Em 5 meses, Lula supera Bolsonaro e Temer em uso de helicóptero

Atual presidente prefere aeronave para se deslocar em Brasília
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 15h51
Em 5 meses, Lula supera Bolsonaro e Temer em uso de helicóptero

Em cinco meses de governo, o presidente Lula usou helicópteros para se deslocar em Brasília 24 vezes. O número supera a soma de vezes que Jair Bolsonaro e Michel Temer utilizaram o veículo. Bolsonaro, em quatro anos, usou o helicóptero 11 vezes, e Temer, dez vezes. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 7, pela CNN Brasil.

Segundo a emissora, os dados, obtidos pela Lei de Acesso à Informação, mostram que a aeronave foi utilizada, nas 24 vezes, para Lula se deslocar do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, até a Base Aérea de Brasília, de onde partiu para viagens nacionais e internacionais.

O trajeto é de 21 quilômetros e, de carro, pode ser feito em cerca de 20 minutos, em carro comum, já considerando o tráfego. Entretanto, o comboio da presidência o faz em menos tempo, segundo especialista ouvido pela CNN, já que agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar costumam acompanhar o trajeto.

De helicóptero, o trajeto leva cerca de 5 minutos, mas o custo é bem maior. Segundo a CNN, uma fonte da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República informou que a escolha pelo veículo a ser usado é do presidente, que toma a decisão com base em recomendações da equipe de inteligência.

Temer e Bolsonaro preferiam o comboio terrestre para o transporte até a Base Aérea de Brasília, ao contrário de Lula e Dilma Rousseff. Os dados obtidos pela CNN, a partir de 2014, mostram que, no segundo mandato de Dilma, que durou de 2015 a maio de 2016, ela utilizou o helicóptero para trajetos dentro da capital federal em 141 oportunidades. Assim como Lula, ela costumava lançar mão da aeronave para fazer o deslocamento entre o Palácio da Alvorada e a Base Aérea de Brasília.

Dilma chegou a utilizar helicóptero do Palácio da Alvorada para a Granja do Torto, espécie de casa de campo da Presidência, distante cerca de 18 quilômetros, informou a CNN.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ramagem justifica imagem em piscina com políticos
Ex-deputado diz que foto de 2023 é de evento social e rejeita qualquer ligação com irregularidades
Renan Santos chega a 10% em pesquisa Palver
Levantamento online coloca candidato do Missão em terceiro lugar, atrás de Lula e Flávio Bolsonaro; instituto aponta possível influência da metodologia digital
Moraes determina busca e apreensão contra fonte de jornalista no MA
Ex-secretário Raimundo Cutrim é alvo após ser identificado como origem de reportagens sobre uso de carros oficiais por Flávio Dino
ACM Neto sai na frente em pesquisa na Bahia
Levantamento aponta liderança numérica do ex-prefeito de Salvador sobre o governador Jerônimo Rodrigues
Haddad rejeita vínculo com taxa das blusinhas
Candidato ao governo de São Paulo atribui cobrança à pressão do varejo, do Congresso e dos estados, citando resistência de Lula e participação de Tarcísio
Governo sem recursos para R$ 105 bi em gastos
Saúde e Educação lideram lista de pastas atingidas por restrição orçamentária que mistura verbas de 2026 e dívidas de anos anteriores
Carregando..