainha” e que Jerônimo Rodrigues vencerá em 2026 com força de Lula
Santa Catarina sanciona lei que proíbe cotas raciais em universidades
Governador Jorginho Mello (PL) sanciona projeto aprovado pela Assembleia Legislativa; medida extingue reserva de vagas por raça ou cor em instituições estaduais de ensino superior
Flávio Bolsonaro convida Rogério Marinho para coordenar pré-campanha no Nordeste
Senador do PL-RJ busca fortalecer presença em região onde Lula lidera com mais de 60% das intenções de voto, segundo pesquisa Genial/Quaest; escolha feita a pedido de Jair Bolsonaro
Carregando..