Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira

Pedido de vista coletivo foi acatado
Por: Brado Jornal 24.nov.2022 às 13h32
Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira
Divulgação

Com pedido de vista coletiva acatado, a votação do projeto de lei que flexibiliza regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, marcada para hoje (24) na Comissão de Agricultura (CRA), foi adiada para a próxima terça-feira (29).

O PL 1.459/2022 trata da pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação, exportação, destinação final e fiscalização de agrotóxicos. Desde o início da tramitação na comissão, a matéria é fruto de ampla divergência entre os senadores.

O relator do projeto e presidente do colegiado, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), já havia lido seu relatório, mas, após pedidos para ampliação do debate, apresentou novamente seu parecer hoje.

Entre as medidas previstas no substitutivo estão a concentração do poder decisório sobre os agrotóxicos no Ministério da Agricultura e a alteração da nomenclatura agrotóxico, que passaria a ser chamada, na legislação, de pesticida.

O texto prevê ainda a fixação de prazo para a obtenção de registros desse tipo de produto no Brasil — com possibilidade de licenças temporárias quando não cumpridos prazos pelos órgãos competentes — e a suavização da classificação explícita de produtos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.

“Hoje demora-se, em média, oito ou até dez anos para a autorização de um novo princípio ativo. É um tempo muito longo para produtos mais modernos, seguros e eficazes entrarem no mercado. A nova lei prevê um prazo máximo de dois anos para que um novo produto seja analisado”, destacou Gurgacz.

Durante a reunião de hoje, o senador lembrou que estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de usuários de pesticidas, ficando atrás de países como Japão, Coréia do Sul, Alemanha, França, Itália e o Reino Unido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF pode agir sobre vídeo de IA de Bolsonaro
Ministros avaliam intervenção caso Justiça Eleitoral não puna material sintético
Tereza Cristina indica disposição para ser vice de Flávio
Senadora do PP muda de posição e admite compor chapa; decisão depende de Ciro Nogueira
Kim Kataguiri desafia Jair Renan Bolsonaro a debate e aumenta tensão entre direita e bolsonarismo
Deputado do Partido Missão propõe confronto no podcast Inteligência Ltda e recupera conflito familiar antigo
Coronel detona Jerônimo por “desespero”, cobra “ponte dos sonhos” e aponta insegurança como ferida estrutural da Bahia
Coronel, que migrou há quatro meses para o Republicanos a convite de Hugo Motta e do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas
Nikolas Ferreira articula movimento próprio e pode deixar o PL
Deputado mineiro amplia atuação política enquanto especulações sobre uma eventual mudança de partido seguem sem confirmação oficial
PF pede inquérito contra Lulinha por suspeita de tráfico de influência
Solicitação cita contatos com gabinete presidencial e envolve cannabis medicinal
Carregando..