Dino entrega a Lula “pacote da democracia” e propõe Guarda Nacional no DF

As medidas devem ser enviadas ao Congresso em fevereiro, segundo o ministro.
Por: Brado Jornal 27.jan.2023 às 06h35
Dino entrega a Lula “pacote da democracia” e propõe Guarda Nacional no DF
FOTO: LÉO OLIVEIRA

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, entregou nesta quinta-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um pacote com medidas legislativas em resposta aos ataques de 8 de janeiro, incluindo a proposta de criação de uma Guarda Nacional para atuar na segurança dos Três Poderes e uma medida provisória sobre a atuação das plataformas na internet.


Batizado pelo ministro de “pacote da democracia”, as propostas também envolverão o aumento de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito e formas de agilizar a perda de bens de pessoas e empresas que participem de atos antidemocráticos. As medidas devem ser enviadas ao Congresso em fevereiro, segundo o ministro.


“Hoje estive com o presidente da República, entreguei a ele um breve resumo dos projetos que estamos debatendo no âmbito do pacote da democracia, haverá um aprofundamento posterior para que, já no início do período legislativo, o presidente possa conversar com os outros Poderes e ver o destino desses projetos que foram elaborados aqui no Ministério da Justiça”, disse Dino a jornalistas na sede da pasta em Brasília.



“São quatro ideias. Uma emenda constitucional relativa à Guarda Nacional, uma medida provisória sobre internet e dois projetos de lei: um trata sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito, aumentando penas e criando alguns crimes novos, como, por exemplo, atentar contra a vida do presidente da República, do presidente do Supremo, do presidente da Câmara…. e há outro projeto de lei relativo à agilização da perda de bens para quem participa de crimes contra o Estado Democrático de Direito.”


Na entrevista coletiva, Dino afirmou que a criação de uma Guarda Nacional não visa a federalização da segurança pública do Distrito Federal e que, pela proposta elaborada, a força atuaria somente nas áreas dos Três Poderes, com o governo do DF responsável pela segurança no restante do território.


Na véspera, em entrevista à TV Brasil, Dino havia dito que Lula pediu a elaboração de uma proposta sobre uma Guarda Nacional permanente, por entender que a atual Força Nacional de Segurança Pública, de caráter temporário, não atende as necessidades. Ele disse à emissora pública que, além da segurança das áreas dos Três Poderes, a guarda poderia atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação.

As falhas na prevenção e na repressão por parte da segurança pública do Distrito Federal e de forças federais, como o Exército, contra os atos de vandalismo contra o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) facilitaram os ataques de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro aos Poderes, em 8 de janeiro, pedindo um golpe militar contra Lula.


PLATAFORMAS


Antes da coletiva, em fala de abertura de reunião com os secretários de Segurança Pública dos Estados, Dino abordou a questão da atuação das plataformas na internet e disse que o governo buscará formas de impor obrigações legais a essas empresas.


“Isso deve se dar, obviamente, com muito cuidado para proteger a sagrada liberdade de expressão consignada na Constituição, mas não pode ser um vale tudo”, disse.


“Nenhuma liberdade é absoluta, porque se ela fosse absoluta conduziria à sua própria morte. Nem a liberdade de expressão é absoluta, porque não existe liberdade de expressão para quem comete crime, não existe liberdade de expressão para quem quer destruí-la.”


De acordo com Dino, as propostas apresentadas serão alvo de análise e discussão de outras áreas do governo antes do envio ao Congresso por Lula. “O presidente Lula, quando considerar oportuno, vai encaminhar ao Congresso Nacional, provavelmente no mês de fevereiro”, disse.


O ministro ainda garantiu que haverá uma “operação complexa” na capital federal para assegurar a segurança das cerimônias de início dos anos do Legislativo e Judiciário, em 1º de fevereiro, quando parlamentares tomarão posse e serão eleitos os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado pelos próximos dois anos.


Na véspera, a Polícia do Senado encaminhou ofício ao interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Capelli, solicitando reforço de policiamento nas imediações do Congresso para os dias 1º e 2 de fevereiro.


(Reportagem de Ricardo Brito, em Brasília, e Eduardo Simões, em São PauloEdição de Pedro Fonseca)



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Homem com camisa do Hamas distribui panfletos em audiência da Câmara sobre crise humanitária em Gaza
Comissão de Legislação Participativa discutia a crise humanitária vivida na Faixa de Gaza
Zambelli denuncia ao TCU e ao MPF megalicitação suspeita do governo Lula
Todas as agências vencedoras de acordo com a reportagem, possuem ligação com algum ministro ou alguém ligado ao Presidente Lula.
Diego Castro acusa governo do Estado de não apoiar atletas baianos
Em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado citou o pugilista Keno Marley como exemplo
Eduardo Bolsonaro tem contas bloqueadas por dívida de R$ 1 mil
Decisão ocorreu por conta de uma dívida de advogado
Jornalista do Twitter Files Brasil considera ação da AGU uma ‘vergonha nacional’
Governo Lula pediu investigação contra Shellenberger por divulgar documentos sigilosos
Lula critica orçamento da Embrapa e cobra Haddad: 'falou bonito, mas não de dinheiro'
Presidente disse ser 'irresponsabilidade' faltar R$ 1 mi para um estudo do órgão
Carregando..