Toffoli derruba decisão do TRE-PR e autoriza Hauly a assumir vaga de Deltan

Ministro do STF concedeu liminar nesta quarta (7); Justiça Eleitoral do Paraná havia determinado que a cadeira ficaria com o pastor Itamar Paim, do PL
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 18h58
Toffoli derruba decisão do TRE-PR e autoriza Hauly a assumir vaga de Deltan
Luiz Carlos Hauly, sucessor da vaga de Deltan na Câmara dos Deputados - Foto: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou, nesta quarta-feira (7) a imediata diplomação do suplente Luiz Carlos Hauly (foto); ele deve ocupar a cadeira do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que teve seu mandato cassado pelo TSE. A decisão tem caráter liminar.

“[…] Zeloso quanto ao risco de dano irreparável aos direitos políticos do requerente e à soberania popular (CF, art. 14) e forte no poder geral da cautela, uma vez atendido os seus requisitos, defiro, ad referendum, a medida liminar, para suspender o PAD nº 10284/2023 e autorizar a imediata diplomação do então suplente, Luiz Carlos Hauly“, diz trecho do ofício assinado por Toffoli.

Na decisão derrubada pela liminar de Toffoli, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) determinou que a vaga de Deltan ficaria com o pastor Itamar Paim (PL-PR). A corte argumentou que Hauly, do Podemos-PR, que contabilizou 11.925 votos na última eleição, não atingiu a contagem mínima. De acordo com a lei eleitoral, o candidato precisa receber, individualmente, 10% do quociente eleitoral do estado para preencher as vagas a que a sigla tem direito.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Liderança indígena Narubia Werreira chama Flávio Bolsonaro de “miliciano” ao deixar a Câmara dos Deputados
O episódio ocorreu enquanto o senador e pré-candidato à Presidência da República deixava o Congresso Nacional.
Pacientes internados há mais de cinco meses aguardam vagas em clínicas de hemodiálise no Hospital Ernesto Simões
Denúncia pede providências da Secretaria de Saúde da Bahia para transferência urgente de pacientes renais crônicos
Deputado estadual Leandro de Jesus pede retirada de projeto que concederia Comenda Dois de Julho a Nikolas Ferreira
Proposta de homenagem ao deputado federal mais votado do país deixa de tramitar na Assembleia Legislativa da Bahia
Alexandre de Moraes nega pedido de Lindbergh para investigar Sergio Moro
Ministro do STF afirma que apenas a PGR pode apresentar queixa-crime contra parlamentares
Lula culpa Bets por endividamento das famílias brasileiras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o fechamento das casas de apostas esportivas online, conhecidas como bets, no Brasil
Confirmada a pré-candidatura de Cinthya Marabá (PL) a deputada estadual
Ex-secretária de Cidadania de Luís Eduardo Magalhães e primeira-dama do município tem candidatura confirmada em reunião com Flávio Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e João Roma.
Carregando..