Comissão da Câmara pode convocar audiência sobre censura

Devem ser ouvidas pessoas que tiveram perfis bloqueados ou foram censuradas
Por: Brado Jornal 17.mar.2023 às 16h24
Comissão da Câmara pode convocar audiência sobre censura

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO), integrante da recém-criada Comissão de Comunicação da Câmara Federal, protocolou um requerimento para convocar uma audiência pública sobre censura. “Nunca se viu no Brasil uma perseguição política como estamos vendo agora. Nós estamos testemunhando pessoas sendo presas pelas suas opiniões”, declarou, ao comunicar o requerimento.

Ele pretende convocar jornalistas e comunicadores que foram censurados, com bloqueio de perfis em redes sociais ou meios de comunicação, por suas opiniões conservadores. Nos últimos anos, desde a abertura do inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2019, dezenas de pessoas passaram a ser investigadas. Houve prisões e bloqueios de perfis de jornalistas e deputados.

Entre as pessoas que devem ser convidadas para a audiência pública, citou o ex-ministro Marco Aurélio Mello, o jurista Ives Gandra Martins, o jornalista Allan dos Santos, Bárbara Destefani, da página Te Atualizei, Zoe Martins, comentarista demitida da Jovem Pan, e Ana Paula Henkel, colunista do Revista Oeste.

“Qualquer opinião que não se enquadre no que a esquerda acha que adequado, apropriado, é automaticamente considerado um crime, fake news, e as pessoas estão tendo suas vidas destruídas, sua liberdade de expressão completamente cerceada”, declarou Gayer.

Ele também afirmou que representantes das principais redes sociais também serão chamados para falar sobre os procedimentos usados para banir um perfil e como decidem o que é fake news.

O requerimento do deputado será votado na comissão, presidida por Amaro Neto (Republicanos/ES). Se aprovado, a data da audiência pública será marcada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nunes Marques deve liberar revisão de Bolsonaro só depois do 2º turno
A expectativa é de julgamento ainda neste ano, depois do parecer da PGR e do caso da dosimetria. A pena contestada é de 27 anos e 3 meses
João Pedro Sastre, conhecido como “Gay de Direita”, declara apoio a Lula no segundo turno
Candidato a deputado federal obteve 294 votos e anuncia mudança de posição após primeiro turno
PL rejeita acordo e mira impeachment de Moraes
Legenda avalia ter 49 votos no Senado e condiciona ação contra Dino à postura do ministro após o segundo turno
ACM Neto fecha apoio a Flávio Bolsonaro e fará campanha na Bahia
Ex-prefeito de Salvador anuncia aliança com o candidato do PL para o segundo turno presidencial após derrota de sua opção no primeiro turno
PL cresce no Congresso e pesa sobre quem vencer
Maior bancada da legenda altera comando de comissões e o custo político de Flávio ou Lula no segundo turno
Caiado anuncia apoio a Flávio no segundo turno em encontro em Goiânia
Daniel Vilela também declarou voto. O ex-governador disse que Goiás vai dar “a maior vitória” ao candidato do PL. Os 2,6 milhões de Caiado se aproximam da diferença do primeiro turno
Carregando..