Comissão da Câmara pode convocar audiência sobre censura

Devem ser ouvidas pessoas que tiveram perfis bloqueados ou foram censuradas
Por: Brado Jornal 17.mar.2023 às 16h24
Comissão da Câmara pode convocar audiência sobre censura

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO), integrante da recém-criada Comissão de Comunicação da Câmara Federal, protocolou um requerimento para convocar uma audiência pública sobre censura. “Nunca se viu no Brasil uma perseguição política como estamos vendo agora. Nós estamos testemunhando pessoas sendo presas pelas suas opiniões”, declarou, ao comunicar o requerimento.

Ele pretende convocar jornalistas e comunicadores que foram censurados, com bloqueio de perfis em redes sociais ou meios de comunicação, por suas opiniões conservadores. Nos últimos anos, desde a abertura do inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2019, dezenas de pessoas passaram a ser investigadas. Houve prisões e bloqueios de perfis de jornalistas e deputados.

Entre as pessoas que devem ser convidadas para a audiência pública, citou o ex-ministro Marco Aurélio Mello, o jurista Ives Gandra Martins, o jornalista Allan dos Santos, Bárbara Destefani, da página Te Atualizei, Zoe Martins, comentarista demitida da Jovem Pan, e Ana Paula Henkel, colunista do Revista Oeste.

“Qualquer opinião que não se enquadre no que a esquerda acha que adequado, apropriado, é automaticamente considerado um crime, fake news, e as pessoas estão tendo suas vidas destruídas, sua liberdade de expressão completamente cerceada”, declarou Gayer.

Ele também afirmou que representantes das principais redes sociais também serão chamados para falar sobre os procedimentos usados para banir um perfil e como decidem o que é fake news.

O requerimento do deputado será votado na comissão, presidida por Amaro Neto (Republicanos/ES). Se aprovado, a data da audiência pública será marcada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação da PF mira emendas parlamentares e atinge assessora ligada à presidência da Câmara
Arthur Lira afirmou que não existe qualquer desvio de recursos e que Tuca é servidora da Câmara vinculada à presidência da instituição.
Michelle Bolsonaro critica enfraquecimento do Legislativo após anulação de votação pela Justiça
Anulação de decisão da Câmara expõe tensões entre poderes em caso de deputada condenada
Contrato de R$ 129 milhões e voo com advogado: os laços do Banco Master com o STF
PF localiza acordo com escritório da esposa de Alexandre de Moraes e ministro Toffoli viaja em jato com defensor de executivo do banco
Governador indica deputado petista para vaga no TCE da Bahia
A nomeação de Josias Gomes preenche a lacuna deixada pelo falecimento do conselheiro Pedro Lino.
Heloísa Helena assume vaga de Glauber Braga na Câmara por seis meses
Enfermeira e ex-senadora alagoana retorna à política nacional após quase 20 anos, impulsionada por federação entre PSOL e Rede
EUA podem se tornar principal fator de instabilidade na América Latina, avalia governo brasileiro
Nova estratégia de Trump revive doutrina Monroe e preocupa diplomacia em Brasília
Carregando..