Lula vai fechar 20 acordos na China; um deles sobre "satélite para monitorar desmatamento"

Estão acertadas uma cooperação na área de esportes, em diferentes modalidades, e uma cultural, para promover coproduções televisivas entre entes da mídia chinesa e a brasileira.
Por: Brado Jornal 18.mar.2023 às 10h00
Lula vai fechar 20 acordos na China; um deles sobre

Os governos do Brasil e da China vão assinar ao menos 20 acordos de cooperação bilateral durante a visita de Estado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará entre 26 e 31 de março a Pequim e Xangai. Entre os acordos, está o que prevê a construção e o lançamento em órbita de um novo satélite sino-brasileiro, que permitirá um avanço na "qualidade de imagem para monitorar o desmatamento florestal na Amazônia e outros biomas".

“O CBERS 6 será o primeiro satélite desenvolvido entre os dois (países) que usa uma tecnologia que permite ao radar monitorar a floresta mesmo com nuvens. É um avanço”, disse o embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty.

A reportagem apurou que ainda estão acertadas uma cooperação na área de esportes, em diferentes modalidades, e uma cultural, para promover coproduções televisivas entre entes da mídia chinesa e a brasileira.

Há ainda na lista de memorandos ligados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com uma linha de crédito em vista, meio ambiente, educação, ciência e tecnologia, finanças, protocolos sanitários e fitossanitários ligados a produtos do agronegócio, entre outras.

“É uma visita de importância comercial, econômica, mas também política. Ela acontece na sequência da retomada de contatos de alto nível. Ocorre num momento auspicioso, de novo ciclo político no Brasil e na China”, disse o embaixador Eduardo Saboia. “O objetivo é o aprofundamento da parceria estratégica global”.

Com informações: Felipe Frazão/Estadão



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Passageiros do cruzeiro MV Hondius testam positivo para hantavírus Andes, cepa com rara transmissão entre humanos
Navio holandês, que partiu da Argentina em 1º de abril de 2026, registra três mortes e múltiplos casos confirmados; evacuações e repatriações ocorrem nas Ilhas Canárias
Conselho de Ética da Alep aprova cassação do mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Parecer do relator Márcio Pacheco (Republicanos) foi aprovado por maioria nesta segunda-feira, 11 de maio de 2026; processo originou-se de briga de rua em Curitiba
Rodrigo e Eduardo Hagge protagonizam disputa por espaço político em Itapetinga
Relação entre tio e sobrinho, marcada por sucessão política e mudanças de alinhamento, movimenta os bastidores da política baiana
Valdemar Costa Neto acusa Anvisa de tentar destruir a Ypê
Líder do PL afirma que a suspensão de produtos da marca paulista esconde intenção de acabar com a empresa e defende a qualidade histórica dos itens
Kakay deixa a defesa de Ciro Nogueira no caso Banco Master
Advogado Antônio Carlos de Almeida Castro e seu escritório anunciam saída em comum acordo do senador do PP-PI, alvo da Operação Compliance Zero; nova equipe deve assumir ainda nesta segunda.
Flávio Bolsonaro recebe honraria em Salvador e elogia laços com a Bahia
O senador e pré-candidato à Presidência agradece aprovação do título de cidadão soteropolitano e anuncia evento com lideranças do PL para debater projetos locais
Carregando..