Abin reconhece ‘erro material’ em relatórios enviados pelo general Dias

Militar escreveu versão sobre os protestos de 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 01.jun.2023 às 14h08
Abin reconhece ‘erro material’ em relatórios enviados pelo general Dias
Foto: André Borges

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) reconheceu a existência de divergências nos dois relatórios enviados pelo general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), à Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso (CCAI). Os documentos tratam da versão do militar sobre os protestos do 8 de janeiro.

O jornal O Globo informou nesta quinta-feira, 1º, que a primeira cópia do relatório de informes da Abin, enviada em 20 de janeiro e produzida na gestão de Dias no GSI, omitiu a informação segundo a qual o general recebeu, em seu celular pessoal, 11 alertas sobre os crescentes riscos de tumulto e invasão de prédios públicos.

Esses mesmos alertas constam em outra versão do documento enviada pela Abin à CCAI, em 8 de maio — agora com o GSI já sob o comando de outro general, Marco Antonio Amaro dos Santos.


Novo documento implica o general Dias

Segundo o novo documento da Abin, o que houve foi um “erro material”. A justificativa é que o primeiro relatório — um compilado de mensagens de WhatsApp enviado pela agência a órgãos do governo entre 6 e 8 de janeiro — chegou aos parlamentares sem os alertas a “Gê Dias” porque teriam sido incluídas no relatório apenas as mensagens enviadas a grupos, e não a indivíduos.

A primeira versão do documento foi enviada ao Congresso por requisição da própria CCAI. Já a segunda foi entregue, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, em resposta a um pedido da Procuradoria-Geral da República.

O general negou à Polícia Federal ter recebido os alertas, além de impor sigilo também às imagens do circuito interno de TV da Presidência da República que o mostram sem ação diante dos invasores que depredaram o Palácio do Planalto. E continuou negando ter sido informado do risco de invasão na semana seguinte, mesmo com a divulgação de conteúdo das mensagens enviadas ao seu celular.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula aceita derrota no veto da dosimetria após priorizar Messias
Planalto concentrou esforços na vaga do STF e abriu mão de resistir no Congresso
Aliados de Bolsonaro recuam de pressão por CPI do Banco Master após acordo com Alcolumbre
Parlamentares do PL desistem de instalar comissão durante sessão do Congresso que deve focar na derrubada de vetos à lei de redução de penas.
Governo suspeita de traição do MDB na rejeição de Messias
Aliados de Lula mapeiam votos contrários na bancada emedebista após derrota histórica no Senado
Congresso derruba veto de Lula e aprova lei da dosimetria
Parlamentares impõem mais uma derrota ao Planalto ao validar regras que alteram cálculo e progressão de penas, com impacto sobre condenados do 8 de Janeiro.
Alcolumbre afirma ter apenas opinado sobre placar de Messias
Presidente do Senado explica cochicho a Jaques Wagner antes de derrota histórica no STF
Pesquisa Quaest revela preferências do eleitorado baiano para governador em 2026
Levantamento indica que quase metade dos baianos deseja um candidato alinhado ao presidente Lula, enquanto independentes aparecem em segundo lugar.
Carregando..