Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira

Pedido de vista coletivo foi acatado
Por: Brado Jornal 24.nov.2022 às 13h32
Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira
Divulgação

Com pedido de vista coletiva acatado, a votação do projeto de lei que flexibiliza regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, marcada para hoje (24) na Comissão de Agricultura (CRA), foi adiada para a próxima terça-feira (29).

O PL 1.459/2022 trata da pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação, exportação, destinação final e fiscalização de agrotóxicos. Desde o início da tramitação na comissão, a matéria é fruto de ampla divergência entre os senadores.

O relator do projeto e presidente do colegiado, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), já havia lido seu relatório, mas, após pedidos para ampliação do debate, apresentou novamente seu parecer hoje.

Entre as medidas previstas no substitutivo estão a concentração do poder decisório sobre os agrotóxicos no Ministério da Agricultura e a alteração da nomenclatura agrotóxico, que passaria a ser chamada, na legislação, de pesticida.

O texto prevê ainda a fixação de prazo para a obtenção de registros desse tipo de produto no Brasil — com possibilidade de licenças temporárias quando não cumpridos prazos pelos órgãos competentes — e a suavização da classificação explícita de produtos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.

“Hoje demora-se, em média, oito ou até dez anos para a autorização de um novo princípio ativo. É um tempo muito longo para produtos mais modernos, seguros e eficazes entrarem no mercado. A nova lei prevê um prazo máximo de dois anos para que um novo produto seja analisado”, destacou Gurgacz.

Durante a reunião de hoje, o senador lembrou que estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de usuários de pesticidas, ficando atrás de países como Japão, Coréia do Sul, Alemanha, França, Itália e o Reino Unido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador mineiro critica indicação de Messias ao Supremo por apoio a Dino em bloqueio de emendas
Viana avalia que parecer do chefe da AGU gerou 'insatisfação muito grande' no Congresso e exige retratação na sabatina
STF impõe sigilo total em processo de Daniel Vorcaro sobre competência da Justiça Federal
Daniel Vorcaro foi detido no dia 17 de novembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando tentava embarcar para os Emirados Árabes Unidos.
Filhos de Bolsonaro declaram guerra aberta a Michelle menos de 15 dias após prisão do ex-presidente
Flávio, Eduardo e Carlos acusam ex-primeira-dama de desrespeitar decisão de Jair Bolsonaro ao sabotar aliança no Ceará; PL marca reunião de emergência para conter avanço dela
Morte de influencer conhecida como 'Barbie humana' é considerada acidental por overdose de cocaína, concluem IML e Polícia Civil
Laudo aponta infarto após consumo da droga em residência de defensor público na Zona Oeste de São Paulo; investigação descarta crime e inquérito será encerrado nesta semana
Contran aprova novas regras que facilitam a obtenção da CNH sem autoescola obrigatória
Mudança permite redução de até 80% no custo e maior liberdade ao candidato
O embate de Michelle: a jogada que abala a família Bolsonaro
Disputa interna no PL expõe tensões entre ex-primeira-dama e herdeiros do ex-presidente pelo controle de alianças eleitorais
Carregando..