Lula vai fechar 20 acordos na China; um deles sobre "satélite para monitorar desmatamento"

Estão acertadas uma cooperação na área de esportes, em diferentes modalidades, e uma cultural, para promover coproduções televisivas entre entes da mídia chinesa e a brasileira.
Por: Brado Jornal 18.mar.2023 às 10h00
Lula vai fechar 20 acordos na China; um deles sobre

Os governos do Brasil e da China vão assinar ao menos 20 acordos de cooperação bilateral durante a visita de Estado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará entre 26 e 31 de março a Pequim e Xangai. Entre os acordos, está o que prevê a construção e o lançamento em órbita de um novo satélite sino-brasileiro, que permitirá um avanço na "qualidade de imagem para monitorar o desmatamento florestal na Amazônia e outros biomas".

“O CBERS 6 será o primeiro satélite desenvolvido entre os dois (países) que usa uma tecnologia que permite ao radar monitorar a floresta mesmo com nuvens. É um avanço”, disse o embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty.

A reportagem apurou que ainda estão acertadas uma cooperação na área de esportes, em diferentes modalidades, e uma cultural, para promover coproduções televisivas entre entes da mídia chinesa e a brasileira.

Há ainda na lista de memorandos ligados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com uma linha de crédito em vista, meio ambiente, educação, ciência e tecnologia, finanças, protocolos sanitários e fitossanitários ligados a produtos do agronegócio, entre outras.

“É uma visita de importância comercial, econômica, mas também política. Ela acontece na sequência da retomada de contatos de alto nível. Ocorre num momento auspicioso, de novo ciclo político no Brasil e na China”, disse o embaixador Eduardo Saboia. “O objetivo é o aprofundamento da parceria estratégica global”.

Com informações: Felipe Frazão/Estadão



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula reforça parceria “indestrutível” com a China em fórum empresarial
A China se mantém como o principal destino das exportações brasileiras, alcançando US$ 19,8 bilhões nos três primeiros meses de 2025, segundo dados do Mdic/ComexStat.
Mansão de Hebe Camargo no Morumbi vai a leilão por R$ 8,6 milhões
A casa, onde Hebe viveu por décadas ao lado de seu segundo marido, o empresário Lélio Ravagnani,
Virou moda? deputado Mário Negromonte Jr. pressiona por indicação da esposa ao TCM-BA em manobra política
A escolha do novo conselheiro está nas mãos do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que enfrenta um cenário de interesses políticos escusos.
Carregando..