Lula vai fechar 20 acordos na China; um deles sobre "satélite para monitorar desmatamento"

Estão acertadas uma cooperação na área de esportes, em diferentes modalidades, e uma cultural, para promover coproduções televisivas entre entes da mídia chinesa e a brasileira.
Por: Brado Jornal 18.mar.2023 às 10h00
Lula vai fechar 20 acordos na China; um deles sobre

Os governos do Brasil e da China vão assinar ao menos 20 acordos de cooperação bilateral durante a visita de Estado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará entre 26 e 31 de março a Pequim e Xangai. Entre os acordos, está o que prevê a construção e o lançamento em órbita de um novo satélite sino-brasileiro, que permitirá um avanço na "qualidade de imagem para monitorar o desmatamento florestal na Amazônia e outros biomas".

“O CBERS 6 será o primeiro satélite desenvolvido entre os dois (países) que usa uma tecnologia que permite ao radar monitorar a floresta mesmo com nuvens. É um avanço”, disse o embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty.

A reportagem apurou que ainda estão acertadas uma cooperação na área de esportes, em diferentes modalidades, e uma cultural, para promover coproduções televisivas entre entes da mídia chinesa e a brasileira.

Há ainda na lista de memorandos ligados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com uma linha de crédito em vista, meio ambiente, educação, ciência e tecnologia, finanças, protocolos sanitários e fitossanitários ligados a produtos do agronegócio, entre outras.

“É uma visita de importância comercial, econômica, mas também política. Ela acontece na sequência da retomada de contatos de alto nível. Ocorre num momento auspicioso, de novo ciclo político no Brasil e na China”, disse o embaixador Eduardo Saboia. “O objetivo é o aprofundamento da parceria estratégica global”.

Com informações: Felipe Frazão/Estadão



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mendonça diz que vai revelar fatos novos e graves contra Moraes
Relator afirma a interlocutores que o material não está no HD do Master; aliados preveem voto surpresa nesta terça
Card com presidenciáveis circula nas redes com foto e número errados de Renan Santos
Imagem que lista 12 candidaturas à Presidência da República atribui ao candidato do Missão o número 44 e uma fotografia que não corresponde à sua identidade
Dino e Zanin votam para adiar sessão sobre Moraes no STF
Ministros pedem que o caso dos diálogos com Vorcaro seja julgado junto com o processo contra Mendonça no dia 23; Gilmar apoia e Fachin quer manter a pauta
PF pediu a Mendonça dados de Vorcaro a quem tem foro
Ofício de março pede autorização para o Coaf enviar relatórios com pagamentos a autoridades; ministro ainda não respondeu no processo
STF realiza sessão extraordinária nesta terça para analisar relatório da PF sobre mensagens entre Vorcaro e Moraes
Plenário se reúne a partir das 10h na Petição 16.662; rito inclui relatório do presidente Edson Fachin, manifestação da PGR e votos dos ministros
Nunes Marques foi alvo de pedido sigiloso da PF em 2024
Zanin revela ofício da polícia contra colega do STF na gestão Barroso; petição foi arquivada após parecer da PGR e ministro se declara impedido no caso Moraes
Carregando..