Vice-líder do governo na Câmara quer explicação de Moraes sobre censura nas redes sociais

Requerimento do deputado Sanderson convida presidente do TSE a esclarecer suspensão de perfis de parlamentares
Por: Brado Jornal 24.nov.2022 às 14h25
Vice-líder do governo na Câmara quer explicação de Moraes sobre censura nas redes sociais
Divulgação

Vice-líder do governo na Câmara, o deputado federal Sanderson (PL-RS) quer esclarecimentos do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre a censura de parlamentares nas redes sociais. O deputado protocolou, junto à Comissão de Segurança Pública da Casa, um requerimento para que o ministro seja convidado a esclarecer o que motivou a suspensão de perfis de membros do colegiado. “Enquanto parlamentares, não podemos permitir silentes que a liberdade de expressão de nossos pares em suas redes sociais seja tolhida sem qualquer tipo de motivação hábil”, defendeu Sanderson no texto. O vice-líder do governo destacou que três membros da comissão tiveram seus redes sociais censuradas a pedido de Moraes:  Coronel Tadeu (PL), José Medeiros (PL) e Major Vitor Hugo  (PL). “Ministro do TSE, que deveria garantir e preservar o direito de expressão, liberdade e direito de fala, é quem está fazendo o tolhimento de três deputados”, afirmou Sanderson, em vídeo encaminhado à reportagem. A expectativa é que o requerimento seja apreciado na próxima semana pela Comissão de Segurança Pública. Como a Jovem Pan mostrou, Coronel Tadeu e Major Vitor Hugo tiveram suas contas no Twitter suspensas em 6 de novembro. Na ocasião, a rede social não forneceu detalhes sobre a suspensão, mas exibia a seguinte mensagem para quem acessava os dois perfis: “A conta foi retida no Brasil em resposta a uma exigência legal”. Além deles, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também teve suas contas suspensas na mesma semana, assim como o vereador Nikolas Ferreira (PL-MG). Até a publicação desta reportagem, as contas dos parlamentares citados permanecem suspensas no Twitter.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-ministro Aldo Rebelo anuncia candidatura à Presidência pelo Democracia Cristã em 2026
Ex-aliado de Lula critica governo atual, defende anistia ampla e apresenta plataforma dos “4Rs”
Laudo revela grave apneia do sono em Jair Bolsonaro durante período na prisão
Um exame médico submetido pela defesa de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que o ex-mandatário registrou 514 interrupções respiratórias em uma única noite enquanto estava sob custódia.
Governador da Bahia atribui alto endividamento a bloqueios no governo Bolsonaro
Jerônimo defende empréstimos como compensação por perdas federais e destaca equilíbrio fiscal do estado
Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula
Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).
Prefeito anuncia aumento na passagem de ônibus de Salvador para 2026
Subsídio aprovado pela Câmara adia reajuste, mas prefeito confirma elevação no próximo ano
Operação Compliance Zero amplia investigação sobre Banco Master e evidencia ausência de posicionamento de lideranças do PL
O caso passou a ter repercussão política após a identificação de relações institucionais e pessoais entre investigados e agentes públicos ligados ao governo federal anterior, especialmente no âmbito do Partido Liberal (PL)
Carregando..