Comissão da Câmara pode convocar audiência sobre censura

Devem ser ouvidas pessoas que tiveram perfis bloqueados ou foram censuradas
Por: Brado Jornal 17.mar.2023 às 16h24
Comissão da Câmara pode convocar audiência sobre censura

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO), integrante da recém-criada Comissão de Comunicação da Câmara Federal, protocolou um requerimento para convocar uma audiência pública sobre censura. “Nunca se viu no Brasil uma perseguição política como estamos vendo agora. Nós estamos testemunhando pessoas sendo presas pelas suas opiniões”, declarou, ao comunicar o requerimento.

Ele pretende convocar jornalistas e comunicadores que foram censurados, com bloqueio de perfis em redes sociais ou meios de comunicação, por suas opiniões conservadores. Nos últimos anos, desde a abertura do inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2019, dezenas de pessoas passaram a ser investigadas. Houve prisões e bloqueios de perfis de jornalistas e deputados.

Entre as pessoas que devem ser convidadas para a audiência pública, citou o ex-ministro Marco Aurélio Mello, o jurista Ives Gandra Martins, o jornalista Allan dos Santos, Bárbara Destefani, da página Te Atualizei, Zoe Martins, comentarista demitida da Jovem Pan, e Ana Paula Henkel, colunista do Revista Oeste.

“Qualquer opinião que não se enquadre no que a esquerda acha que adequado, apropriado, é automaticamente considerado um crime, fake news, e as pessoas estão tendo suas vidas destruídas, sua liberdade de expressão completamente cerceada”, declarou Gayer.

Ele também afirmou que representantes das principais redes sociais também serão chamados para falar sobre os procedimentos usados para banir um perfil e como decidem o que é fake news.

O requerimento do deputado será votado na comissão, presidida por Amaro Neto (Republicanos/ES). Se aprovado, a data da audiência pública será marcada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado aprova PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz jornada para 40 horas
Texto foi aprovado em dois turnos por 75 votos a 1 e segue para promulgação; transição de 14 meses e garantia de dois dias de descanso semanal sem redução de salário
Pesquisa Quaest mostra Flávio Bolsonaro com 46% e Lula com 44% no segundo turno
Levantamento encomendado pela Globo indica empate técnico; 91% dos entrevistados dizem que a escolha é definitiva
Senado vota PEC do fim da escala 6x1 hoje
Governistas e oposição apontam votos suficientes para aprovar a redução da jornada e garantir duas folgas semanais
Candeias vota em Jerônimo mesmo com prefeito do PP alinhado a ACM Neto
No primeiro turno, Jerônimo recebeu 27.405 votos em Candeias, o equivalente a 59,29% dos votos válidos. ACM Neto ficou em segundo lugar, com 18.621 votos (40,29%).
Nicolismo: Nikolas Ferreira consolida influência e elege bancada de aliados com votações recordes no país
Além da própria votação, Nikolas ampliou a projeção de um grupo de candidatos jovens e conservadores que ele apoiou em diferentes estados
CCJ do Senado aprova PEC da Segurança
Texto segue para o plenário após votação relâmpago e é prioridade do governo Lula
Carregando..