Em 5 meses, Lula supera Bolsonaro e Temer em uso de helicóptero

Atual presidente prefere aeronave para se deslocar em Brasília
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 15h51
Em 5 meses, Lula supera Bolsonaro e Temer em uso de helicóptero

Em cinco meses de governo, o presidente Lula usou helicópteros para se deslocar em Brasília 24 vezes. O número supera a soma de vezes que Jair Bolsonaro e Michel Temer utilizaram o veículo. Bolsonaro, em quatro anos, usou o helicóptero 11 vezes, e Temer, dez vezes. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 7, pela CNN Brasil.

Segundo a emissora, os dados, obtidos pela Lei de Acesso à Informação, mostram que a aeronave foi utilizada, nas 24 vezes, para Lula se deslocar do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, até a Base Aérea de Brasília, de onde partiu para viagens nacionais e internacionais.

O trajeto é de 21 quilômetros e, de carro, pode ser feito em cerca de 20 minutos, em carro comum, já considerando o tráfego. Entretanto, o comboio da presidência o faz em menos tempo, segundo especialista ouvido pela CNN, já que agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar costumam acompanhar o trajeto.

De helicóptero, o trajeto leva cerca de 5 minutos, mas o custo é bem maior. Segundo a CNN, uma fonte da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República informou que a escolha pelo veículo a ser usado é do presidente, que toma a decisão com base em recomendações da equipe de inteligência.

Temer e Bolsonaro preferiam o comboio terrestre para o transporte até a Base Aérea de Brasília, ao contrário de Lula e Dilma Rousseff. Os dados obtidos pela CNN, a partir de 2014, mostram que, no segundo mandato de Dilma, que durou de 2015 a maio de 2016, ela utilizou o helicóptero para trajetos dentro da capital federal em 141 oportunidades. Assim como Lula, ela costumava lançar mão da aeronave para fazer o deslocamento entre o Palácio da Alvorada e a Base Aérea de Brasília.

Dilma chegou a utilizar helicóptero do Palácio da Alvorada para a Granja do Torto, espécie de casa de campo da Presidência, distante cerca de 18 quilômetros, informou a CNN.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro culpa Jerônimo por violência na Bahia após críticas a decisão dos EUA
Governador baiano defende soberania e cooperação internacional contra facções, enquanto filho de Bolsonaro ataca gestões do PT no estado.
Pesquisa Atlas/Intel aponta imagem negativa de Lula para 51% e de Flávio Bolsonaro para 59%
Levantamento Latam Pulse Brasil revela que presidente é o mais bem avaliado entre presidenciáveis, enquanto senador tem a rejeição mais alta.
Lula confirma nova indicação de Jorge Messias ao STF
Presidente diz que vai reapresentar o nome por respeito à prerrogativa presidencial após rejeição no Senado
Cláudio Castro desiste do Senado e avisa Valdemar
Ex-governador do Rio recua da pré-candidatura após denúncias e forte pressão interna no PL
PF retoma conversas sobre delação de Daniel Vorcaro
Investigadores da Polícia Federal comunicam ao STF disposição para analisar nova proposta do ex-dono do Banco Master, após rejeitar acordo inicial por falta de informações relevantes
Cissa Guimarães e Fernanda Brum trocam farpas ao vivo em debate sobre religião
Apresentadora questionou cantora gospel sobre amizade com pessoas de outras crenças e o diálogo esquentou no programa Sem Censura
Carregando..