Política Exclusivo

Prefeitos do Nordeste entram em GREVE após Lula cortar milhões dos municípios

Ato contará com participação de mais de 300 prefeitos de municípios da Bahia
Por: Brado da Redação 30.ago.2023 às 02h38 - Atualizado: 30.ago.2023 às 10h05
Prefeitos do Nordeste entram em GREVE após Lula cortar milhões dos municípios
Prefeitos do Piauí anunciam adesão à greve, Prefeituras de Pernambuco exibem faixas de protesto Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (30) os Prefeitos da região Nordeste confirmaram que irão paralisar suas atividades em protestos para reivindicar mais receitas após o Governo Lula (PT) cortar parte das verbas do (FPM) Fundo de Participação dos Municípios. A UPB União dos Municípios da Bahia lançou a campanha “SEM FPM NÃO DÁ”, “Dia 30 as Prefeituras da Bahia vão Parar” e mais de 350 municípios da Bahia já confirmaram que irão entrar em greve. Segundo a UPB, esses cortes vem prejudicando ainda mais a economia de pequenos Municípios do nordeste alguns destes municípios não tem renda própria e com os cortes de verbas estão a beira da falência, correndo o risco de não pagar os fornecedores, funcionários e até o décimo terceiro está ameaçado.

O problema ainda se agravou após o governo do atual presidente Lula (PT) realizar vários cortes em programas sociais como Farmácia Popular, Auxílio Gás e tirar mais de 2 milhões de beneficiários do Bolsa Família o que prejudicou ainda mais a economia de pequenas cidades principalmente da região nordeste. As prefeituras que irão paralisar atividades administrativas já estão colocando faixas questionando a redução de envios de recursos financeiros para as cidades. Também é previsto que os prefeitos viajem até Brasília para realizar manifestações e pedir mais apoio de parlamentares do Congresso Nacional.

Em agosto mesmo período que ocorreram os cortes de programa destinados aos mais pobres, Lula (PT) bateu o recorde do presidente que mais liberou Emendas Parlamentares em um único mês, foram mais R$ 11 bilhões para "Emendas PIX" esquema que foi chamado de "Orçamento Secreto" durante o Governo Bolsonaro. Lula ainda anunciou empréstimos de bilhões a países amigos como Argentina e Venezuela e ainda irá criar um novo ministério que aumentará ainda mais os gastos públicos em Brasília.

No início deste mês vazaram conversas de WhatsApp de um grupo privado de prefeitos da Bahia, nos áudios que viralizaram nas redes sociais, os gestores de três cidades detonam o governo Lula por conta da queda e do corte de receitas destinadas ao município. A maioria dos prefeitos afirmam que fizeram campanha para o presidente Lula (PT) e até chegaram a declarar que: “Com Bolsonaro, a gente não passou tanta dificuldade”.

Confira os áudios vazados do grupo privado de Prefeitos da Bahia



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Banco Central revisa para cima projeções de crescimento econômico em 2025 e 2026
Autarquia prevê convergência da inflação ao centro da meta de 3% somente em 2028
Tiago Correia defende dupla João Roma e Angelo Coronel para o Senado
Líder da oposição na ALBA aponta chapa ideal para fortalecer ACM Neto em 2026
Planet Internet rejeita alegações de cobranças por facção após execução de três funcionários
Empresa contesta versão de extorsão, enquanto investigações apontam para possível ligação com taxas impostas pelo Comando Vermelho
Cassação de mandatos de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro gera críticas na oposição
Ex-diretor da Abin foi condenado pelo STF por envolvimento em trama golpista, enquanto filho de ex-presidente perdeu cargo por excesso de ausências
Senado aprova projeto que alivia punições para condenados pelos atos do 8 de janeiro e favorece Bolsonaro
A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários, configurando um triunfo para aliados bolsonaristas e um revés para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Operação da PF atinge senador Weverton Rocha e número 2 da Previdência em investigação sobre fraudes no INSS
Nova fase da Operação Sem Desconto cumpre mandados em vários estados
Carregando..