"STF não deve obrigar Senado a criar CPI do 8 de janeiro", diz Augusto Aras

O procurador-geral da República endossou alegações de Rodrigo Pacheco
Por: Brado Jornal 29.mar.2023 às 18h00
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, opinou pela rejeição do mandado de segurança da senadora Soraya Thronicke (União-MS) para obrigar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as manifestações em Brasília em 8 de janeiro.

No parecer, com data da segunda-feira 27, Aras considerou válidos os argumentos de Pacheco de que as assinaturas foram obtidas na legislatura anterior, que se encerrou em 31 de janeiro, e que ele não foi omisso, mas concedeu prazo para que as assinaturas fossem renovadas. Assim, disse o PGR, o mandado de segurança perdeu seu objeto e deve ser extinto.

Avaliando o mérito, Aras entende que o pedido da senadora deve ser negado. A Constituição prevê que as CPIs são um direito de fiscalização das minorias e, por isso, não precisam do apoio da maioria absoluta dos parlamentares e nem se sujeitam ao crivo dos presidentes da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. Porém, Aras, apesar de reconhecer o direito à CPI, afirmou que ela precisa cumprir os requisitos legais e, neste caso, não cumpriria.

Segundo Pacheco, o Regimento Interno do Senado determina o arquivamento de proposições com o fim da legislatura. Mas Soraya afirmou que isso somente ocorre quando o senador que apresentou a proposição não é reeleito e que não é válida a exigência de “renovação de assinaturas, por ser faculdade do parlamentar retirar sua assinatura a qualquer momento, e a manutenção delas demonstra, justamente, a permanência do interesse na proposição”. Até 14 de março, eram 42 assinaturas, segundo a senadora, número superior às 27 necessárias para instaurar a CPI.

Segundo Aras, as CPIs “são temporárias e não podem ultrapassar o período da legislatura em que forem criadas”. Se não for assim, há risco “de se permitir a criação de CPIs a qualquer momento, sem um marco temporal preclusivo, já que assim não sendo seria possível considerar subscrições de requerimentos da legislatura anterior sem um prazo determinado, como bem expôs o secretário-geral da Mesa do Senado”.

Nesse caso, porém, a CPI não foi criada, mas apenas as assinaturas de senadores reeleitos foram coletadas. O relator do mandado de segurança no STF é o ministro Gilmar Mendes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Supremas Cortes não podem vencer o extremismo sozinhas, diz Barroso
O ministro Roberto Barroso disse que agora o Brasil pode "seguir a viagem institucional"
Lula critica orçamento da Embrapa e cobra Haddad: 'falou bonito, mas não de dinheiro'
Presidente disse ser 'irresponsabilidade' faltar R$ 1 mi para um estudo do órgão
Diego Castro acusa governo do Estado de não apoiar atletas baianos
Em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado citou o pugilista Keno Marley como exemplo
Filho de ministro do TCU ganha vaga em conselho com salário anual de R$ 1 milhão
Vital do Rêgo Neto, filho do ministro Vital do Rêgo Filho, foi eleito conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica com 97,2% dos votos e apoio de Silveira
PGR pede que Bolsonaro continue inelegível no caso dos embaixadores
Órgão entendeu que decisão do TSE comprovou desvio de finalidade em reunião realizada pelo então presidente com embaixadores
TSE marca julgamento que pode cassar o mandato de Jorge Seif
Julgamento foi adiado, porque o relator do caso, ministro Floriano Azevedo, esteve ausente da sessão original
Carregando..