Comissão da Câmara pode convocar audiência sobre censura

Devem ser ouvidas pessoas que tiveram perfis bloqueados ou foram censuradas
Por: Brado Jornal 17.mar.2023 às 16h24
Comissão da Câmara pode convocar audiência sobre censura

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO), integrante da recém-criada Comissão de Comunicação da Câmara Federal, protocolou um requerimento para convocar uma audiência pública sobre censura. “Nunca se viu no Brasil uma perseguição política como estamos vendo agora. Nós estamos testemunhando pessoas sendo presas pelas suas opiniões”, declarou, ao comunicar o requerimento.

Ele pretende convocar jornalistas e comunicadores que foram censurados, com bloqueio de perfis em redes sociais ou meios de comunicação, por suas opiniões conservadores. Nos últimos anos, desde a abertura do inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2019, dezenas de pessoas passaram a ser investigadas. Houve prisões e bloqueios de perfis de jornalistas e deputados.

Entre as pessoas que devem ser convidadas para a audiência pública, citou o ex-ministro Marco Aurélio Mello, o jurista Ives Gandra Martins, o jornalista Allan dos Santos, Bárbara Destefani, da página Te Atualizei, Zoe Martins, comentarista demitida da Jovem Pan, e Ana Paula Henkel, colunista do Revista Oeste.

“Qualquer opinião que não se enquadre no que a esquerda acha que adequado, apropriado, é automaticamente considerado um crime, fake news, e as pessoas estão tendo suas vidas destruídas, sua liberdade de expressão completamente cerceada”, declarou Gayer.

Ele também afirmou que representantes das principais redes sociais também serão chamados para falar sobre os procedimentos usados para banir um perfil e como decidem o que é fake news.

O requerimento do deputado será votado na comissão, presidida por Amaro Neto (Republicanos/ES). Se aprovado, a data da audiência pública será marcada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Quaest: Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro, 34%
Levantamento de 24 a 27 de setembro aponta fim do empate técnico no primeiro turno; segundo turno entre os dois fica empatado em 42%
Ata do debate da Globo prevê convite a Renan Santos se Lula desistir
Documento assinado pelas campanhas deixa a cargo da emissora chamar o candidato da Missão; até agora ele não foi convidado
Mensagens apontam proximidade entre Vorcaro e Hugo Motta: “queria estar em Mônaco com você”
Diálogos no celular do ex-banqueiro falam de viagens, camarote e empréstimo de R$ 22 milhões à empresa da cunhada; deputado nega ilícito
Zema diz que vai até o último minuto e descarta desistir da Presidência
Em Ipatinga, candidato do Novo fala em compromisso com o partido, comenta rumores sobre Nikolas e apresenta propostas de trabalho, STF e Petrobras
Da venda da Ebal ao Banco Master, três figuras do poder baiano passam pela mesma história, cada uma em seu compartimento
O conselheiro: Otto Alencar não participou do leilão, mas sua relação com a Ebal vem de antes: presidiu o Conselho de Administração da empresa, cuja atuação também foi examinada pela CPI aberta na Assembleia em 2007
Lewandowski chamou Vorcaro para posse no Ministério da Justiça
Mensagens no celular do ex-banqueiro registram convite, encontro em São Paulo e troca de números após a cerimônia
Carregando..