Abin reconhece ‘erro material’ em relatórios enviados pelo general Dias

Militar escreveu versão sobre os protestos de 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 01.jun.2023 às 14h08
Abin reconhece ‘erro material’ em relatórios enviados pelo general Dias
Foto: André Borges

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) reconheceu a existência de divergências nos dois relatórios enviados pelo general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), à Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso (CCAI). Os documentos tratam da versão do militar sobre os protestos do 8 de janeiro.

O jornal O Globo informou nesta quinta-feira, 1º, que a primeira cópia do relatório de informes da Abin, enviada em 20 de janeiro e produzida na gestão de Dias no GSI, omitiu a informação segundo a qual o general recebeu, em seu celular pessoal, 11 alertas sobre os crescentes riscos de tumulto e invasão de prédios públicos.

Esses mesmos alertas constam em outra versão do documento enviada pela Abin à CCAI, em 8 de maio — agora com o GSI já sob o comando de outro general, Marco Antonio Amaro dos Santos.


Novo documento implica o general Dias

Segundo o novo documento da Abin, o que houve foi um “erro material”. A justificativa é que o primeiro relatório — um compilado de mensagens de WhatsApp enviado pela agência a órgãos do governo entre 6 e 8 de janeiro — chegou aos parlamentares sem os alertas a “Gê Dias” porque teriam sido incluídas no relatório apenas as mensagens enviadas a grupos, e não a indivíduos.

A primeira versão do documento foi enviada ao Congresso por requisição da própria CCAI. Já a segunda foi entregue, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, em resposta a um pedido da Procuradoria-Geral da República.

O general negou à Polícia Federal ter recebido os alertas, além de impor sigilo também às imagens do circuito interno de TV da Presidência da República que o mostram sem ação diante dos invasores que depredaram o Palácio do Planalto. E continuou negando ter sido informado do risco de invasão na semana seguinte, mesmo com a divulgação de conteúdo das mensagens enviadas ao seu celular.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PGR pede que Bolsonaro continue inelegível no caso dos embaixadores
Órgão entendeu que decisão do TSE comprovou desvio de finalidade em reunião realizada pelo então presidente com embaixadores
Roberto Jefferson tem condição de receber alta médica, diz hospital
Ex-deputado federal está preso desde outubro de 2022
Capitão Alden promove Seminário Valorização dos profissionais de Segurança Pública
Deputado é membro da Comissão de Direitos Humanos
Supremas Cortes não podem vencer o extremismo sozinhas, diz Barroso
O ministro Roberto Barroso disse que agora o Brasil pode "seguir a viagem institucional"
Parlamentares querem explicações sobre mega licitação para 'agências amigas' do governo
ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, será ouvido
Filho de ministro do TCU ganha vaga em conselho com salário anual de R$ 1 milhão
Vital do Rêgo Neto, filho do ministro Vital do Rêgo Filho, foi eleito conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica com 97,2% dos votos e apoio de Silveira
Carregando..