PF abre inquérito para investigar situação de ianomâmis

A ordem foi dada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino
Por: Brado Jornal 25.jan.2023 às 17h02
PF abre inquérito para investigar situação de ianomâmis
Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito policial para apurar suspeitas de crimes de genocídio, omissão de socorro e danos ambientais, além de outros crimes conexos, em terras indígenas ianomâmis. Quem ficará com o caso — que está em sigilo — é a Superintendência Regional da PF em Roraima.

A abertura da investigação acontece após determinação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Na segunda-feira 23, Dino encaminhou ofício solicitando as investigações.

“Desse modo, ante o incentivo político a garimpos ilegais em terras indígenas, o abandono no que tange à disponibilização de ações e serviços de saúde, bem como a ausência de estratégias para a garantia da segurança militar dos ianomâmis, determino a essa Polícia Federal a instauração de procedimento de investigação da autoria de cometimento, em tese, dos crimes de genocídio, de omissão de socorro, e dos crimes ambientais, além de outros crimes a serem apurados pela autoridade policial”, escreveu o ministro, no ofício.


Políticas públicas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu, no domingo 22, as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre suposto descaso de seu governo com populações indígenas. Em uma postagem no Telegram, Bolsonaro classificou as afirmações de Lula como “mais uma farsa da esquerda”.

“Os cuidados com a saúde indígena são uma das prioridades do governo federal”, observou Bolsonaro. “De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS.”

O texto cita ainda a adoção do protocolo sanitário de entrada em territórios indígenas e 20 ações de saúde, entre 2020 e 2022, nas quais foram feitos mais de 60 mil atendimentos, incluindo consultas com clínicos gerais e especialistas.

Entre as regiões atendidas estão o Alto Rio Negro, Vale do Javari, Leste de Roraima, Ianomâmi, Amapá e Norte do Pará, Xavante, Araguaia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Alto Rio Juruá, Kayapo do Pará, Guama Tocantins e Alto Rio Solimões.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto tem pré-lançamento de chapa em Feira de Santana com multidão e nomes de peso
Evento marca o início da campanha para as eleições de 2026 na Bahia, com anúncio de Zé Cocá como vice e nomes fortes para o Senado.
Pacote de bondades de Lula soma R$ 403,2 bi em ano eleitoral
Governo destina bilhões em programas sociais, habitação e crédito para elevar popularidade do presidente em ano de reeleição
Zé Cocá participa de primeiro evento após ser escolhido vice de ACM Neto
Prefeito de Jequié aparece ao lado de Angelo Coronel e Elinaldo em Camaçari durante corrida contra violência à mulher
Vereador Decinho deixa PT e apoia ACM Neto em 2026
Principal nome do PT em Lauro de Freitas anuncia rompimento com Jerônimo Rodrigues
Valdemar Costa Neto afirma que Eduardo Bolsonaro não retorna ao Brasil se Flávio não vencer as eleições
Presidente do PL declara que a vitória eleitoral é necessária “não só por causa do Eduardo, mas para tocar o país para frente” e dar continuidade ao projeto político.
Michelle nega ter recebido vídeo gravado por Eduardo na CPAC
Ex-primeira-dama afirma que não houve envio de material e garante cumprimento de todas as medidas judiciais
Carregando..