PF abre inquérito para investigar situação de ianomâmis

A ordem foi dada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino
Por: Brado Jornal 25.jan.2023 às 17h02
PF abre inquérito para investigar situação de ianomâmis
Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito policial para apurar suspeitas de crimes de genocídio, omissão de socorro e danos ambientais, além de outros crimes conexos, em terras indígenas ianomâmis. Quem ficará com o caso — que está em sigilo — é a Superintendência Regional da PF em Roraima.

A abertura da investigação acontece após determinação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Na segunda-feira 23, Dino encaminhou ofício solicitando as investigações.

“Desse modo, ante o incentivo político a garimpos ilegais em terras indígenas, o abandono no que tange à disponibilização de ações e serviços de saúde, bem como a ausência de estratégias para a garantia da segurança militar dos ianomâmis, determino a essa Polícia Federal a instauração de procedimento de investigação da autoria de cometimento, em tese, dos crimes de genocídio, de omissão de socorro, e dos crimes ambientais, além de outros crimes a serem apurados pela autoridade policial”, escreveu o ministro, no ofício.


Políticas públicas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu, no domingo 22, as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre suposto descaso de seu governo com populações indígenas. Em uma postagem no Telegram, Bolsonaro classificou as afirmações de Lula como “mais uma farsa da esquerda”.

“Os cuidados com a saúde indígena são uma das prioridades do governo federal”, observou Bolsonaro. “De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS.”

O texto cita ainda a adoção do protocolo sanitário de entrada em territórios indígenas e 20 ações de saúde, entre 2020 e 2022, nas quais foram feitos mais de 60 mil atendimentos, incluindo consultas com clínicos gerais e especialistas.

Entre as regiões atendidas estão o Alto Rio Negro, Vale do Javari, Leste de Roraima, Ianomâmi, Amapá e Norte do Pará, Xavante, Araguaia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Alto Rio Juruá, Kayapo do Pará, Guama Tocantins e Alto Rio Solimões.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Angelo Coronel aciona Ministério Público Eleitoral contra deepfake do candidato Flávio Bolsonaro que circula na Bahia
O Senador que relatou o PL contra as Fake News, pede apuração urgente e punição dos responsáveis antes do segundo turno.
Vorcaro diz ter pago R$ 30 milhões em filme sobre Lula para obter fundos de pensão
Relato consta de anexo de delação rejeitada pela PGR, segundo a Veja; o presidente nega ter pedido ou recebido qualquer valor
Paes aceita decisão da Justiça, admite derrota e Ruas deve ser proclamado governador do Rio
TSE anulou 274 mil votos de Garotinho nesta quinta (8). À noite, o STF recusou suspender o julgamento. No sábado, o TRE-RJ retotaliza os votos antes da proclamação formal
MPF investiga prefeito de João Dourado por suspeitas envolvendo Fundeb e SUS
Inquérito apura possíveis irregularidades em credenciamentos, suspeita de conluio e desvio de recursos federais e envolve Diamerson Cardoso Dourado e três empresas
Jerônimo diz, em Jaguaquara, que prioridade será das cidades cujos prefeitos o apoiaram
Fala ocorreu em visita na quarta-feira (7), após questionamento sobre Jequié; registro circula um dia depois da confirmação da reeleição
Flávio abre 5,6 pontos sobre Lula, diz AtlasIntel
Nos votos válidos do segundo turno, o senador marca 52,8%, e o presidente, 47,2%. No total, a vantagem é de 51,1% a 45,7%, fora da margem de erro
Carregando..